Páginas

domingo, abril 08, 2007

A nova lei fascista contra o tabaco


A nova lei anti-tabaco é fascista. É absurda, fora da realidade e é uma afronta aos cidadãos. A nova lei anti-tabaco é o retrato de um governo estúpido, autoritário que não governa a pensar nos cidadãos.
Este governo não é amigo do cidadão, usa o seu voto para facturar em multas e em deixar uma ideia de que está a fazer o que tem de ser feito porque é politicamente correcto.
Sou contra o tabaco nos locais fechados e no local de trabalho. Na redacção do Expresso foi proibido fumar há poucos meses. Mas quando o era permitido eu era o primeiro a protestar e a não permitir ninguém ao pé de mim a fumar.
Já ia batendo num tipo que fumava no Corte Inglês para cima do meu filho, então com meses. Não fumo em casa. Mas fumo charuto, cigarrilhas nos intervalos, e não acho que o meu fumo incomode quem quer que seja pois tenho cuidado em atender ao local onde estou.

Não me parece que fumar num centro comercial incomode, ou no átrio do edifício do Expresso ou ar livre.

Mas também acho que fora deste critério ninguém deve ter o direito de incomodar e prejudicar quem quer que seja.

Agora a lei do governo é uma vergonha.
É uma lei que vem de um governo onde o primeiro-ministro fuma e deixa fumar nos voos oficiais com jornalistas a bordo. É uma lei de um primeiro-ministro que fuma em off em
S. Bento, embora envergonhado como um puto que está a cometer um acto de indisciplina e que vai levar tau-tau dos pais.

A hipocrisia tem limites. Sócrates quer reduzir cada vez mais a liberdade dos cidadãos. Começa no cartão de identificação comum, passa para o controle das finanças sobre toda a vida dos contribuintes, continua nas taxas e impostos sem fim sobre tudo e sobre todos vai por aí fora.
As pessoas calam, consentem. Para onde vamos ?

5 comentários:

  1. Luiz,

    Gostaria de concordar consigo, até porque gostaria de viver numa sociedade em que as leis não fossem necessárias, porque todos davam ao bem estar global a mesma importância que dão ao seu próprio.

    Não vejo problema em que se fume em muitos locais, mas nem todos os fumadores são pessoas respeitadores como diz ser.

    Já me aconteceu (esta quinta-feita foi a ultima vez) estar a almoçar e começar a levar com fumo que vinha da mesa de trás. Quando olho, a pessoa que estava a fumar, não apenas fumava, mas tinha o braço com o cigarro estendido na minha direcção, e mandava com o fumo para cima de mim, para não incomodar as pessoas que estavam na mesa dela (sim, desta vez era uma ela, mas também já me aconteceu com um ele).

    Também me acontece frequêntemente os restaurantes permitirem que se fume em todo o lado, sem o mínimo respeito por quem não fuma. Pode não ser muito comum, mas faço parte de um grupo de pessoas em que ninguém fuma, e gostariamos de poder almoçar sem levar com o fumo dos outros... será que é pedir muito separar um grupo de mesas para quem não quer fumar?

    Sabe, não tenho nenhum problema com os fumadores, mas acho intolerável faltas de respeito. E mandarem-me com fumo para cima é faltar-me ao respeito. Apenas por aqueles (e são muito) fumadores que não respeitam nada nem ninguém, acho que a lei é apenas tão rigorosa quanto deve ser, e que deveria ser de aplicação quase imediata (3 a 6 meses no maximo).

    mpneves

    ResponderEliminar
  2. Vamos para 50 anos atrás. Aliás, parece-me que, ultimamente, tem havido muita discussão sobre um senhor que protagonizou essa época.
    Reconheço que nem todos (talvez a maioria) não é conscenciosa em relação ao seu fumo (acrescento também um mea culpa em momentos de distração), mas concordo que para uma sociedade dita democratica começamos a parecer uma ditadura muito hipocrita.
    Estou à espera que proibam o sal, porque faz mal à saúde...
    Mas sempre é mais fácil proibir do que educar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ingerir sal ou outro tipo de alimentos só prejudicam a saúde de quem os come nada mais, ao contrário do fumo do cigarros.
    Isto trata-se de uma questão de ter direito à saúde e não de direito de fumar, porque alias ninguém impede ninguém de fumar, unicamente em espaços que não possuam condições para tal, pode sempre deslocar-se e fumar no exterior ou então numa sala preparada para o efeito.

    Esta lei veio dar resposta à falta de respeito e civismo que muitos fumadores praticavam.

    Sendo eu fumador, concordo plenamente com a lei.

    ResponderEliminar
  4. se o teu pai tivesse morrido e se tivesse provado que a causa foi ser fumador passivo já nao sei se terias a mesma atitude.
    Concordo que a lei é muito
    restritiva...mas é favorável a nenhuma!
    Mata-te, mas não arrastes ninguém contigo...
    Sem contar com a importante medida pedagógica, dos que aproveitam a lei pra deixar de fumar e aqueles k por causa dela não começam seker.
    Parece-me k o estado não tem k impõr qualquer moral na sociedade, mas se virmos k por cada menos 1% de fumadores são centenas a deixar de morrer por essa causa, na relação custo benefício, Portugal de certeza que sai a ganhar.
    Portugal não pode ver uma das grandes causas de morte do país e não intervir.
    E foi Portugal k escolheu, não o governo, caso não saibas o governo não tem competencias legislativas, só a assembleia onde esta medida foi aprovada por uma grande maioria(assembleia é portanto a expressão nos países democráticos da vontade de um povo)
    Tabaco é uma droga! percebam isso!
    Não tenham orgulho em demonstrar em público ou perante os vossos filhos uma das grandes causas de morte do vosso país...enquanto as pessoas não se aperceberem dessa realidade, vão continuar com essa atitude de orgulho de fumador e a serem tratados cada vez mais como a excepção e doentes(viciados) que são!
    Se calhar se vissem um drogado no shoping a drogar-se não iam gostar(mas isso seria liberdade para vocês)e no entanto este não incomoda ninguém nem mata ninguém. É incrível como se banalizou uma droga tão mortal a este ponto...

    ResponderEliminar
  5. E se eu não quiser fumar? Dás-me escolha de estar num sítio qualquer sem levar com o fumo, o que implica todas as partes más e nenhuma boa de fumar? É porque isso é que é liberdade.

    ResponderEliminar