Páginas

quarta-feira, setembro 26, 2007

Santana Lopes abandona directo na SIC

Santana teve uma atitude exemplar: interrompido quando estava a dar uma entrevista a Ana Lourenço,em directo no estúdio da SIC Noticias, para se ver a chegada de José Mourinho ao aeroporto, onde este nada disse e onde o repórter esteve a encher chouriços e a dizer banalidades depois do treinador já ter saído de cena, Santana decidiu abandonar o estúdio. Disse que achava inacreditável interromper uma entrevista para fazer um directo sobre futebol "Acham que é com isto que o país anda para a frente ? Está tudo doido ? Vocês têm as vossas regras eu tenho as minhas. Não vou responder a mais nada". E saiu.

Estes golpe de asa traz de volta o velho Santana. Com todo o respeito e solidariedade que tenho para com a estação, acho que por vezes nós jornalistas precisamos de perceber que há limites para tudo. No jornalismo não vale tudo. Se a SIC queria dar a chegada do Mourinho em directo devia ter avisado o entrevistado ou ter passado a imagem do directo do Mourinho em oráculo.

Acabou por serem dois grandes momentos de televisão: a chegada do herói e a partida do ex-herói.
Puro divertimento, portanto.

29 comentários:

  1. Queremos as imagens!!!...

    ResponderEliminar
  2. É fez muito bem porque a SIC já estava a pedi-las à muito.Andam desesperados pelas audiencias e por isso perdem as noções basicas no manuseamento de informação!
    triste

    ResponderEliminar
  3. tem toda a razão carlos!
    e eu até detesto o santana e gosto do mourinho! mas informação e boa pratica de jornalismo não é o que sucedeu! e não me venham coma historia de que as tvs só dão o que o povo quer! isso tem sido a desculpa para o mau profissionalismo da enorme maioria da classe.

    ResponderEliminar
  4. Eu, que gosto, como sabe, do PSL como de ratazanas com piripiri (embora nunca as tenha comido, que eu saiba) apreciei a atitude do tipo.
    Mas, também, porque o conheço bem, acho que me cheira a encenação, embora com razões para tal atitude.
    Mas, cá o meu dedinho está-me a dizer que não foi genuíno.
    Mas talvez seja complexo meu por não gostar (muitoooooooooo) do tipo.

    ResponderEliminar
  5. Calma aí, que se impõe um aditamento.
    Não gosto de ratazanas, mas de ratas já é outra conversa.
    E não se ponham a pensar em ordinarices, a pôr na vossa cabeça coisas que eu não disse.
    Um tipo a esta hora já não pensa direito.

    ResponderEliminar
  6. Sugiro a leitura de um Artigo de Opinião, de um antigo Professor meu, José Paquete Oliveira (que muito admiro, como pessoa e como Professor).

    http://jn.sapo.pt/2007/09/27/opiniao/andamos_distraidosou_andam_a_distrai.html

    Artigo que vai, no mesmo sentido, da lógica da crítica feita por PSL, tendo como pano de fundo, não o plano nacional, mas o internacional.

    Considero esta crítica de PSL, oportuna, porque a política e os problemas nacionais, estão primeiro, do que o futebol. Neste caso, as eleições do PSD deveria ter estado primeiro, do que José Mourinho, com todo o mérito que lhe é devido.

    Além disso, havia uma solução técnica, para exibir os dois acontecimentos ao mesmo tempo, bastava apenas uma pequena caixa, com as imagens de chegada de Mourinho, enquanto PSL falava.

    E depois de terminada a entrevista, que retomassem a reportagem sobre Mourinho.

    ResponderEliminar
  7. ainda gostava de perceber que "mal" é que o PSL fez ao comentador "js" ???

    tem pai ké cego ...!!!

    :-))))

    ResponderEliminar
  8. «ainda gostava de perceber que "mal" é que o PSL fez ao comentador "js" ???»
    Claro que não vou explicar, porque, apesar de não gostar dele, tenho o bom senso, ou procuro ter, de não me alargar em comentários que possam ser ofensivos para o PSL, aliás Pedro Miguel de Santana Lopes (com "de" ou sem "de" porque já vi os dois casos), mas deixo-lhe uma ideia para pensar no assunto: é que tenho alergia ao seu "mel".
    E o comentário pretende ser meramente político.

    ResponderEliminar
  9. Diz JPP, no Abrupto: «Por uma vez concordo com Pedro Santana Lopes: interromper uma entrevista política com um não-evento, sem notícia, nem conteúdo, merece esta resposta».
    Note, "pézinhos...", o JPP que, certamente, conhece o PSL melhor que eu e é da sua área política, diz "por uma vez".
    Mais, em alguns blogs, a atitude de PSL, embora considerada justificada, tem um "mas", quando acrescentam que era "escusado" quando disse para justificar a sua atitude (com a qual concordo, repetindo o que já comentei acima) que estava ali "com sacrifício pessoal", e disse esta frase por duas vezes.
    É neste argumento que sustento o comentário acima, quando digo que «... cá o meu dedinho está-me a dizer que não foi genuíno...".
    Mais, logo veio dizer à Lusa que já estava a receber telefonemas de apreço pela sua atitude... e na política nada é ingénuo e esta cena triste por parte da SIC veio mesmo a jeito para o PSL subir uns pontitos... de que bem anda a precisar.

    ResponderEliminar
  10. Ó se eu conheço JPP, e se o admiro. Foi também meu professor na Faculdade, na qual tb fui aluna de Paquete de Oliveira.

    Todos os alunos gostam de JPP e das suas aulas. O homem é uma enciclopédia ambulante. Super interessante, ouvi-lo.
    Curiosamente, JPP não goza da mesma simpatia, no mundo da blogosfera, como bloguer.

    De facto, o contacto pessoal é imprescindível, para se formar uma imagem verdadeira e portanto correcta, de uma pessoa.
    TV e/ou internet não chega !:-)))
    Isto é só um à parte ...

    Qto ao tema, JPP tem horror ao futebol (é um homem de e da Cultura, por excelência). JPP considera que o futebol é um meio "promíscuo", e tb considera que política e futebol são departamentos distintos e nada de misturas. Cada qual no seu lugar.
    A primazia do futebol sobre a política, nos "media" é algo que irrita solenemente JPP.

    Tendo em conta isso, é coerente, a sua (de JPP) concordância com a postura assumida por PSL.

    Diz bem, JS, na política nada é ingénuo. É claro que, PSL sabe que ganha créditos, ao fazer esta mise en scéne.
    Mas pergunto-lhe, e nos "media" será tudo ingénuo ? Claro que não ! Não é, JS ?

    Sobre a figura de PSL, goste-se ou não, é um histórico do PSD, fortemente conotado a Sá Carneiro, é carismático, mas provavelmente não será mais nada do que isso.

    Está escrito nas estrelas ....

    :-)))

    ResponderEliminar
  11. «Sobre a figura de PSL, goste-se ou não, é um histórico do PSD, fortemente conotado a Sá Carneiro, é carismático, mas provavelmente não será mais nada do que isso».
    Algumas das pessoas que "pézinhos..." refere ou as conheço pessoalmente ou tive o prazer de ouvir palestras suas no âmbito da minha vivência académica.
    E quanto ao PSL, porque o conheço pessoalmente, por muito más razões, e esforçando-me por ser objectivo, garanto que o PSL "não será mais nada do que isso".
    Mas também não tenho dúvidas que a sua esperteza, tal como se aproveitou da "deixa" que a SIC lhe deu de borla, para um país onde muita gente gosta de "mel" esperemos que ainda não volte à ribalta, o que, também como disse uma vez o JPP na Quadratura do Círculo, "a sua passagem pelo Governo foi um comédia e o seu regresso seria uma trajédia", ou ao contrário, mas o sentido foi este.
    Razões de natureza ética e de bom senso, já que a bufaria também anda na blogosfera, não duvide, não me permitem ir mais longe para lhe explicar por que "ainda gostava de perceber que "mal" é que o PSL fez ao comentador "js" ???".
    Por isso, olhe, ficamos assim.
    E fazendo minhas as suas palavras, "tem pai ké cego ...!!!"

    ResponderEliminar
  12. tudo bem, caro js, não se sinta "obrigado", nem a gostar de PSL, nem a dizer-me porque não gosta do dito cujo.

    é sempre agradável ler o que aqui escreve.

    até porque concordo com o que escreve, apesar de eu não ter qq conhecimento pessoal com PSL, como é o seu caso.

    De facto, não acredito que PSL tenha qq futuro político, mas pelo menos vai dizendo coisas e mostrando que está vivo.

    Bufaria online ???
    Bem, eu nessas coisas, sou assim um bocadinho "lérda"....até pq sou uma anónima e simples cidadã, vulgar de lineu, igual a milhões de outras e outros como eu.

    "Fatais" saudações ...:-)))

    ResponderEliminar
  13. «... Bem, eu nessas coisas, sou assim um bocadinho "lérda"... até pq sou uma anónima...»

    Você nem é "lérda" (curioso, que a minha filha chama isso ao namorado, ou ao meio-marido, porque já dorme mais vezes com ele do que em casa, e faz ela muito bem...) nem é anónima.

    Você é o ou a "pézinhos n' areia" e que, pelo registo com que escreve, também está farta dos "lérdos" que por aí andam.
    Afinal, tal como eu, que não sou assim tão anónimo, porque anda por aqui quem me conhece.

    E, acredite, sim, que a bufaria não é só lá para os lados do tal do Charrua, essa cultura está de novo instalada na sociedade portuguesa ou, porventura, sempre esteve, só que agora em jeito de pide democrática.
    Veja que até aqui o nosso querido amigo Luís, não sei se reparou, até conseguiu saber de que zona do país era o IP dum parvalhão que o tratou de forma pouco própria (veja num post dele de há para aí uns três meses, quando andou a tirar fotografias ou num work shop lá para os lados de Matosinhos).
    Mas, calma aí, que o Luís pode ter todos os defeitos, como a porcaria do post que escreveu aqui por de cima sobre os "... Os tipos da Selecção de Râguebi...", mas bufo não me parece que seja, antes pelo contrário, quando liga o lança-chamas, ás vezes, até deita fumo negro.

    ResponderEliminar
  14. js, estou-me a rir ...:-)))))))))

    quando digo que sou anónima, quero dizer que não sou figura pública, nem lá perto.

    ai o luiz tem um lança chamas ????
    ó pá ..... já estou a tremer.:-)))

    Ah !! E eu sou "a" pezinhos !

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  15. Então, ainda não reparou que o Luís tem um lança chamas, porra (peço desculpa, mas agora também não tenho aqui a borracha)?!
    Então, veja o subtítulo do Instante Fatal: "Crónicas lança-chamas a preto-e-branco"

    ResponderEliminar
  16. já tinha saudades destes coments á lá pezinhos n` areia e do js. falou-se defendeu-se os pontos de viu e ainda por cima com uma generosa escrita inflamada de humor. viva el maior el grande jpp. ai que me cheou agora aqui uma chama só não vi se era a preto ou a branco....lollll

    ResponderEliminar
  17. reparo agora que a chama me levou o g de "chegou". pronto deve estar esturricado...lolll

    ResponderEliminar
  18. blá blá o Santana não tem que se queixar de nada. Mama ou mamou da Sic e tem de compreender que o Figo por exemplo meteu em Portugal 12 milhões de contos no BPN p ex, os clubes quando vendem jogadores por milhões facturam mais que as empresas de merda que temos, o Mourinho pode trazer muita gaita para Portugal e prestígio mundial, ele Santana e os políticos só sacam do cofre nacional e t~em prestado péssimo serviço à Pátria, não fosse isso não estaríamos na cauda da Europa né? Vai-te encher de pulgas Santanão

    ResponderEliminar
  19. É... "barbante", o ponto "g" é tramado.
    Eu sei, que já me vejo aflito para lá "chegar".

    ResponderEliminar
  20. «blá blá o Santana não tem que se queixar de nada...»
    Ora bem vindo este anónimo. Com juízo.
    Prazer em o conhecer.

    ResponderEliminar
  21. Exemplar a reação de PSL na SIC. "Se queres ser respeitado, respeita os outros" e a SIC abusou mais uma vez! Saiu-lhe o tiro pela colatra. E que sirva de lição para os que desrespeitam... apesar de aceitar que o PSL tb não tem sido um exemplo a seguir. Gostei.

    ResponderEliminar
  22. bem hoje o js está em alta....lollll

    ResponderEliminar
  23. está quase sempre, mami.
    um comentador (js) com muita piada, tal como a menina.
    abraço

    ResponderEliminar
  24. O PSL não é só um histórico. É também um ex-1º ministro. O critério editorial da sic é muito
    pobre.

    ResponderEliminar
  25. bem pezinhos não sei se lhe diga se lhe conte.... logo pelo matin a me chamarem de menina fiquei assim a modos que não sei se lhe conte que já só sou. uma eterna menina no espirito!
    mas adiante ...deixe lá que vc tb é uma menina com imensa graça e com a vantagem de ter uma escrita mais arrumada embora cheia de muita malandrice... incisiva!!! ainda bem que adora JPP pois é o meu idolo na area nas ilhas e restantes continentes( menos os do belmiro)! não fui aluna da faculdade tive a graça de o ser no terreno (politica)e só lhe digo: extraordinario. grande mestre!!!


    quanto a psl... cruzes ate se me enquerquilham os dedos mindinhos... e toda eu viro uma irzipela


    "Sobre a figura de PSL, goste-se ou não, é um histórico do PSD, fortemente conotado a Sá Carneiro"

    estas palavras andaram toda a noite a provocar-me insonias. ISSO NÃO SE FAZ PEZINHOS. a mim insonias a FRANCISCO SÁ CARNEIRO tb certamente!!!! se ele pude-se!! ai como a historia de psl teria outro rumo! mas é que nunca teria passado de simples muito simples secretariozito!!! e não teriamos este desmande de santanetismo, com rgs ou as hlc a tomarem conta do partido da assembleia do poder judicial e até do arquitectonico usando os gerrys do mundo para os mesmos cá do burgo se encherem de milhões e ninguem ( os tão fantasticos :( jornalistas) não denuciaram tais coisas!!!! pior ainda lhes dão tempo de antena porpocionando aos telespectadores certamente momentos de verdadeiro riso ao ver como uma gaja ainda tem tempo de organizar manifestações com bandeirinhas tudo à chegada do anti sulista à sic!! como me decepCionaste SIC!!! pois eu não tenho medo! nem medos!!!! eu conheço muito destas figuras até ao pormenor os negros claro que não têm outro!!! esta conversa estes nomes psl .rgs,hlc deixam-me triste tão triste que vou acabar.abraçoss!!!

    ResponderEliminar
  26. proporcionando

    enganei-me :))))))

    ResponderEliminar
  27. ... kerédo, mami !!! as minhas palavras a provocarem-lhe insónias !!??
    Já estou cheia de remorsos...
    (desculpa, sim ?)
    Acha que Francisco Sá Carneiro deu algum salto no túmulo com o meu comentário ?
    Agora estou a ficar preocupada com o que eu disse.
    Estou aqui a falar com os meus botões, e estou a pensar que se calhar exagerei um bocadinho ....
    Penitencio-me.
    Vou rezar 3 pai-nossos, e duas avé-marias.
    E não se fala mais disso.
    :-))))))

    Mas aki pá gente, um "Guggenheim. Bilbao" no parque mayer, até vinha a calhar, não ?

    beijoca, amiga

    ResponderEliminar
  28. vinha se fosse verdade!!!!!!!
    mas com esta gente que não existe para além das siglas psl,rgs,hlc e outros o que ficou a faltar foram uns rechonchudos euros nos cofres do país!!!!! que não foram só e apenas para os cofres do gerry. pois se tivessem ido não me tinha irritado que quem é bom deve fazer-se pagar e bem pelos seus pareceres e malandrices!!!!!
    pois reze reze e muito que FRANCISCO SÁ CARNEIRO bem merece descanso!
    mas prontosssss loll
    vc é jovem e ainda tem perdão e redmissão!! loll fique bem que vou aproveitar uma horinha para ir até ali abaixo à praia!!! uiuiii que bom!!!
    beijokas da titia

    ResponderEliminar
  29. qualquer pessoa no seu estado de saúde mental sã, teria feito o mesmo!!

    ResponderEliminar