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domingo, janeiro 13, 2008

Opinião de leitor Fatal sobre novo aeroporto

"Creio que do ponto de vista da competitividade da economia Portugal precisa de Aeroporto capaz de dar resposta.

A Portela esta claramente esgotada.

Espero que o Novo Aeroporto seja ao principio pequeno e Low-Cost e que so mais tarde evolua para um substituto da Portela, mas sempre com uma grande componente Low-Cost.

Hoje em dia norte europeus viajam mais la onde podem chegar depressa e barato.

Aeroporto da Portela é caro, passageiros e avioes pagam caras taxas para aterrar.

Falta uma infraestrutura Low-Cost que de resposta urgente as necessidades Actuais do mercado.Actuais porque com subida do petroleo, viajar de aviao pode rapidamente tornar-se caro outra vez e o trafego diminuir novamente.

Neste momento explosao das viagens Low-Cost com a maior companhia Low-Cost da europa Ryanair a transportar 49 milhoes de pax ano passado e com previsao de 100 milhoes de pax dentro de 5 anos.
Obviamente nenhum dos passageiros transportados foi para Lisboa porque Aeroporto nao tem capacidade de dar resposta a estas companhias que querem Aeroporto pequeno, com taxas pequenas, onde é facil aterrar e descolar o aviao (porque hà menos avioes, menos congestionamento) e é facil também para passageiro entrar, encontrar balcao check-in e poucos metros depois subir a pé para o aviao.

Low-Cost em pequenos aeroportos é realmente o futuro da aviacao em Europa e Lisboa nao tem nenhuma infra-estrutura Low-Cost.

Espero portanto que novo Aeroporto seja antes de tudo um Aeroporto Low-Cost que depois crescera também para as companhias High-Cost como a TAP, SATA e outras."




COMENTÁRIO.


Esta historia da low-cost está a confudir muito o povo.
1- Sao as low-costs que procuram pelos aeroportos adequados ou os aeroportos que procuram as low-costs?
2-Se o novo aeroporto for desenhado para low-costs, então ninguém quererá ter a concessão do mesmo.Dará prejuizo!

3- Já que em portugal fala-se de tudo mas entende-se nada, porquê que não estudam as capitais europeias que têm 3 e 4 aeroportos num raio de 80km.

4- Por exemplo,Barcelona tem 1 central e depois tem 3 satélites : tarragona, reus e girona.

5-um aeroporto para low costs custa meia duzia de tostões comparativamente com um aeroporto central para voos transcontinentais, onde Lisboa é muito importante nomeadamente Brazil.

6- Quando Beja ficar a funcionar, ai sim haverá espaço com fartura para as lowcosts!


VER TUDO SOBRE NOVO AEROPORTO NA BARRA LATERAL DIREIRA EM CIMA

3 comentários:

  1. Esta historia da low-cost está a confudir muito o povo.
    1- Sao as low-costs que procuram pelos aeroportos adequados ou os aeroportos que procuram as low-costs?
    2-Se o novo aeroporto for desenhado para low-costs, então ninguém quererá ter a concessão do mesmo.Dará prejuizo!

    3- Já que em portugal fala-se de tudo mas entende-se nada, porquê que não estudam as capitais europeias que têm 3 e 4 aeroportos num raio de 80km.

    4- Por exemplo,Barcelona tem 1 central e depois tem 3 satélites : tarragona, reus e girona.

    5-um aeroporto para low costs custa meia duzia de tostões comparativamente com um aeroporto central para voos transcontinentais, onde Lisboa é muito importante nomeadamente Brazil.

    6- Quando Beja ficar a funcionar, ai sim haverá espaço com fartura para as lowcosts!

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  2. Aeroporto de Beja precisa de estaçao de comboio.

    Se Beja é para as Low-Cost e para servir o resto do Pais ao menos que façam uma paragem de comboio no Aeroporto de Beja.

    A linha de comboio passa a escassos 800 metros do Aeroporto de Beja, sem construçoes entre Aeroporto e linha como se pode ver no google maps.

    Porque nao fazem paragem de comboio no Aeroporto de forma a que Lisboa-Entrecampos fique a 2h do Aeroporto de Beja? Talvez nem tenham pensado em faze-la.

    Setubal ficaria a 2h10m do Aeroporto de Beja, Evora a 1h20 , Sintra a 2h40m, Faro a 3h, Portimao a 4h e Grandola a 2h.

    Com estaçao de comboio em Aeroporto de Beja, este seria mais competitivo, com maior area de influencia.

    Porque Refer nao desvia linha do comboio Lisboa-Beja de 800 metros à entrada de Beja para que comboio pare directamente no Aeroporto, poupando mais de 1h aos passageiros que chegam de comboio ao centro de Beja, com pesadas malas, tem que esperar por autocarro para Aeroporto ou apanhar o taxi?

    Porque a EDAB - Empresa de desenvolvimento do Aeroporto de Beja nao insiste em fazer apeadeiro para comboio no Aeroporto de Beja?

    Quanto maior a area de influencia do Aeroporto de Beja, maior o seu potencial de sucesso.

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  3. Eu acredito que nem se tenham lembrado do comboio a passar no aeroporto de beja. Porque o negocoio com o aeroporto de beja tem a ver com os negocoios do Saleiro (PS) com os chineses. Os chineses têm negocios feitos com o PS ( governo ) sobre os quais só sabemos das pontinhas.É preciso os monstros ficarem grandes para percebermos os contornos da questão. Temos de esperar para ver!
    Aguardemos!
    Talvez haja aqui gente que saiba sobre a questão, eu também tenho umas noções , mas é preciso não especular para bem do interesse nacional !

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