Páginas

sábado, maio 06, 2006

A Encosta da Bica

Quinta feira passada, oito e meia da manhã. Encontro-me com os meus alunos de fotojornalismo, da Uiniversidade Autónoma de Lisboa, frente ao elevador da Bica. Proponho-lhes uma hora de vadiagem por aquelas ruas e ruelas, cheirando aqui e ali, numa atitude surrealista, o ambiente total daquele bairro lisboeta.

Na segunda, 1 de Maio, tal como aqui contei, tinha eu estado embevecido a ver o Costa do Castelo.

A encosta da Bica tem ainda muito desse cheiro alfacinha dos anos quarenta.

Dispersos os alunos, cada um com a sua digital, eu também fiz questão em me isolar e avançar para dentro da Bica.

Há 8 meses que não estava na rua numa atitude de repórter.
Afinal não perdi o treino, e a lata, tenho-o de dizer.

Primeira foto
: uma ruela em escadaria. Uma jovem de mini saia e ar gótico aproxima-se. Eu disparo, disparo e quando ela está a 2 metros peço-lhe para me deixar fazer-lhe um retrato. Ela acedeu de imediato. Ser abordada àquela hora, naquele sítio, podia dar direito a levar com um spray de autodefesa, ou com uma mala nas ventas.
Talvez ainda mantenha uma postura de algum charme, um dos encantos necessários para se fotografar na rua sem se passar por tarado.


O que me comoveu foi o encanto acidental deste bairro cheio de diversidade racial, de insolência mural, de sonoridade urbana e de museu vivo de uma cidade aberta.
Percebe-se porque tanto filme por ali tem sido rodado. Lembro-me de uma longa panorâmica no filme de Fonseca e Costa “Sem Sombra de Pecado” com a então jovem Vitoria Abril, uma das minhas actrizes- fétiche.

Passei pelo clube recreativo “Vai Tu” onde há 20 anos fotografei uma sessão de fado vadio. Tomei uma bica matinal num pequeno café onde o dono e um cliente discutiam a condenação à prisão perpétua do único acusado do 11 de Setembro.

Numa das mesas dezenas de diários gratuitos estavam expostos para serem distribuídos. Aliás, não havia ninguém que passasse na rua que não trouxesse um dos exemplares.
Como está a mudar o fenómeno da imprensa diária !


Uma semana de mudança também para mim. Voltei à rua a fotografar e assumi a coordenação da fotografia do EXPRESSO.

Maio maduro Maio…

Sem comentários:

Enviar um comentário