Páginas

segunda-feira, agosto 07, 2006

Fernando Seara: a Serra de Sintra não é o Estádio da Luz

Fernando Seara, o da Câmara de Sintra e não aquele tontasso dos comentários futeboleiros, pode sacudir a água do capote e vir dizer através de uma assessora, que o eucalipto que ontem caiu em cima de uma família, que fazia um piquenique, não estava em terreno da câmara. Mais: que nem sequer sabe ainda de quem é o proprietário.
De uma coisa não se livra: da evidente má gestão e conservação de tudo o que envolve o Parque da Serra de Sintra e que muito lhe cabe em responsabilidade. Acho que aqui a Direcção Geral das florestas, ou algo similar, terá ainda mais responsabilidade no abandono a que está devotada a Serra de Sintra.

Há meses, numa noite de luar, decidi ir passear sozinho no meu jeep pela Serra de Sintra. Juro que pensei: e se uma destas árvores me cair agora em cima quem me vai socorrer ? Estava muito vento e havia ramos a abanar por todo o lado.
A mata está ao abandono, cheia de mato e lixo, os ramos das árvores invadem as estreitas estradas. Há gente que continua a fazer fogo para piqueniques, não se vê guarda, nem o acesso é controlado a partir de certas horas.
A balda é total, o desleixo total mas Seara diz-se inocente.
É confortável arranjar desculpas burocráticas mas mais difícil de justificar a demissão política em casos como estes de evidente má gestão.

5 comentários:

  1. Portugal necesitaba un Seprona, como el de la Guardia Civil Española

    ResponderEliminar
  2. Caro Luiz,

    Sou leitor da Foto Digital, e tenho em consideração as suas opiniões, principalmente em relação ao instante fatal, que todos procuramos, mas também existem outros assuntos em que as opiniões são bem parecidas.
    Venho pela 1ª vez ao seu Blog e cá está , mais uma vez fala dos Parques de Sintra. Contarei a minha perspectiva.
    No passado dia 31 de Julho,(meu dia de aniversário, quiz dar a mim próprio a prenda de me ausentar do trabalho para fotografar a meu belo prazer) local escolhido Parque da Pena.
    4€ a entrada.
    Estive cerca de duas horas no parque, mas passados 10 minutos de lá estar, questionei-me com a seguinte pergunta: Qual a diferença entre andar no Parque da Pena e andar mato dentro? Não existe qualquer diferença exepto os 4€.
    Tudo cheio de lixo do mato. O lindo vale dos Lagos que em vez de serem 5 são só 4 pois um deles, que por acaso é o maior, esta roto, e logicamente a água infiltra-se e só ficam dez centímetros para o Cisne, se banhar. Questionei no local onde comprei o ingresso, acerca da situação!
    O melhor, é eles já tem a resposta estudada, a água do último lago evapora-se no verão!!!! Exepto a queles 10cm. Quem conhece o parque só se pode rir!!
    Há 3 anos que existe falta de manutenção. Se houver um incêndio, ou alguma catástrofe como a de ontem, uma coisa é certa, não existem responsáveis.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Marco, ainda bem que confirma aquilo que eu disse. o que se passa com o Parque de Sintra é uma vergonha , mas se formos aos outros, nomeadamente ao do gerês, os sintomas mantêm-se. Inacreditável.

    Abraço e volte sempre

    ResponderEliminar