Páginas

domingo, outubro 01, 2006

Coffee com Annan e Durão no Falcon


Durão Barroso e Kofi Annan fotografados por Luiz Carvalho e Luiz Carvalho fotografado por Kofi Annan

À minha frente Margarida Sousa Uva lia o Paris-Match com uma reportagem sobre o marido Durão Barroso.
Na outra fila do corredor do pequeno Falcon a jacto alugado pela Comissão Europeia, o Presidente falava descontraídamente com Kofi Annan.
Eu sentia-me um privilegiado.
Viajava tête-à-tête com dois dos homens mais poderosos do Mundo.
Nas filas de trás ia o meu colega Daniel do Rosário, correspondente do EXPRESSO em Bruxelas, o correspondente do El Pais e o staff de Durão Barroso.

Ser fotógrafo traz destas vantagens e cativa lugares especiais.
Durão Barroso tinha convidado o EXPRESSO na sua viagem a St. Petersburgo à Cimeira do G8.
Ia sentado naquele lugar para poder fotografar melhor o ambiente da viagem, em especial o Presidente da Comissão e o Secretário -geral da ONU.

Ao princípio Durão Barroso não estava à vontade com a câmera e eu tive o cuidado de não insistir muito em fotografar. Quando senti que era o momento pedi-lhe e foram minutos muito divertidos.
Ao ter perguntado a Kofi Annan se não se importava que eu o fotografasse ele respondeu que só com uma condição: se lhe desse depois as fotografias- rindo-se.

Pediu-me a Canon emprestada, pegou-lhe sem saber onde era o disparador, depois começou a fotografar-me. Tirei entretanto a minha pequena câmera de bolso Ricoh GR ( trago-a sempre comigo) e comecei a fotografar Kofi a fotografar-me ( uma confusão!).Entretanto Margarida Sousa Uva, que sempre quis ser fotógrafa, pegou na minha pequena câmera e começou também a disparar. Fotografámo-nos uns aos outros, depois já era o staff que também queria ser fotografado ao lado do "patrão" e de Kofi Annan. Muito divertido.

Quando voltei a ter a Canon nas mãos não perdi tempo e comecei a disparar. O ambiente era de tal forma descontraído que permitiu ter feito a fotografia que o EXPRESSO publica esta semana em grande formato: Durão e Kofi em amena e bem disposta cavaqueira.

Foi o meu director Henrique Monteiro que gostou da fotografia (ela tinha sido usada em teste para um dos números zero do berliner) e a quis publicar com grande destaque pedindo um texto a Durão Barroso.

Fiquei muito feliz com esta publicação e é a prova de que uma fotografia quando tem interesse pode gerar acontecimentos, caso do texto de Durão Barroso, e tornar-se numa fotografia que mexe connosco.

( também em www.expresso.pt)

5 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=Plqn8-yDEkg

    ResponderEliminar
  2. Ricoh? Então não tinha uma Epson?

    ResponderEliminar
  3. O impacto é grande quer pela dimensão da foto quer pela sua qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Também tenho uma Epson e uma Ricoh GR ( para andar dentro do bolso do casaco)

    ResponderEliminar