domingo, dezembro 03, 2006
Comentaristas raivosos
Relendo agora na calma os comentários feitos ao meu post sobre o BESfoto, Catrica, Siza e tal, verifico que há uma enorme intolerância quando se manifesta uma opinião de forma mais frontal, desabrida e sincera.
Na verdade vivemos num país cavaquista onde o que está a dar é o consenso, o cinzentismo, o politicamente correcto.
Fotograficamente falando é incorrecto criticar alguns artistas que fazem parte de circuitos dados como credíveis e inabaláveis. São vacas sagradas.
A forma violenta, agressiva e arrogante com que alguns dos comentadores anónimos me atacaram mostrou bem que eu estava certo: a matilha quando atacada reage em conjunto e torna-se mortal. Muitos destes sonsinhos da arte podem parecer artistas frágeis, sensíveis mas quando postos em causa mostram a sua raça: ferram pela calada.
Usam todas as estratégias baixas para denegrir os outros. Começam por criticar erros de ortografia dados na pressa da escrita e atiram-se quais gatos a bofe às minhas fotografias. Eu ralado....
Alguém muito próximo me dizia há pouco que não devia dar confiança a esta gentalha e tem toda a razão.
Para quem sobrevive de subsídios, bolsas sem fundo e exposições medíocres o pior que pode acontecer é ser posto em causa e na praça pública. Os fotógrafos de pés de barro.
Imaginam o que seria deste grupelho se lhes cortassem os Encontros de Coimbra, os de Braga, os Besfotos, e o apadrinhamento de algumas câmaras ? Teriam de ir trabalhar, o que era problemático, pois a maioria nem sabe o que é a técnica mais básica da fotografia.
Não há pachorra... mas quem paga somos nós com os nossos impostos. Já pensaram nisso?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ora, ora, e eu tb não sei como é passar por isso?
ResponderEliminarmas olha que no fundo é giro vê-los... diga-mos incomodádos?
beijinhos e continua!
aanes
Gosto de passar por aqui, mas às vezes arrependo-me de perder tempo a ler o que diz. Muitas vezes é o sexo dos anjos... parece os encontros de fotógrafos em que passam todo o tempo a controlar as máquinas uns dos outros, as lentes, os flashes. Todos querem ter o melhor material... Mas afinal o que é que faz um bom fotógrafo? É saber toda a teoria e depois não a conseguir aplicar? É ser auto-didacta? É saber o básico e conseguir captar o instante decisivo? Eu, como observador, gosto de muitos fotógrafos, mas muitas vezes também borram a pintura... Para gostar de uma foto não preciso primeiro de ver quem a assina. Gosto porque gosto.
ResponderEliminarLúcio
Para quem diz que "...Refugiado no Alentejo passei boa parte do dia a ler jornais e revistas..." e "que recuperou a serenidade...", é caso para dizer que a viagem para Lisboa lhe fez mal "aos fígados".
ResponderEliminarNinguém é obrigado a aqui vir, é verdade que as polémicas são úteis, que o cavaco é cinzento... blá, blá, blá...
Mas, pensei que já lhe tivesse "passado a mosca".
O blogue é seu e o computador é meu...
É pena, porque o nível está de novo a baixar e, apesar de não perceber nada de fotografia, gosto de boas polémicas...
Só que esta já enjoa e que quem começa a ficar mal na fotografia é você.
Comentaristas raivosos? Parece-me que o único comentarista raivoso é o senhor. O senhor diz que gosta de alimentar polémicas mas isto nem polémicas são! Na realidade são frustrações e inveja disfarçada de polémica, vindo de uma pessoa que fala em frontalidade mas que utiliza o seu blog pessoal para atacar e desprezar o trabalho de outros. Já alguma vez disse à Teresa Siza o que pensa dela? Ou ao Albano? Tinha igual opinião do CPF quando esta instituição adquiriu uma obra sua, ou nessa altura até achou que eles estavam a agir bem? Deixe-se de falsidades e desça do seu pedestal. O grupo de fotógrafos que você tão educadamente mete no mesmo saco e apelida de «grupelho» são, na sua maioria, pessoas que trabalham muito para realizarem os seus trabalhos e exposições. E tem noção de que muitos desses fotógrafos não têm a felicidade de ter um salário certo e elevado como o seu e que só através destes apoios conseguem os meios para os realizar (meios esses, que muitas vezes são insuficientes, mas isso o senhor não quer saber, para si são todos subsidio-dependentes!).Sabia que a maioria dos grandes trabalhos da história da fotografia ó foram possíveis através de encomendas e bolsas privadas e públicas? Cito-lhe Walker Evans e Robert Frank, entre outros. Acha que estes fotógrafos também fazem parte desse grupelho? E o Robert Adams? Vencedor do Deutsche Börse de 2006, também um prémio patrocinado por um banco? Também não tem valor para si? O senhor fala do alto do seu pedestal com a sua leica m8 ao peito e os seus canudos universitários e as suas viagens de condor ao lado do Durão Barroso! Acorde para a realidade e eduque-se! O senhor nem sequer é politicamente incorrecto, mas apenas mal-educado e frustrado. Cinzenta, só mesmo a sua mente!
ResponderEliminar«A forma violenta, agressiva e arrogante com que alguns dos comentadores anónimos me atacaram mostrou bem que eu estava certo». E a forma como tratou os trabalhos e a ética daqueles de quem obviamente não gosta? Foi cortês? Só mesmo na sua mente e no seu pequeno reino de azedume que é o seu blog!
ResponderEliminarEhehehe!! Ó Luiz, olhe que isto não tá nada fácil...
ResponderEliminar