Páginas

terça-feira, março 13, 2007

Santarém cresce e aparece

Impressões avulsas de um dia em Santarém:

1- Vai-se de Lisboa a Santarém tranquilamente ( obrigado Bento!) com o cruise-control nos 150 km/hora ( o limite de tolerância nos radares da BT). Passada a confusão da A5, Segunda circular, e troço da A1 até Vila Franca, depois é passeio.

2- Santarém tem novos acessos que põem a cidade mesmo no centro do país. Dali se vai para o Porto, Algarve e Lisboa, em auto-estradas magnificas.( Que diabo nem tudo é mau no burgo!)

3- A cidade está muito bem organizada, nos acessos e, lá no centro, vê-se obra feita. Há harmonia, casas velhas a serem reabilitadas. Sente-se a História e sente-se que é uma cidade habitada por gente de idade e jovens.

4- Moita Flores, Presidente da Câmara, está a arrasar os privilegios dos funcionários camarários mas os habitantes estão a gostar do estilo. Moita dá pimbas, cultura, festa brava. Este fim -de- semana há tourada, tascas improvisadas, festa. O autarca gosta de bons carros mas vai de bicicleta para a Câmara. Quem sabe, sabe...
A cidade vai crescer e parece haver planos para mudar a Praça de Touros e fazer uma nova envolvente virada para a animação. Tintól, touros e tradição. A estátua a Salgueiro Maia está de pé, depois de tirada de um armazém. Foi preciso vir um PPD para fazer o que um PS ignorou. Pagou nas urnas.

5- As igrejas de Santarém são sublimes, as ruas tranquilas, até a luz ajuda.

6- O velho e lindo Mercado Municipal agoniza com a concorrência desleal dos supermercados. SOS: vai fechar em breve, façam qualquer coisa!

7- O incêndio no teatro Damasceno (?), no passado fim-de-semana, é um crime e a recuperação devia ser feita pela câmara respeitando a traça original.

8- A tasca "A Quinzena" é a descoberta do ano ( para mim). Há muito que não comia tão bem, num ambiente tão bom, com um serviço tão bom e por... 7 euros. Verdade! Espero bem que figure no Boacama boamesa.

9- Regressar pela estrada antiga a Lisboa, via Benavente, é outra boa experiência. Os campos verdes, os agricultores a venderem à beira da estrada, as novas construções que revelam a mudança de muita gente para aquela zona está à vista.
É tudo mais barato e a qualidade de vida é muito melhor do que em Lisboa.

A província somos nós lisboetas.

3 comentários:

  1. Luiz,

    obrigado pelo excelente roteiro por Santarém. Vou precisar lá ir nos próximos dias e assim vou um pouco melhor informado. Conheço mal Santarém, fui lá algumas vezes em trabalho mas sempre direccionado. Pelo vistos está mais acolhedora agora, na altura havia muitas obras.

    E Santarém aqui tão perto...

    Um abraço,

    Alex

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom ouvirmos coisas boas e bonitas da nossa terra e das nossas gentes.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Epah...Não promovam demais Santarém , se não daqui a nada está feiro mais um subúrbio de Lisboa.
    Santarém é muito longe de Lisboa, gasta-se muito combustível, tem pouca ou nenhuma animação nocturna, É um dos concelhos com índice de sinistralidade automóvel elevado, as temperaturas são extremas e igualam-se a Beja. É só coisas más !!!

    ResponderEliminar