Páginas

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Lisboa: a saga dos empatas

foto: Luiz Carvalho

Lisboa está abandonada, às moscas. É a capital que conheço mais decadente, ruinosa, arruínada. Ao fim de semana mais parece uma cidade abandonada, com prédios devolutos, ruas desertas, miseráveis a dormirem pelos cantos desenhados por Siza Vieira no Chiado, prostitutas desgraçadas a fugirem da polícia. O centro foi devolvido aos homeless, os imigrantes ocuparam lojas e casas provando que afinal o metro quadrado de Lisboa é acessível a extratos sociais tradicionalmente menos abonados.
Tudo o que escrevo são palissadas. Lisboa foi agonizada pelos sucessivos presidentes que por lá passaram. Talvez João Soares tenha sido o mais dinamizador mas de nada vale eu escrever isto porque a maioria acha que ele também foi péssimo. Meu caro João: é a ingratidão da política e aquela ideia de Jerico de teres querido fazer um monta cargas para o Castelo, tramou-te.

Lisboa está falida e abandonada. Mas, mas António Costa quer mais transportes públicos, mais dinheiro das portagens e ainda rejeita qualquer hipótese de mais carros entrarem pela nova ponte. Quer dizer: o homem quer mesmo acabar com a cidade. Vamos ter mais uma saga de discussão se a ponte deve ser só para comboio ou também para carros. O melhor seria só para bicicletas ou melhor: só para peões. Se querem vir para Lisboa trabalhar e passear venham a butes e deixem esmola para o déficit camarário.
Esta gente devia ter vivido na Albânia nos anos setenta.

Por outro lado os taxis vão ter mais apoio na segurança. A Câmara vai pagar a segurança dos privados.Também quero segurança de borla à porta das lojas da família.
Costa não quer melhor serviço de táxis, quer engraxar uma classe que faz campanha eleitoral e que pode ajudar a eleger um presidente.
Os táxis são na maioria deles umas esterqueiras ambulantes, com um serviço imundo, reles e retrógado. Aliás a ASAE devia fiscalizar a maioria dessas choças. É verdade que há taxis excelentes. Há dias apanhei um em Lisboa profissional em tudo, desde o serviço ao carro, à condução. E entre as centenas de táxis há alguns sérios e que só ganhariam em correr com os amadores, os carroçeiros.
Costa prefere a doutrina à acção. Vamos continuar a ter uma cidade adiada.

6 comentários:

  1. Eu também pensava assim. Até ter ido a Atenas... Até faz Lisboa parecer menos feia que aquilo que é!

    ResponderEliminar
  2. Luís, reparou que conseguiu escrever um post "político" sem escrever a palavra "Sócrates"!?

    Até, aqui, no Instante Fatal, «há coisas fantásticas não há«!?.

    ResponderEliminar
  3. O comentário anterior é do JS, que você alterou o acesso aos comentários e eu ainda não percebi as novas (suas) regras... nem me apetece perceber.
    Sendo assim, passo a ser o anónimo "JS".
    JS

    ResponderEliminar
  4. Atenas realmente não é um poço de virtudes mas tem uma coisa que Lisboa poderia ter e não tem:
    uma aura de séculos de História e os atenienses fazem gala em gabar-se que inventaram tudo desde a escultura à fisica quase quântica.
    Atenas está sempre apinhada de turistas que vão ver a Acrópole aos milhões / ano.
    Toda a Grécia faz gala em preservar a sua Antiguidade ( lixo e poluição à mistura) e História, daí que a comparação com Lisboa esteja alguns pontos acima.

    ResponderEliminar
  5. Já quando eu fui viver em Lisboa , no 1º ano de Faculdade, à 22 aninhos já aquilo era assim ou pior ! Por isso não me estranha nada que ao fim de terem passado tantos Messias, a dizer que iam salvar Lisboa , que aquilo ainda esteja na mesma! Portugal é assim mesmo! quanto mais javardisse melhor!
    Dizem que a Casa Pia continua na mesma ! e que o Futebol com o apito dourado esta na mesma e por dai em diante!

    Se calhar quem estragou Lisboa , foram os gajos de Coimbra e Beiras que asilaram-se em Lisboa à procura de tacho e por lá ficaram.

    Também toda a gente sabe que devido o centralismo do Estado e seus Ministérios que estão todos centralizados em Lisboa, é lá, nesses corredores, que se decidem e fazem os negócios de milhões que deixam escapar comissões e luvas para o sistema da mamagem lusitana e por isso querem eles lá saber se as ruas estão sujas, cheias de traficantes de droga e degradas ou se o urbanismo está desordenado. Para eles, isso é mais a preocupação do LC !
    Eles querem é arranjar brutas coutadas no alentejo, arranjar uma moradia boa no ALgarve, outra no Brasil e reconstruir a casinha da Mãezinha na provincia onde eles vão de vez em quando para serem tratados pelos velhinhos como menino isto e menino aquilo !

    Ricos meninos, este país tem!

    ResponderEliminar
  6. mas n ponham dúvidas foram mesmo os saloios e campónios-estudantes-à conta do patriarcado-depois engenheiros-doutores-arquitectos, que sempre vandalizaram Lx ( ou não, caso dos galegos ) porque o verdadeiro Lisboeta esse quis sempre foi caldeiradas copos e boa-vai-ela.

    ResponderEliminar