sexta-feira, setembro 01, 2006
Ocaso,Sol e o Navio Almirante
Este Setembro traz uma rentrée animada nos jornais. O Independente encontra o ocaso ao fim de 18 anos, haverá um Sol nascente e um Navio Almirante que, ao fim de 33 anos, vai aparecer num novo formato, o berliner, falo claro está do EXPRESSO.
Estes três acontecimentos não podem deixar de conter coincidências e, pode dizer-se, marcas do destino.
O Independente nasceu contra o EXPRESSO; Paulo Portas, um dos fundadores, chegou a dizer que só deixaria de ser director quando vende-se mais um exemplar do que o EXPRESSO.
O Sol é um projecto que traz o mesmo estigma: fazer sombra ao título de referência, como uma família de herdeiros que quer matar o pai.
Quer o Independente, quer o Sol, nascem contra o EXPRESSO, ao contrário do Público que nasceu como projecto autónomo, sem querer ser alternativa ao EXPRESSO, apesar de ter sido fundado por uma esmagadora maioria de gente que de lá saíu.
Entretanto dia 9 o novo EXPRESSO no formato berliner vai ser um acontecimento: é o primeiro jornal naquele formato e já há quem lhe queira seguir o exemplo.
Dia 1 de Setembro é uma data com bom “karma”, não só pelo aniversário do fundador e do director do EXPRESSO coincidirem , mas porque os tempos são de ousadia e futuro.
A imprensa está mesmo a mudar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário