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terça-feira, fevereiro 05, 2008

10 mortos e pouca segurança activa


foto: Luiz Carvalho

Dez pessoas morreram em Portugal nas últimas horas em acidentes de trânsito. Um número lamentável a vários níveis. O mais crítico de todos os aspectos é a falta de uma política de prevenção nas estradas mas sim uma actuação por parte da GNR e da PSP virada para a caça à multa.
Um dos condutores que morreu nesta série horrível tinha 50 anos, guiava uma pick-up e despistou-se num local por onde passava diáriamente há anos. Morreu porque ao despistar-se o carro foi parar a uma barragem, ao lado da estrada. Para protecção de despistes a estrada contava com uma guarda em ferro que se partiu perante o embate. Qualquer engenheiro sabe que uma guarda daquelas não foi concebida para resistir a choques de veículos. Só os tradicionais rails têm capacidade para absorverem choques daquela natureza. Mas o engenheiro que projectou a estrada decidiu não pôr os rails, embora atrás a uns metros haja rails.
Quando se fez a auto-estrada para o Algarve e a auto-estrada para Elvas uns espertos acharam que uma vala a separar as faixas dispensava os rails. Conclusão: morreram dezenas de pessoas quando os carros desgovernados saltavam para a vala e voavam para o sentido oposto. Finalmente puseram os rails.

O Viaduto Duarte Pacheco tem umas protecções baixas em ferro que cederão perante um acidente. Não há rails. A inconsciência é total. E Deus tem protegido bem.

Outra zona perigosíssima: a Marginal no sentido Cascais-Lisboa a seguir à praia de Santo Amaro. A estrada começa a subir, à direita em baixo fica aquele corredor para peões junto à praia. A única protecção entre a estrada e a ravina é um muro de pedra sem resistência a choques. Um dia, oxalá nunca, poderá haver ali uma tragédia. É de uma total inconsciência por parte de quem faz a manutenção da Estrada Marginal.

Já agora: porque não há uma entidade fiscalizadora para a segurança activa das estradas nacionais ? Uma ASAE das estradas para controlar o Estado ?

As nossas estradas precisam de segurança activa e de brigadas de trânsito que possam dissuadir os condutores a cometerem imprudências. Não precisa de carrinhas da BT equipadas como escritórios ambulantes para caça à multa dos pequenos excessos de velocidade ou de vistorias burocráticas aos camionistas para penalizarem falhas que nada têm a ver com a segurança. Já vi uma BT multar um camião porque o atrelado tinha mais 10 centímetros ( num comprimento de 20 metros!) noutro caso porque o rádio não tinha licença !

Hoje na marginal lá estava o FORD Mondeo do radar. Como sou prudente passei por eles no meu Porsche a 20 à hora. Não sou um lindo menino !!??

11 comentários:

  1. Bom texto.
    Só não concordo com os 20 km/h. É que se apanha um ciclista distraído, atrás de si, o artista, que não deve ter seguro, nunca mais tem fins-de-semana, passa a vida toda a trabalhar para pagar os estragos na traseira do Porsche. Que insensatez...

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  2. Deve-se ter alguma pena dos cães de guarda... quando os porcos que estão no poder os mandam morder, mordem. Quando os mandam bater, batem. Quando os mandam chular, chulam. Triste vida a de cão de guarda. Coitados, também a maioria deles não sabe pensar por conta própria.

    É aquela merda do cumprir ordens e as lavagens ao cérebro que lhes fazem. A treta militar, que no fundo aproveita a maioria dos grunhos estúpidos da sociedade para os transformar nos cães de guarda do poder instituído. Os que têm mais qualquer coisa (pouco)além dos instintos animais, vão para chefes.

    Nas guerras todas que houve até hoje, quem devia ter ido combater eram os cabrões dos políticos e não a malta nova que morreu por lá. Milhões de pessoas mortas por culpa dos criminosos dos políticos.

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  3. o polícia só faz o que lhe mandam.
    se têm ordens para minudências, saem minudências.
    mais uma vez, a merda escorre de cima para baixo.
    como é que querem sentar os engenheiros e projectistas no banco dos reús por erros nas estradas - vidé os assassinos do IP5, IP4, A6, A2 e outras - quando no poder está um lídimo representante da pato bravisse nacional, que assume, com orgulho, aqueles magnificos projectos? Rails? Segurança passiva? Segurança activa? Mas isso não rima com azulejo de refugo!

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  4. Então a fiscalização da segurança das estradas não pode ser entregue à ASAE!

    é só o tabaco e as colheres de pau que fazem mal à saude?

    Esse borgesso do Nunes não poderá zelar pela segurança dos automobilistas? Já que o rapazinho é tão zeloso com os seus conterrâneos e até já foi presidente da extinta DGV onde não existia corrupção nenhuma , graças a Deus!!

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  5. Lá volta o Luís a escrever vulgaridades, com assuntos redundantes, só lhe faltando culpar o JS (de Sócrates) de ter chovido no domingo e de estar quase a chover hoje, lá indo os orçamentos dos corsos carnavalescos entrar em défice.
    Nos últimos tempos, você já parece a página de política do Expresso, falam sempre do mesmo, apenas justificando os, agora, €2,90 pela página de economia e pela revista.
    Mude de assunto e diga qualquer coisa de jeito, como você até sabe fazer, senão já começa a ficar ao nível dos últimos artigos do Miguel Sousa Tavares, que, nos últimos dois meses, também só gasta é papel e dinheiro aos seus patrões.

    Por outro lado, se se deixasse destes posts da treta, deixaria de dar azo a alguns comentários típicos de taberneiros.
    E isto nada tem que ver com corporativismo, que, da bófia, acho que também já deu para perceber, pelo menos, aos mais atentos e não preconceituosos, que também estou farto dela.

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  6. «... e até já foi presidente da extinta DGV onde não existia corrupção nenhuma, graças a Deus!!...»

    Fique sabendo, meu caro, que «Esse borgesso do Nunes» promoveu sindicâncias enquanto Director da DGV e que foi na sequência disso que problemas sérios que existiam na extinta DGV começaram a ser combatidos, exactamente pelo mesmo "Nunes" que persegue as borlas de berlim.

    O homem pode ter algum excesso de protagonismo e mesmo de zelo, como eu próprio já aqui comentei, mas pode ter a certeza de que se trata de uma pessoa séria.

    Alguns dos comentadores que aqui aparecem, quando o Luís vem com estes posts da treta, era bom é que fossem mas ao médico tratar do fígado, em vez de vir para o Instante Fatal descarregar a bílis e conspurcar o ambiente do blog.

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  7. Coitado do mister js. O gajo não tem bílis tadinho ;););) Isto de "só enxergar a palha no olho do vizinho"
    Já a minha avozinha dizia: presunção e agua benta.....

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  8. Calma o povo é sereno. Estamos noCarnaval ! lembrou cavaco

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  9. Ó Luís, mas que é lá isso!
    Então, meteu o meu comentário da ginjinha na bagageira do Porsche?
    A ginja que faz tão bem ao fígado aqui duns camaradas.
    Você está feito comigo, que se o apanho a 20 à hora bem que o tramo por andar a atrapalhar na estrada.

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  10. No Sol,agora: «ASAE duplica em Janeiro deste ano número de fiscalizações
    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou em Janeiro deste ano 4.491 operadores, mais do dobro das operações realizadas no mesmo mês de 2007, apesar da grave às horas extraordinárias que decorre desde Dezembro passado»
    ...
    Força, "borgesso Nunes", que o JS (eu próprio, não o Sócrates) está contigo.

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  11. E o "Sócrates" também, já me esquecia.

    Não voltes é a fumar cigarrilhas, põe lá essa carola com juízo, se não estes gajos dão cabo de ti.

    Fuma antes charutos cubanos, que fazem bem aos invejosos.

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