Páginas

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Vídeo mostra ataque americano contra militares britânicos no Iraque


Erro causa morte de um soldado do Reino Unido

O site do jornal britânico "The Sun" publicou hoje um vídeo de um caça americano que atacou, por engano, uma coluna militar britânica em Março de 2003, no Iraque. O ataque resultou na morte de um soldado do Reino Unido.

O vídeo foi filmado a partir do "cockpit" de um caça A-10 norte-americano e mostra o momento em que o piloto discute com outro piloto os pormenores do ataque.

As imagens mostram ainda o momento em que os pilotos se apercebem do erro e exclamam "We're fucked!"

Andrew Walker, responsável pela equipa de investigação britânica, denunciou na passada sexta-feira a recusa do Ministério da Defesa do Reino Unido em publicar as imagens do ataque. O Governo britânico alegou que "o vídeo pertence aos Estados Unidos e o Ministério da Defesa não tem o direito de o publicar sem a sua permissão".

Porém, foi feita uma cópia do vídeo para um inquérito interno, que acabou por ser tornada pública. Numa reacção à divulgação do vídeo pelo "The Sun", um porta-voz do Pentágono afirmou que a Administração norte-americana nunca publica documentos que fazem parte de uma investigação e acrescentou que "quem divulgou o vídeo para o exterior foi responsável por um crime".

Este ataque contra uma coluna militar britânica que se deslocava nas imediações da cidade iraquiana de Bassorá acabou por matar o militar britânico Matty Hull, de 25 anos.

O ataque aconteceu em Março de 2003, ao sétimo dia da invasão norte-americana do Iraque para derrubar o regime do Presidente Saddam Hussein.( Público)


VEJA AQUI O VÍDEO

Sem comentários:

Enviar um comentário