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quarta-feira, outubro 18, 2006

O jornalismo do papá já era

Penso que não há dúvidas em ninguém que o jornal inglês The Independent é um jornal de referência praticando um jornalismo sério.

Há pouco estatelado no sófá com a TV a dar uma entrevista com Carmona Rodrigues ( já lá vamos...) passava os olhos pelo jornal.

Manchete: toda a história da adopção do pequeno David por Madonna no Mali. Depois lá dentro um grande desenvolvimento da história e mais outra peça sobre Boy George.

Nas centrais duas enorme fotos recortadas de um Bentley GT e de um Rolls Continental num comparativo entre os dois carros, com preços, características técnicas e... a gente famosa que possui aquelas obras da arte e da engenharia.

Outro artigo sobre o significado dos beijos e as diferentes atitudes e sentimentos que um beijo pode revelar. Para ilustrar o artigo uma série de fotos sobre famosos beijando em circunstâncias diversas.
A verdade é que a imprensa está a mudar, e de que maneira, os conteúdos e a forma de os apresentar.
Deixou de haver notícias tábu ( salvo seja, safa!) e a importância de dar ao leitor assuntos ligeiros mas bem contados fazem toda a diferença.

O jornalismo do papá está a sucumbir e nós temos de avançar para novas estratégias de conquista dos leitores, sem caírmos na tabloidização.

2 comentários:

  1. A questão é sempre a dictomia entre o acto de comunicar do jornalista e o acto de vender da empresa de comunicação.
    É talvez aqui que a web venha a ganhar, a menos que os empresarios, e quem esteja por de trás deles, mudem de atitude!

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  2. Como os jornais, em geral e por cá, não trabalham muito a informação, como evitar a tabloidização? É tão difícil, quiçá, como fazer bom jornalismo?

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