Páginas

terça-feira, agosto 29, 2006

O segredo de Natascha


A história de Natascha, a menina raptada aos 10 anos de idade e que agora fugiu do raptor e carcereiro, é de uma brutalidade e, ao mesmo tempo, de uma ironia cruel imprevisíveis. A história já foi contada com pormenores literários, gráficos e fotográficos, mas o que está por perceber é como uma criança se deixa seduzir pelo raptor ao ponto de o defender depois do seu suicídio, dando a entender que havia uma relação no mínimo sentimental entre eles...e que se esgotara, chegara ao fim, daí a fuga.

Mais: recusa voltar para a casa dos pais ( que entretanto se tinham separado) deixando-os de rastos. Natascha, agora adulta e livre, pode fazer o que quiser e lhe der na gana.
Isto vai dar azo a não sei quantos depoimentos de especialistas na matéria de síndromas, procurando explicar as manifestações mais recônditas da mente e dos sentimentos humanos.
Uma conclusão tiro eu, primário como sou nestas matérias - e noutras !- e que me atrevo a avançar aqui: eu já tinha percebido que a admiração e dependência dos oprimidos pelos opressores existe e se torna em vício, talvez em zona de conforto.
É o que explicará a raiva do subordinado perante o chefe autoritário, mas que o deixa órfão quando alguém o passa a tratar com deferência.
É o empregado explorado perante o patrão ganancioso, mas que quando chega o socialismo logo aceita e adopta o controleiro revolucionário.
É o conformismo da mulher maltratada pela besta do marido mas que acabará por "enganar" outro marido mais carinhoso e atento.

O Poder fascina e cria na verdade mecanismos estranhos: os da idolatria em nome da dor.
Não é só a mente que é perversa. A alma também.

1 comentário:

  1. Síndroma de Estocolmo...eu sei não ajuda a entender.

    ResponderEliminar