Páginas

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Animal feroz amança tigres foragidos

Andaram tigres à solta na zona da Azambuja. Os ferozes animais saíram do Circo Chen no dia em que Sócrates - o verdadeiro animal feroz - mostrou a sua garra ao remodelar o governo, desancar na oposição no debate da AR e ter distribuído umas pernas de frango aos pobres.

Porventura entusiasmados com a vitória dos leões contra o Porto e ouvindo os rugidos do primeiro-ministro, os animais -artistas deram à sola e assolaram de medo a zona da Azambuja.

Os tigres acabaram apanhados mas esta cena não deixa de me impressionar. Sempre pensei que é um milagre os tigres, leões, e outros animais não fugirem dos circos ou poderem mesmo atacar espectadores. No fundo a segurança de tudo aquilo é um bocado relativa. E não devia ser.

Depois as condições de conforto dos animais também é discutível. Na verdade se quisermos ser rigorosos não devia haver animais no circo, mas isso teria outra vertente triste. Um circo sem animais não é circo. E a vida também é feita de injustiças ( que devem ser minimizadas) e acabar com as feras nos circos era matar o espectáculo mais terno, triste, saudoso e feliz que eu conheço. Isto quando os circos são tradicionais e ainda têm aquela autenticidade que tanto emociona as crianças. Os tigres lá voltaram para as jaulas.
Mal Sócrates falou as feras amansaram. Coincidência ? Talvez.

1 comentário:

  1. http://www.cirquedusoleil.com onde estão os animais??

    Presumo que de acordo com a sua definição o circo mais bem sucedido do mundo e precursor do chamado "nouveau cirque" não seja... circo??

    Eu diria exactamente o contrário, os circos com animais de hoje são na sua esmagadora maioria um espectáculo pobre e patético, sem qualquer originalidade ou mérito artístico/criativo. Uma fachada que esconde muito mal a miséria humana.

    O Luiz como fotógrafo e como jornalista devia pensar duas vezes antes de proclamar essas definições com tanta convicção.

    Ora vejamos.... http://youtube.com/watch?v=ECgiC2pobaQ

    ResponderEliminar