Steve Jobs, incitou as maiores editoras discográficas do mundo a venderem online as suas músicas sem o actual software de segurança, que previne a pirataria dos ficheiros.
Para Steve Jobs, a abolição do software de protecção anti-pirataria de música, conhecido como «digital rights management» (DRM), seria uma boa medida para os consumidores e até para as próprias editoras, argumentando que este é ineficaz no combate à pirataria.
A Apple tem vindo a sofrer pressões para compatibilizar as músicas vendidas na sua loja virtual iTunes com outros leitores de música, já que estão restringidas ao leitor que a própria empresa comercializa, o iPod.
Desde Junho de 2006, associações de consumidores de vários países da Europa têm recebido queixas sobre a Apple, relativas à incompatibilidade das músicas do iTunes com aparelhos de outras marcas.
Referindo-se a esta situação, Steve Jobs afirma que, a abolição do DRM permitiria a todos utilizadores de mp3 o acesso às músicas de qualquer loja virtual, incluindo a iTunes.
«É claramente a melhor alternativa para os consumidores, e a Apple iria envolver-se a 100% nesta iniciativa», declarou.
Os analistas referem que esta medida iria reforçar a posição da Apple como líder do mercado da música digital.
A loja virtual de música da Apple, iTunes, vendeu cerca de 2 mil milhões de músicas, desde que foi lançada em 2003, e conta com mais de 70% do mercado de música digital dos Estados Unidos.
Segundo Steve Jobs, caso a protecção DRM seja retirada, a Apple estará em condições de criar um sistema de download, que permita a compatibilidade das suas músicas com outros leitores, para além do iPod, inclusive o Zune, recentemente lançado pela Microsoft.
Neste sentido, apelou às quatro maiores editoras discográficas - Universal Music, EMI, Sony BMG Music e Warner Music - que iniciem a comercialização dos seus catálogos de música sem restrições DRM.
A EMI está já a avaliar a proposta, mas a Universal Music não quis adiantar qualquer comentário.
O Emusic, site de download de músicas livres de DRM, no formato mp3 compatível universalmente, reagiu positivamente à ideia de Steve Jobs, das editoras abolirem o software anti-pirataria.
«O DRM serve apenas para restringir as escolhas dos consumidores, impede a evolução do mercado da música digital e torna os consumidores cúmplices involuntários das ambições das empresas tecnológicas», afirmou David Packman, responsável da Emusic.
«Os consumidores preferem um mundo no qual o material que compram possa ser lido por qualquer aparelho, independentemente da empresa que o fabrica, e livre de restrições de utilização arbitrárias».
Diário Digital / Lusa
O tempos mudam. Em New York século XIX a cidade tinha um grande problema: COCO de cavalo das corroças. Os administradores chegaram a uma previsão alarmante: No final do século o volumém de coco ia afogar a cidade... as coisas mudam: Ford e seu modelo T preto terminaram com as carroças e por tabela com o Coco. Moral: td é um problema de adaptação a mudança.
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