Páginas

quarta-feira, novembro 21, 2007

Mon ami Chavez ou a ponta do iceberg



Sou um soarista mais ou menos assumido e confesso que senti um arrepio quando vi há poucas horas atrás Mário Soares em S. Bento, no beija mão ao ditadorzeco Chavez. Até dou de barato que Sócrates faça de anfitrião ao animal porque temos na Venezuela uns bons milhares de portugueses-madeirenses, mas que Soares tenha uma adoração pelo militar venezuelano já me incomoda.
À parte: também acho que se Chavez quiser nacionalizar meia dúzia de banqueiros e ricos empresários portugueses o fará, e vai fazê-lo, e protegerá os milhares de pobres lusos que por lá vivem a venderem pão, pastéis de nata ou gelados de presunto.
Mas em política, meus caros, não há nada de borla. E Soares não tem por hábito apoiar este ou aquele por idealismo ou amor altruísta. Muito menos um boçal armado em Fidel de pacotilha, ainda por cima que evoca o santo nome de Deus em vão !..

Nesta amizade de Soares há uma ponte de um iceberg que vale a pena investigar
jornalísticamente. Há uma fundação venezuelana que Chavez controla que parece ser muito, muito mesmo amiga da Fundação Soares. Até aqui nada de mal. Mas há aqui um bom ponto de partida para um excelente ponto de chegada. E nos apeadeiros, Soares não se incomoda e vai mesmo cumprimentar Chavez como o fez há meses quando este fez uma escala técnica em Lisboa. Quem é amiguinho, quem é ?
Depois do mon ami "Mitrand", em fim de vida: o mon ami Chavez. Que ainda por cima teima em não se calar. E a amizade de Soares para com a Família Real Espanhola ?
Desapareceu-lhe a solidariedade ?
Pelos vistos a espada que Hugo Chavez ofereceu a Soares quando este visitou a Venezuela já esteja a ser usada para dizimar amigos de Aznar e Bush...

13 comentários:

  1. Ò Luiz, por favor! Pelo que eu tenho lido aqui, o Luiz não me parece um ingénuo, mas essa frase da adoração do Soares pelo Chavez é de uma ingenuidade gritante, ou então o seu soarismo não lhe deixa ver o óbvio. O Soares está-se bem a borrifar para o Chavez! A ele interessa-lhe é o petróleo e o $$$$$$$ que vem junto com ele. Para o clã bochechas e fundação bochechas é só amealhar. E sim, sou anti-soarista.

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma vergonha .Este tipo nem devia poder entrar nos Paises democráticos . È verdade também que já há muitas duvidas em relação á democracia do nosso Pais mas ...

    ResponderEliminar
  3. Ainda melhor foi estar num encontro no Le Meridien e ter a sala a ser revistada por seguranças vestido à pindéricos com uma tshirt vermelha a dizer: "Si Chavez!". Digamos que o vermelho está bem aplicado...

    ResponderEliminar
  4. Realmente os portugues não aprenderam nada com Salazar , que fazia negocios com os dois lados da guerra: Ingleses e Alemães.
    Nós também vamos ao beija mão do Santos de Angola! E esse ó LC , não é Ditador? Já alguma vez foi eleito? E Cabinda não é um povo oprimido?
    E nós não vendemos armas ao irão que na altura tinha um embargo internacional a que estavamos sujeitos e à sucapa lá foram uns rockets para ajudar o Kissinger! E por causa disso até se mandou matar.
    E esse dinheirinho foi para onde ?
    Não se sabe se é o dinheiro que influência a politica ou a politica que influência o dinheiro, ou as duas coisas, mas uma coisa é certa : O Povo só importa para a rectórica de fachada onde por detrás se fazem os grandes negocios!

    Para pisar os terrenos da politica é preciso ser uma p. muita fina!
    Eu também não gosto e por isso nunca me atraiu a politica.

    Agora não há necessidade de tanta ingenuidade nesses posts a não ser para estimular reacções!

    ResponderEliminar
  5. Chavez pode ter tiques de ditador e não simpatizo particularmente com o tipo, mas o Rei espanhol não o devia ter mandado calar.
    Não lhe assistia essa legitimidade, ainda que o homem seja, de facto, uma "picarate falante". Já lhe ficava melhor que apenas que se levantasse e se viesse embora, como acabou por fazer.
    Mas o problema é que muito do que Chavez diz são verdades e a atitude do Rei não foi mais do que um tique, também, de países que exploraram os povos da América Latina e de África e que ainda não se livraram dessa estigma de alguma má consciência.

    ResponderEliminar
  6. Chavez foi eleito por sufrágio universal, voto popular etc 2 duas 2 duas vezes VOTOS DO POVO VENEZULANO lá os interesses que movem xuxas n quero saber se os que movem os outros só nos fazem gastar o dinheiro que não temos....sim porque essa merda do Atlantismo pró americano não nos rende Chavez
    Não obstante as suas diatribes é tão democrático como os eleitos do Ocidente Bush Sócrates Aznar ou Zapatero e não é cúmplice no massacre melhor genocídio dos Irakianos cuja autoria se deve ao Bush e sus muxaxos europeus excepto os franceses e nós porugueses sim tb estamos metidos até aos testículos na sanguinolenta guerra via Durão e all

    ResponderEliminar
  7. anónimo das 10.08 deves estar é piela de whisky marado do tenesse

    ResponderEliminar
  8. anónimo das 10.08 és idiota ó kê?

    ResponderEliminar
  9. Sim o Chavez não esteve nos Açores a avalizar a mais macabra sinistra cínica e mentirosa guerra depois de todas as que os americanos promoveram...eu cá por mim cada pró americano deses que escrevem nas revistas e jornais pimenta negra na olho ...do cu

    ResponderEliminar
  10. o boxexas tb tá gágá mas tem mais olho pró negócio kestes tótós todossssssssssssssssssssssssssss
    que andam na politica hoje

    ResponderEliminar
  11. este Lc quer é estar bem com Dios e o Diablo sempre foi assim um camaleãozeco

    ó julgam que sé o kele é no expresso senão fosse kamaleo ???

    jornalista ? chamar ditador a um gajo que por muitos defeitos foi eleito 2x em eleições livres? deves ser é jornaleiro ou analfabeto

    ResponderEliminar
  12. Hehe, eleito democráticamente? Pois sim, quando é ele que conta os votos, qualquer resultado só pode ser um...

    ResponderEliminar
  13. Aos anónimos das 2.48 e 2.49 perguntava qual é a parte que não percebem ? Bem ,postaram depois de almoço e provalvelmente beberam os dois .

    Este gajo é mesmo o exemplo do que é ser democrata .Exemplo para o mundo .

    ResponderEliminar