Páginas

sexta-feira, setembro 14, 2007

A Galp engraxa, Dalai Lama abençoa


Quando acordei já tinha 53 anos. Levantei-me às seis da manhã para poder estar a tempo de fotografar o Dalai Lama numa entrevista exclusiva para o Expresso. Não podia chegar atrasado.

Eram oito já o telemóvel gritava: uma mensagem. A primeira do meu dia de anos. Ora quem foi que me deu os parabéns em primeiro lugar ? A Galp. Vejam que empresa amiga ! E ainda me oferecia cem pontos se entretanto passasse durante o dia por uma das áreas de serviço e...gastasse dinheiro. Boa prenda! Passados uns minutos toca outro alerta era a Óptica Visão a dar-me também os parabéns.

Só muito mais tarde os meus pais e os meus amigos telefonaram. A mulher e os filhos tinham-o feito em cima da meia-noite. O que é inacreditável nisto é a forma descarada, e ilegal, como as empresas usam os nossos dados para poderem utilizá-los como forma de propaganda no maior dos despudores. A impunidade reina e depois venham dizer que há protecção de dados. Qualquer capelista consegue o nosso telefone, dia de anos, nib, BI, grupo sanguíneo, objectiva preferida, tara sexual...é a total bandalheira. Estamos em casa toca o telefone e é a TV Cabo a propor-nos novos canais como se já não bastasse o balúrdio que custa ter uns canais indigentes e uma rede de net lenta e engasgada.

O que me salvou o dia foi o encontro com o Dalai Lama. Figura incrível que transmite uma energia positiva. O seu aperto de mão manteve-se por longos segundos e não lavei a mão direita durante o santo dia.
Talvez por ter dias muito stressados, demasiado mesmo, cada vez me desperta mais curiosidade esta forma budista de estar na vida. Talvez por Henri Cartier-bresson ter sido um seguidor Zen e por esta filosofia ter pontos de encontro com o acto fotográfico.

Se não fosse aquela premissa de recusa dos bens materiais eu até avançaria. E claro está a roupagem que é muito fotogénica mas bastante contrária ao meu gosto estético.
Um budismo com Leicas, 911, Harleys, Mercedes, Apple e já agora uns Partagas D4, eu fazia o sacrifício e virava budista. Ainda tinha de acrescentar, para rebater, umas doses de pata negra, queijaria e uns aveludados tintos. Mais umas ostras e um champagne para subir às nuvens tibetanas.

Mas como tudo na vida é um estado de espírito e começa na nossa cabeça, não desisto de me inspirar em Sua Santidade Dalai Lama. E no limite do desespero de pagar contas de oficinas, Leicas caras com sensores medíocres e Macs que mudam de modelo como eu não mudo de camisas... meus caros o sublime mesmo é o silêncio, numa paisagem infinita, entregues a nós próprios e à nossa alma.
É o princípio do amadurecimento.

11 comentários:

  1. Parabéns pelos 53 (a mim, em Novembro, já só ficam a faltar dois).
    E venham mais 53... pelo menos.
    Com saúde, porque o resto já vem só quando... calha. Falando por mim, claro.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo seu aniversário.
    Há 2 semanas atrás aconteceu-me o mesmo (o aniversário e a mensagem da Galp, antes de qualquer outra).
    Recebi ainda, muito emails de várias empresas também, a parabenizar-me e já houve dias em que cheguei a receber telefonemas com "ofertas" para o fixo em casa e minutos depois para o móvel, com o mesmo assunto.
    Alguns dias depois foi o meu aniversário de casamento e fiquei admirado como não recebi nenhuma mensagem de Galps e outras que tais.
    Mas o Luiz tem razão, vamos ser Zen e aproveitar o morango.

    ResponderEliminar
  3. parabens LUIZ. com muita ostra e champanhe, Leicas, 911, Harleys, Mercedes, Apple e já agora uns Partagas D4 e com tudo o que tiver direito. e merecer claro... hhehehhehh.
    eu cá acho que o dalai lama tb gosta muito de tudo isto.senão vinha a pé para portugal bastava ligar o turbo ZEN 911.
    quanto aos parabens da galp é tudo uma questão de ranhura...seja na vertical ou na horizontal ... é que eles não sabem mas eu já não tenho carro bem antes de dezembro de 2006 e na altura recebi os parabens. já um pendura não pode pagar 5 euros de gasolina ou comprar tridentes nos postos de abastecimento .se a galp em lugar de oferecer 100 pontos e gastar dinheiro em msgs baixa-se o preço da gasolina eu até lhes perdoava a invasão!
    contentores de leicas de parabens e beijos da mami

    ResponderEliminar
  4. luiz a mim se me oferececem viagens , hotel me pagassem a netcabo o gaz a luz a agua a renda o supermercado apenas porque sim. eu tb andava sempre zen. ola se andava !!!
    de tal maneira que cada vez que le-se os meus coments o luiz ia andar todo o santo dia sem tomar banho tal seria o odor positivo...heheeheheheheheh
    força ai que 53 só se faz uma vez!e tudo o que ja semeamos, colhemos e disfrutamos vale mais que qualquer dalai ou bresson

    100 pontos da mami

    ResponderEliminar
  5. aqui o dalai tava a dizer ao caro luiz ...como fazes anos lá no piso de cima tenho umas bu.n.dinhas para te converteres...lollll isto hoje tá zennnnnnnnnnnnnnnn

    ResponderEliminar
  6. Parabens atrasados!
    E se estás insatisfeito com a TV Cabo tens boa solução

    MEO
    http://www.meo.pt/Pages/default.aspx

    Tb te devem dar os parabens no dia do teu ainversário!

    LOL

    Hasta!

    ResponderEliminar
  7. :-))))
    Ontem acordei e já tinha 36 anos.

    Toma lá este presente "The End of Slideshows" : http://animoto.com/

    ResponderEliminar
  8. Já fiz o download parece-me muito fixe. logo já vou fazer um video. Obrigado benjamim.LC

    ResponderEliminar
  9. LC vai de mão dada com o Dalai pá Cama ahahahahahahahahahahh que o velhote não deixa ninguém cair na lama

    ResponderEliminar
  10. Antes de mais, desculpe a intromissão.. mas não pude deixar de comentar o post. Pegar a mão do Dalai Lama e sentir a imensa energia imanada por aquele ser iluminado deve ser uma prenda de anos inesquecível. Parabéns (atrasados) pelo aniversário e pelo previlégio. Depois, e passado algum tempo da formação em fotojornalismo em Santarém, gostava que se inteirasse dos meus modestos progressos e visitasse a minha galeria no olhares: www.olhares.com/unocareca. A sua crítica é sempre benvinda. Pode sempre entrar em contacto comigo para o mail: bdasilvacarvalho@sapo.pt. Abraço e desejos de um óptimo princípio de amadurecimento.

    ResponderEliminar