Páginas

quarta-feira, outubro 11, 2006

Fatal mais rápido do que alertas SIC

Deixem-me ser vaidoso: quando postei a notícia abaixo sobre o acidente com o avião em Nova Iorque fui mais rápido do que o serviço de alertas SIC que eu subscrevo. Só passados alguns minutos é que recebi o alerta.

Isto prova que hoje as notícias podem andar muito rápido e até um bloguista sem expressão armado em jornalista(!!) pode dar uma notícia primeiro do que um site com uma estrutura organizada.

O segredo da internet está na agilidade e não na burocracia.
Não estou a dizer que isso aconteça na SIC que tem uma excelente equipa coordenada pelo meu amigo Ricardo Rosa, grande cúmplice multimédia nos projectos Impresa, com quem adorei trabalhar).
O que quero dizer é que é possível dar notícias na net sem grandes redacções. Mas...mas tem de haver sempre uma redacção com cultura net e isso não se pode ir buscar à redacção do papel, apesar de a convergência ter mesmo que existir.

A redacção online é astuta, rápida, imaginativa, um corpo capaz de responder ao minuto, a redacção do papel colabora depois em trabalhos mais aprofundados fazendo a ponte entre as duas edições.
É uma opção discutível, mas há uma coisa de que tenho a certeza: é infalível, sobretudo se partirmos de um patamar onde a redacção tradicional está demasiado presa a métodos de trabalho de há 10 anos.

Outra certeza : é a notícia, a agilidade, a provocação ao leitor, o factor surpresa, que atraem as audiências na net.
Fazer dos leitores uma comunidade de leitores.
Para isso há que envolver a audiência, fazer sentir aos visitors que o site, aquele site onde vão é deles e que eles têm ali o seu quinhão de participação efectiva: comentários, blogues, videos, fotos, jornalismo do cidadão, por aí fora.
Fazer da net um suplemento da edição de papel é mortal.

4 comentários:

  1. Anónimo12:05 a.m.

    Bom, e astuto, post. Por mim afixava-o em qualquer Redacção de Jornal. Como sabemos, todas se transformaram em copuy-pastes da net, sem trabalhar sequer a informação já que agora quase não dão nada em 1º lugar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:25 a.m.

    Bom dia.
    Excelente post.

    P.S. Deixei de ter actualizações RSS Feeder do seu blog. Algum motivo em especial?

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que se passa com o RSS feeder, talvez seja porque caí na patetíce de actualizar com o novo upgrade e agora tenho fantasmas nas fontes.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:03 p.m.

    O Luiz de facto é uma verdadeira máquina!!

    ResponderEliminar