Páginas

terça-feira, abril 03, 2007

Prémio Visão: critica com gosto

Ainda a propósito do meu post de ontem sobre o júri do Prémio Visão.

Para não ficarem dúvidas nos moralistas que comentam no anonimato esclareço:

1- Tenho o maior respeito pelo Prémio Visão e acho, sinceramente, que tem contribuído em muito para o crescimento do fotojornalismo português. Já fui premiado( portanto não tenho de estar desconsolado) sou amigo de muita gente da revista, são uns excelentes profissionais e amigos. O ano passado fui convidado para o jantar com o júri e eu próprio me tenho empenhado na divulgação do prémio, quer quando fui editor multimédia, quer agora como coordenador de fotografia tendo entrevistado o Nachtwey com a Cândida Pinto e o António Pedro Ferreira e este ano o Jean François Leroy.
Portanto: estou em casa e de boa fé e faço figas para haver mais e melhor Prémio Visão.

Também gostava de acrescentar que um blogue é um espaço de debate de ideias, muito ao correr da pena, muito na emoção e que não é uma crónica limada e rigorosa.
Aqui escrevo ao correr do pensamento, nunca corrijo o que escrevo e daí o risco. E às vezes algum disparate.

Gosto de correr riscos, mas não sou parvo, mas adorava ver certas pessoas a fazer o mesmo.

2- Também admiro o júri de grandes personalidades do fotojornalismo mundial. São do melhor que há. Apenas disse ontem que achava que o júri parece desconhecer por vezes a realidade portuguesa e acaba por votar em trabalhos que não traduzem o que acontece no país.

3- Acrescentei que seria bom haver portugueses no júri independentes das capelinhas.

4- E disse que achava a vitória do Manuel de Almeida incontornável porque a foto é mesmo boa e mais: é uma lição para aqueles que têm a mania que são artistas e na hora falham as fotos porque a snobeira lhes faz mal à vista. Ainda disse que o vencedor é um tipo divertido e que acaba de dar uma lição em quem não acreditava nele como fotógrafo e o boicotou na Lusa.

Para os intriguistas que andam no anonimato cobarde a insultar a inteligência alheia penso ter esclarecido. Claro que entra-lhes a 100 e sai a 200. Nada a fazer meus caros !...

4 comentários:

  1. Acho este esclarecimento muito bom, porque ontem ao ler a entrada sobre o prémio, pareceu-me realmente que depreciava o juri (a escolha das palavras e a minha intrepretação delas foi nesse sentido).

    ResponderEliminar
  2. grande cambalhota Luis

    ResponderEliminar
  3. Os blogues são o que são...incontornáveis, quando se é anónimo isso tem um custo, mas compensa , essa intervenção , cerceada á partida compensa o silêncio que incomoda os bem instalados e criticados .

    Depois está na moda, há quem tenha exposição mediática de sobra, mas não abdique deste seu cantinho, acho óptimo, agora por cá as normas não são as do chefe da redação... ou do presidente ca Câmara ou da junta.

    O Luis Carvalho que admiro! parece querer dar uma no cravo e outra na ferradura, um dia diz uma coisa e no seguinte vem contorcionisticamente dar outra interpertação do que conclue ser a interpertação de toda a gente!

    Há dias postou umas excelentes imagens com respectivo comentário (acertados até) sobre a Baixa da Banheira , dois ou trâs posts depois veio pedir desculpas ao "goebels" mais destacado do partido daquele burgo...inacreditável, até promoveu o tosco rapaz a presidente da junta!!! Passando ao lado de um furo jornalistico, a falta de democracia na Margem Sul, e o controlo feito pelo PCP (ainda!) razão pela qual alguna "intriguistas" aqui aparecem como anónimos.

    Caro Luíz é redutor a forma como coloca o anonimato na blogosfera, ele faz parte da blogosfera, não é como lá no jornal onde se vergam à passagem do dinossauro, a menos que tenha o entender dos senhores do PCP a quem venerandamente prestou vassalagem. São opções!

    O Luiz é um dos maiores fotografos portugueses, ponha lá fotografias que contem uma História, por mais que incomodem! Mas não peça desculpa no dia seguinte aos poderes que acabou de por em causa, isso não é digno do fotojornalismo, com juri estrangeiro ou não...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por este post. Ontem comentei a forma de alguns dos seus posts, hoje agradeço o comentário esclarecido que aqui deixa.

    ResponderEliminar