Páginas

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

A máscara da oposição a Sócrates


A oposição parece ter deixado caír a sensacional descoberta da obra escondida do engenheiro, então agente técnico, José Sócrates Pinto de Sousa. Os partidos perceberam que denegrir o mérito de alguém acaba prejudicial para quem promove a campanha. Isto porque os portugueses há muito que deixaram de considerar o mérito, o curriculum, a cultura, como uma qualidade superior para se atingir o topo do poder, da carreira, do sucesso.

Num país onde a maioria dos deputados é formada em direito, onde o curriculum de quem manda é medíocre, num país onde o bloco central é no fundo o verdadeiro partido do poder, falar em mérito é perigoso. Dizer que um tipo é calinas, piroso e que tirou o curso na Farinha Amparo é aos olhos dos portuguesinhos uma manifestação de inveja e má língua e até um ataque a si próprios: a maioria sonha em ter uma licenciatura domigueira, um emprego por cunha ou sorte, sucesso à Big Brother. Esta é a verdade.

Tanto na política como nas empresas o que passou a imperar é a licenciatura em praia, esquemas e engraxatório. Deixámos de promover uma sociedade de excelência para premiarmos o cinzentismo agora travestido de jeunesse, nouveau e interessant. O saber não ocupa lugar e até atrapalha quem manda, quem gere, porque quem sabe tem ideias próprias, tem um rumo, uma ideia, uma política. Isso pode ser incomodativo numa lógica de lucro imediatista, quer falemos de ministros que gerem os ministérios como uma mercearia ou dos gestores que geram as empresas para no final do ano terem um power point espectacular que evidencie gráficos a subir em lucros, a descerem em despedimentos e a manterem-se à tona da água nos resultados bolsistas.
O consumismo tudo levou e os eleitores tornaram-se em consumidores gulosos que se alimentam de promessas e se transformaram num rebanho preguiçoso, obediente, manhoso.

Por isso a classe dos professores foi gazeada, as profissões liberais tornadas em grupos de malfeitores, com os médicos insultados, os arquitetos inúteis perante a desfaçatez dos engenhocas.

O centrão defende-se bem. E se a oposição atacar a legítima mas triste carreira de Sócrates,amanhã serão os outros a vierm para a berlinda. Até porque de doutores Cérelac está o PSD bem aviado. É so ir ver as licenciaturas de algumas universidades fast- food.

2 comentários:

  1. finalmente atingidos os 50s LC mostra a sua garra é leão e ao invés de fotógrafo estava bem a escrever crónicas para jornais interventivos ( onde os há?) Metro não, 24 horas só se não criticasse a matilha Oliveira prontos para o " PATO NA CHOÇA" heheheheheheh

    ResponderEliminar
  2. òh LC, reflita lá sobre quem nos empurra esta classe politica para nos governar? Quem serão?
    O Durão foi para presidente da UE porque era o melhor da Europa e tinha melhor curriculum?
    Você também tem cada uma! Abra um pouco os olhos porque parecem já estar com cataratas!
    Nós devemos ser o melhor possivel para a nossa familia, ensinar as manhas da sociedade aos nossos filhos e pagar-lhes a educação e conhecimento até onde for possivel e quanto ao país que se f...da!

    Então e os Soares, eanes, cavaco,sampaio,guterres,santanas,portas,durões,socrates assinaram de cruz como o outro que assinava qualquer merda e eu vou-me preocupar!
    E o Cunhal,carvalhas,jeronimo,louça,marcelo,Tomé, e outros lideres parlamentares estiveram-se borrifando para a politica e agora eu vou-me maçar com ela!

    Eu vou tirar o chapeu ao ex cds-pp, que saiu em confronto com o portas, cujo nome não me vem à memória , que numas eleições captou o meu voto com aquela campanha dos tachos. Esse homem, mas tarde vim confirmar que é íntegro e em quêm se pode votar , mas rebentaram com ele.Era demasiado incómodo!

    Outro homem valente na politica foi o Miguel Rosado Fernandes.
    Escreveu um livro espectacular que sugiro ao LC, para curar essa mágoa que tem da classe politica que o tortura. O Rosado Fernandes conta um pouco mais do que pode,mas seu livro foi boicotado pelos livreiros.
    Esse senhor empregou à politica classe como até hoje não vi ninguém fazer.Até enfiou uns tabefes num deputado europeu que ofendeu sua honra!

    Por acaso estes dois eram do cds mas também os havia nos outros partidos.Só que esta gente só serve até certo ponto.Dai para cima não há pão para malucos! É tudo fechadinho e em segredo de estado!

    Nós somos seus brinquedos!

    ResponderEliminar