Páginas

domingo, novembro 26, 2006

D. Duarte, um rei turbodiesel CDI


Em 1983, quando trabalhava no semanário tal e Qual fui com Zaida Tristão a Santar ( Viseu) entrevistar D. Duarte. Ninguém falava na altura em D.Duarte. Foi uma entrevista histórica.
D. Duarte aparecia sentado num trator com a quinta atrás. O título de Hernâni Santos, chefe de redacçaõ do T&Q era: "D. Duarte, um rei a gasóleo".

O título era fenomenal e mostrava que tínhamos um rei ronçeiro como o eram os carros a gasóleo de então.

Fomos recebidos de uma forma afável. Almoçámos no meio de uma conversa muito divertida. O nosso rei demostrava sentido de humor e uma cultura surpreendente. Já falava em ecologia e verdes!
Fiquei fã de D. Duarte. Passados dois anos voltei lá com Fernanda Dias para o entrevistarmos para a Nova Gente. D. Duarte repetiu as piadas, as frases, era como se fosse uma remake.
Mas continuei a gostar do nosso rei.

Há 4 anos estive com ele num rally de scooters entre Sintra e Lisboa às 9 da manhã. Lá estava o António Homem Cardoso, meu amigo e fotógrafo da Casa Real. Há meses fotografei-o na sua casa de Sintra. Sou sempre bem recebido por ele e fico sempre encantado com a sua sensibilidade e o seu sentido de humor.

Claro que fotogafei o seu casamento e o baptizado do infante. Em ambas as cerimónias consegui-me infiltrar para grande espanto e irritação do Homem Cardoso (eheheh!!).

Esta semana na Caras D. Duarte dá uma entrevista muito boa, com excelentes fotos do António Homem Cardoso.
Ele dá uma imagem de si que poucos têm a humildade de dar. Revela que detesta roupa e sapatos novos ( como o compreendo) e mostra uma dimensão humana notável.
Não sou monárquico mas às vezes apetece.
Vou pensar no assunto...

1 comentário:

  1. Caro Amigo

    Se tiver essas fotos (revista9 mande-me se puder em digital. Sou o autor do livro Dom Duarte e A Democracia e gostaria de ter o máximo de material para nova edição.
    Percebo o seu comentário sobre a simplicidade do rei. Mas não é isso que todos nós queremos? Ser simples ?
    Se tiver tempo veja o nosso
    http://blog-de-causas.blogspot.com/
    Com estima
    Mendo henriques

    ResponderEliminar