Páginas

quinta-feira, março 29, 2007

Moda Salazar

Marcelo Caetano vai ser homenageado no Rio de Janeiro

Os velhadas estão a voltar.

Salazar acaba de ser vingado num concurso na televisão estatal. A RTP que fez 50 anos, fez mais pela memória de Salazar em meia dúzia de horas de emissão do que os saudosos do antigamente, os frequentadores da velha senhora. A própria RTP se tornou numa velha senhora, ela que durante anos foi a senhora do regime deposto no 25 de Abril.

Por incúria, falta de rins, por ingenuidade e pânico, a RTP fez tudo ao contrário no concurso e acabou por se ver com um fantasma no armário. Se toda esta palhaçada se tivesse passado numa televisão privada a Entidade reguladora já tinha começado a cuspir e a ameaçar. Como foi na RTP foi serviço público. E que serviço !

Salazar ganha na TV. Salazar vai ter museu em Santa Comba.

A irmã Lúcia fez 100 anos que nasceu e vai ter também um museu no Carmelo.
Mais um golo do antigo regime.

Marcelo Caetano é recordado no Rio de Janeiro com pompa e circunstância numa cerimónia onde estará Rui Patrício, ex-ministro do regime.

Salazar é representado no Teatro Dona Maria.

A filha do pide Silva Pais dá livro e peça de teatro...

Provavelmente ainda muitas outras figuras do regime antigo serão devolvidas à História. Portugal precisa de exorcizar os seus fantasmas.

Esta semana o jornal espanhol El Mundo começou a oferecer uma colecção de selos e notas do regime franquista, cópias claro. Imaginam uma colecção destas sobre o salazarismo dada em Portugal por um jornal de referência ?

Estamos ainda muito preconceituosos com o regime passado e isso é mau: repõe saudosismos e nostalgias doentias mitificadas, boas para cresceram num período sem horizontes, nem ânimo, nem nada.

5 comentários:

  1. Portugal não exorcizará fantasmas tão depressa. A pretensa ruptura ocorrida após quatro décadas de ditadura foi vivida por um curto período de tempo, logo após a queda do regime.

    Pense nisto: o medo que se viveu durante esses anos de opressão transitou para a actualidade: medo da entidade patronal, dos amigos, da família. A diferença reside em que, hoje, em dia somos livres para ter medo...

    ResponderEliminar
  2. "...A diferença reside em que, hoje, em dia somos livres para ter medo..."
    Este comentário é sublime...!
    Porque não tenham dúvidas os pides continuam aí, sem vergonha e disfarçados de democratas.

    ResponderEliminar
  3. Con Franco vivíamos mejor

    ResponderEliminar
  4. El Mundo, jornal de referencia

    ResponderEliminar
  5. ABC de Carcalejos = Diario inane. Carcalejos hunde el ABC

    ResponderEliminar