Páginas

terça-feira, outubro 18, 2011

O despudor do BCP e outros que tais

Por vezes descubro que ando a dormir na forma, quando lido com os bancos onde tenho as minhas misérias, os serviços da Zon, ou com um telefone de fio que esqueci ligado em casa.


Acabo de descobrir que o BCP, que passa a vida a chatear-me porque quer que eu aplique dinheiro em coisas que não quero, me cobra 10 euros por uma conta "prestige". Quer dizer: um banco falido, sem liquidez, a quem eu entrego o meu dinheiro numa atitude de optimista parôlo, cobra-me 10 euros para eu fazer o favor de lá ter o meu dinheiro. Devia ser ele a pagar-me, mas sou eu que pago!


O BES acaba de me cobrar 300 euros de um seguro da casa (obrigatório para o crédito) quando me cobrava 200. A casa desvalorizou, mas eles aumentam o seguro. E nem sequer contempla o pior dos riscos: os sismos.

A Zon reduziu-me em 20 euros mensais os meus custos com internet e tv, porque fui lá acertar as contas senão saía da operadora. Se não tivesse dado conta eram mais 20 euros.

A PT que oferece no pacote da MEO o velho telefone de fios, um serviço que não tem razão de ser nos dias de hoje, cobrou-me 35 € este mês por meia dúzia de chamadas. É um serviço gratuito que eles cobram a quem está distraído. Um roubo. E para desisitir do telefone parece que se vai iniciar um divórcio!

As empresas poderosas do mercado continuam a portar-se como donas dos clientes. Cobram à socapa, prestam maus serviços, são um Estado dentro do Estado. E os clientes aceitam pacificamente este estado. 

Eu com o BCP vou resolver a coisa. Se me cobram 10 euros para eu lá ter uma conta, que movimento e onde entra e sai dinheiro (não é uma conta parada), eu vou mudar a conta para o Barclays ou para o Deustch Bank. Esta gente tem de aprender e têm de ser os clientes a decidir. Acabou a mama.

Se a banca portuguesa julga que está no tempo das vacas gordas, engane-se. Há bancos estrangeiros a operarem em Portugal. São a mesma coisa? Não digo que não. Mas só o facto de mudar afecta-os. E isso é bom para os consumidores.

2 comentários:

  1. Relativamente à Meo (serviço que utilizo), tenho um telefone sem fios, e não em cobram chamadas porque escolhi a versão em que posso ligar para todos os numeros fixos sem pagar. Atenção que há numeros fixos de outras redes. Enganaram-me o 1º mês, depois alteraram isso tudo. Tb tirei o dinheiro da CGD, onde pagava o cartão de crédito e de débito e mudei para o activo bank onde não pago nada disso. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Depois de tudo o que aconteceu e estamos a viver a nível mundial e nacional, quem foram os principais culpados? As bancas e afins!
    Hoje devido à "incompetência" dos politicos, fazem e protagonizam o que querem e como querem!

    ResponderEliminar