Páginas

sábado, setembro 01, 2007

Jardim Gonçalves: 1 passo à frente, 2 atrás

Paulo teixeira Pinto e Jardim Goncalves no dia da passagem do testemunho.
Foto Luiz Carvalho

A objectiva do fotógrafo da agência LUSA foi implacável: dentro do Mercedes, em mangas de camisa, suado, Paulo Teixeira Pinto (PTP) abandonava derrotado a Assembleia Geral de Accionistas do BCP, no Porto. O olhar do ex-delfim de Jardim Gonçalves era o de um homem derrotado, acossado, mas com uma energia determinada, um derrotado com força para caminhar caminhando.
Hoje chegou ao fim a novela BCP com a demissão de PTP e logo anunciada por Jardim Gonçalves com voz caquéctica, rodeado de velhadas que mais pareciam um parque jurássico.
Triunfou a linha conservadora, os velhos sábios.
Esta vitória é aliás o regresso das velhas raposas à sociedade portuguesa, depois da perseguição ideológica que começou a ser feita a todos os que tinham mais de 45 anos e que no primeiro Cavaquismo começaram a ser chutados para a prateleira da reforma antecipada.

Os velhos que faziam o mundo mover, com as mulheres por detrás, estava a dar lugar a uns putos espertalhaços, yuppies, que se achavam uns sabões depois de vestirem uns fatos da Maximo Dutti, andarem de Audi em leasing e de darem umas tacadas ao sábado de manhã num green cedido por um amigalhaço rico. Alguns destes idiotas enterraram empresas, delapidaram heranças, levaram à falência empresas familiares que sempre davam lucro e passaram à total inviabilidade.
Jardim levantou-se e andou.
Quem o julgava reformado a gozar o prazer da oração e do silêncio, em detrimento dos bens materiais, enganou-se.
Ao ver o delfim a esticar-se de mais fez o acto de contrição e acabou por corrigir o rumo de um banco que estava a ir longe e a comprometer-se em acções falidas, como foi a OPA contra o BPI.

Esta é uma lição para figurar em futuros manuais catequistas. Um jovem ambicioso, que fuma cigarrilhas, gosta de pintar, de andar de Porsche Cayenne, que tem uma mulher loira liberal a favor da IVG, um homem que confessa gostar de jazz, coisas simples como o Alentejo e que descobriu que não estava a fazer nada na Opus Dei, um homem destes não pode ser o herdeiro ideológico de Jardim Gonçalves. Os nossos sucessores podem perpetuar-nos ou fazerem-nos pura e simplesmente esquecer.

Jardim venceu. Depois deste passo em frente, dois atrás.
Depois da vitória a sua retirada será inevitável, mas ganha quem derrotou primeiro. Lenine faria o mesmo.

5 comentários:

  1. A analise estectica da coisa parece-me correcta , no entento falta a outra!
    Falta a analise ao mundo invisivel da Banca + Religião + Politica.
    E na Religião não é so a Opus Dei.
    E que nesse mundo subliminar , vale tudo até tirar olhos. Não se esqueçam quem matou o irmão Abel !!

    Algo o Paulo Teixeira Pinto estava a fazer que esses velhinhos não gostaram !!

    A Banca não é para ajudar ninguém ! é uma das ferramentas mais eficazes de controle de massas, através do vil metal!
    E assim perpectuam a posição dos iluminados velhotes que deleitam-se de alegria sobre o suor e o sangue da populaça!

    Algo de "errado" estava o PTP para fazer que eles não gostaram?

    ResponderEliminar
  2. BB sabem que quer dizer? na na né Brigitte Bardot nem baptista bastos (brrr)

    ResponderEliminar
  3. tamos agora pa tar a ver fotos de jornal, banais e insonsas ? Miséria do tão proclamado fotojornalismo-rei ahahahahahahh Sõ Macário escriturário c cam digital ao pescoço fazia igual.

    ResponderEliminar
  4. Os meus parabéns por este post, achando que foi do melhor que aqui já escreveu.

    ResponderEliminar
  5. qual foto qual texto fantastico.
    grrrrrrrrrr tou furiosa cada vez que venho aqui aqui levo com estes dois ja nao aguento vou fugir pa ilha....
    para mim esta foto só me deixou irritações urticaria sei lá só me apetece bater nestes dois. então não é que o meu filho mais novo de 19 anos me telefona há 3 semanas e me pergunta mãe quando começei a andar? e eu tinhas 11 meses. porque filho?
    ele diz: sabe acabei de comprar as minhas 1ªs acões e eu assim cheia de orgulho mas com receio da asneira quais?...ele diz do bcp!
    eu mas filho falou com o sr x ele é que sabe! e o jovem que estuda, trabalha e vive independente diz: oh mãe por amor de deus em lugar de dar os parabens ... ai eu redimime e dei os parabens mas muito medo depois da palavra "bcp" . eu sou assim prefiro morrer na miseria mas jamais teria uma conta no bcp ou compraria acções do bcp jamais daria um chavo meu para encher a pança de quem rouba os que pode e os que não pode! mas proclama o bem e a ajuda aos mais necessitados só proclama!!!( eu ensinei os filhos assim eles não tem conta lá mas)... .
    raios partam este madeirense que nunca gramei nem um bocadinho de manhoso que sempre me pareceu! desde que acompanhei o crescimento da vida dele como banqueiro e as vidinhas de santo que quiz passar ( a mim nunca me enganou eu cheiro a gente reles travestida de santa e rica à distancia) e ainda as estrategias usadas para apelar a novos clientes refiro-me á nova rede. a rede bancaria para pobres. mas quem pensa este gajo que é?! desde ai que sempre senti dentro de mim o desejo de como madeirense que sou lhe dizer : sabe vc é a escoria da madeira é igual aos gajos que durante 500 anos nos roubaram o suor! e nos vinham dar esmolas para nos roubarem mais ainda! e agora tb rouba os do continente!!!
    bem a dignidade essa nunca roubou que somos gente de fibra! em relação ao delfim esse tb nunca lhe achei piada se não aprecio velhos armados em beatos mas com um rosario cheio vergonhas escondidas. ao menos o tosco do berardo conta que ganhou muito dinheirinho a traficar tabaco e outros bens que gosta da mulher mas tb de gajas.. que gosta dos filhos deixando-os serem eles mesmos . que gostava de um quadro pelo que ele lhe fazia sentir mesmo sendo uma copia da feira e não para se armar em snob como o outro ! um berardo que agora diz que compra quadros pelo prazer e tb pa ficar ainda mais rico que adora ser rico que gosta do benfica muito! mas que o benfica é tb um negocio alias esta é visao coerente das coisas gosta-se faz-se , vive-se , assume-se os defeitos as diarreias! agora o faz de conta de beatos ai a urticaria...grrrrr
    prefiro gente de verdade mesmo que sejam grunhos.
    o caso do "delfim" tb fico fula!!!! para o delfim até é bem feito! mesmo que saia do banco recheado de milhões. para a proxima já sabe que meter-se com a raposa fingindo tb ser raposa pa comer as uvas da raposa velha é o que dá. muitos milhões mas tb bastante descredito.
    e o meu miudo tb lá comprovou que mais uma vez a mãe tinha razão! tenho peninha dele e dos tostões que tem perdido mas tenho mais raiva que ele tenha dado um tostão que fosse a esse beato da favela com jacuzzi

    ResponderEliminar