Páginas

domingo, junho 03, 2007

Serial killer de Santa Comba com Mónica Sintra


A reportagem da RTP com o serial killer de Santa Comba, o cabo António Costa, foi muito boa. Excelente jornalismo, excelente televisão, até apetece pagar para este serviço.

Termos em Portugal um serial killer, ainda por cima de Santa Comba, benfiquista, beato praticante, com retrato do velho Oliveira no meio da bagunçada da garagem, é muito bom.
Esta história dava um filme que eu adoraria realizar. Está lá todo o Portugal profundo.
A hipocrisia dos conservadores moralistas, o sufoco do mundo rural herdado do salazarismo, o sexo transgressor onde explode como uma panela de pressão, onde o pecado reprime as entranhas, o clubismo bacoco numa espécie de religião alternativa, a mentira feita confissão, o medo, a perversão da dor, o que está por detrás da imagem de um homem normal, cumpridor, militar, com folha de serviço exemplar...escrevo isto de cor mas dava mesmo um excelente romance e um excelente filme.

Eu começava-o assim:

Manhã de bruma, plano geral com uma estrada a perder de vista, ao fundo vem um carro de farois acesos, a câmera baixa em travelling para a esquerda, enquadra o cemitério de Santa Comba. Um homem reza de pé. Corta. Plano seguinte: o homem, um gnr fardado segura um jornal com a manchete da morte de uma das miudas. Benze-se e sai de campo. Ouve-se o carro do primeiro plano parar. A porta fecha-se em plano de corte, agressivo, com uma rapariga ao volante e o GNR a sorrir-lhe com cumplicidade. O carro desaparece entre as ruelas do Vimieiro e passa frente á antiga casa de Salazar. Corta. ( o carro é um opel tigra amarelo, a rapariga tem o cabelo negro, vestido decotado branco às bolas pretas, lábio vermelhos, pode ser uma figura de Almodovar á portuguesa. Convidaria a Mónica Sintra para fazer este papel).

Começei este texto a brincar e agora está-me a dar imenso gozo!


PS: Outra excelente reportagem hoje: as crianças escravas na SIC, passada em horário nobre, numa grande coragem. Boa.

6 comentários:

  1. eu continuaria a relatar...o próximo corta...que tal arriscar?

    ResponderEliminar
  2. Marta: escreva agora voçê. Take 3...

    ResponderEliminar
  3. Não vi a reportagem da RTP...
    Parabéns por este excelente post, sobretudo na parte em que o Luíz não está a "brincar".
    Só uma pequena nota, e você sabe o motivo, o qual, acredite, não é corporativo...
    É que estes sinistros personagens, neste caso é um "cabo da GNR, um militar, cumpridor, com folha de serviço exemplar...", mas pode acontecer com muitos "moralistas" que por aí andam.

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma pequena nota:
    Eu nunca começaria "este texto a brincar" e também nunca me daria "imenso gozo!".
    Embora eu entenda o sentido em que você contextualiza o que diz.
    Mas, lá está...!
    O "corpo" da Soraiva Chaves fez bater recordes de bilheteira, pouco importando o excelente argumento do filme. E, aqui, o argumento sórdido, miserável, de um marado sexual que o leva a cometer estas barbaridades também dava um excelente argumento... E para vender bons "retratos".

    ResponderEliminar
  5. Viva,

    No site www.sondagenspt.net lançamos um inquérito com vista a apurar a opinião sobre o Serial Killer de Santa Comba Dão


    Participe!!


    NCarvalho

    ResponderEliminar
  6. serial killer donde?

    mas o gajo não se anda a candidatar à CML?

    é Costa né ?
    António Costa né ?

    Chamusso?

    ResponderEliminar