Páginas

domingo, junho 04, 2006

Matança de Tianamen foi há 17 anos



A revolta de Tianamen foi há 17 anos. Era 4 de Junho, milhares de estudantes manifestavam-se em Pequin contra o regime comunista quando militares cercaram a Praça Tianamen e massacraram dois mil estudantes com tanques e baionetas.

Este horror, transmitido em directo pela CNN, e com a presença de dezenas de jornalistas ocidentais, correu mundo, pôs em causa o regime comunista, mas a verdade é que passados todos estes anos o que mudou na China foi o regime económico e não o político.
Um país, dois sistemas, assim tem conseguido a China crescer e desafiar o Mundo.

Hoje em Hong Kong, no Parque Victoria, milhares de pessoas reuniram-se para lembrar a triste data, com flores, velas acesas e cânticos à democracia. Ao contrário da “outra China” Hong Kong e Macau, devido aos seus estatutos de autonomia puderam manifestar-se lembrando a matança de Tianamen.

Há 17 anos da janela do quarto de Hotel, o fotojornalista Stuart Franklin da agência Magnum conseguia fotografar um manifestante resistente ao avanço dos tanques do poder comunista. Ganhou com esta fotografia o World Press Photo.

O cameraman português Mário de Carvalho, então ao serviço da cadeia ABC no mesmo local, diz num livro seu que o homem que desafiava o tanque estava a caír de bêbado, daí a sua aparente coragem.
Assim se fazem alguns mitos da História.

4 comentários:

  1. Hmm I love the idea behind this website, very unique.
    »

    ResponderEliminar
  2. Very pretty site! Keep working. thnx!
    »

    ResponderEliminar
  3. Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
    »

    ResponderEliminar
  4. Caro Luiz,

    Pela notícia da execução do cientista chinês, publicada hoje no Jornal O Publico, tomei a liberdade de usar o seu texto http://instantefatal.blogspot.com/2006/06/matana-de-tianamen-foi-h-17-anos.html no meu blog http://foradebenguela.blospot.com
    Espero não ter sido abusivo nem ter pecado pelo atraso.

    Abraços de Angola

    ResponderEliminar