Páginas

quinta-feira, dezembro 21, 2006

O que custa em Portugal é saber viver

Entrámos na semana da paz e da concórdia. Logo vou acabar aqui com polémicas e criticas.

Durante duas semanas vou tentar (tentar) só dizer bem.
Um amigo meu muito cínico dizia-me há anos que a melhor maneira de destruir o inimigo é elogiá-lo. Deve ter razão já que é um homem de sucesso, só que tem a vida destroçada por uma tristeza latente e profunda, uma mágoa contida, enfim: uma vitória para nada.

Como não sou cínico tenho dificuldade em disfarçar sentimentos o que me torna muitas vezes interessante (a falta de modéstia é própria de arquitontos) mas prejudica-me a maior parte das vezes.Portanto: estou tramado sem poder dizer mal de alguém.

Nem da polícia. Vejam lá: mandaram-me parar há pouco numa operação stop aqui em Oeiras e não me multaram apesar de não trazer o papel da carta verde. O Range está zarolho e eles nem viram.

Aqui a minha cultura de esquerda funciona. Os polícias são filhos do povo, estão ali ao frio como os repórteres, não há nada como um cumprimento bem aberto:" Boa noite senhor guarda! Isto hoje está mau, está briol. Quer os documentos? É já a seguir." Pode deixar-se cair de seguida: " Era por aqui que morava aquele sacana do Coelho que foi Ministro da Administração Interna e vos lixou os aumentos.

E a despropósito: O Isaltas é que sabe: a amante tramou-o mas ele não brinca em serviço. Por acaso o amigo não me sabe dizer o resultado do Benfica?". Está tudo em ordem? Boa noite e Bom Natal senhor guarda.

Ligo o pisca para a esquerda, ponho os faróis em mínimos para não se topar o médio fundido, acelero lentamente, e ainda aceno ao bófia.

O que custa é saber viver em Portugal.Na Califórnia tinham-me dado voz de prisão, vasculhavam-me a camioneta, perguntavam se pertencia ao sindicato... mas com uma condição prévia: tinha que ter feito qualquer manobra proibida.

No estados Unidos jamais um cidadão é incomodado na rua se o seu comportamento for normal.

3 comentários:

  1. Com que então, conversa da treta com a bófia...!
    Teve sorte em não ser um " ... GNR com um taxímetro para facturar na estrada...(cito)"!
    Ainda existem horas de sorte.

    ResponderEliminar
  2. "... Nos estados Unidos jamais um cidadão é incomodado na rua se o seu comportamento for normal... (cito)"
    Pois é!
    Mas prendem em Guantanamo sem qualquer respeito pelos direitos, liberdades e garantias... e em alguns dos seus estados praticam a pena de morte!
    Luiz, desculpe lá, mas parece que ainda não se curou da gripe.
    É que defender os estados unidos, a esta hora da noite, até me tira o sono.

    ResponderEliminar
  3. Não defendo nada nem ninguém. Os Estados Unidos são muitos estados e muitos estados de alma e de política. É para o pior, mesmo mt. mau mas é tab. para o melhor. Aquilo baralha.

    Abraço

    ResponderEliminar