Páginas

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Pinto da Costa e Reinaldo Teles na PJ do Porto

O recente caso de violação do segredo de justiça pelo jornal desportivo online Sportugal motivou esta segunda-feira a audição do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, na Polícia Judiciária do Porto, revelou à Agência Lusa fonte policial.

Segundo outra fonte contactada pela Lusa, Pinto da Costa foi ouvido por uma equipa de elementos da PJ, na qualidade de testemunha.

A inquirição de Pinto da Costa e do vice-presidente portista Reinaldo Teles durou cerca de três horas.

À saída, o presidente dos «dragões» declarou: «Fui convocado na semana passada, vim porque me chamaram. Estive como testemunha porque fui chamado cá».

O site Sportugal disponibilizou há mais de uma semana um ficheiro do despacho assinado pela procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, responsável pela investigação, que determina a reabertura do processo referente a um encontro entre o FC Porto e o Estrela da Amadora da época 2003/04, sobre o qual recaem indícios de corrupção.

Posteriormente, elementos da PJ estiveram na redacção do Sportugal para recolherem provas de alegada violação do segredo de justiça, relacionada com a divulgação do despacho da magistrada Maria José Morgado, no âmbito do processo de corrupção no futebol português «Apito Dourado».

Contudo, o jornal Público já havia noticiado que Ministério Público decidira reabrir o processo contra Pinto da Costa, relativo ao jogo FC Porto-Estrela, na sequência do depoimento de Carolina Salgado, ex-companheira do presidente do FC Porto e autora de um livro que denuncia actos ilícitos no futebol português intitulado «Eu, Carolina».

Pinto da Costa tem sido investigado no âmbito de casos associados ao processo de corrupção no futebol «Apito Dourado», mas não tem qualquer ligação com o processo principal, cujo debate instrutório começa terça-feira.

Diário Digital / Lusa

1 comentário:

  1. Será? Ainda não estou convencido. Este país tem mais escapatórias que uma pista de formula 1

    ResponderEliminar