Páginas

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Segredos de Porco Preto

O Mundo já estava perigoso, agora está cómico. As recentes revelações do wikileaks não nos surpreendem. Apenas confirmam aquilo que já sabíamos, mas não tínhamos a certeza de poder afirmar. Nada do que tem sido revelado se pode considerar grande segredo de Estado. Eu diria que são mais segredos do estado a que o Mundo chegou. O pior é ao que vai chegar. Por aqui a coisa ficava em modos de assim.

As opiniões dos americanos sobre Sócrates e Cavaco são hilariantes. E a confirmação de que Cavaco é vingativo e que acha o Chavez um louco, é um grande momento para a História. Aquela de não ter sido recebido pelo Jorginho Bush na Casa Branca, e que já quase todos nos tínhamos esquecido, é muito boa.

Afinal não foi só na Polónia, e em Angola, que Cavaco foi ignorado em viagem de Estado. A grande desfeita foi em Whashington, ainda por cima vinda do filho do velho Bush que recebera Cavaco-Primeiro com honrarias especiais.

Claro que Cavaco responderá (se algum porta-microfones se atrever no final de uma cerimónia corta-fitas) que as revelações "nem merecem resposta", da mesma forma que respondeu ao candidato do PCP a PR, quando este acusou o homem do leme de ter sido aquele que lançou a primeira pedra para o cemitério em que Portugal se encontra emparedado ( livre interpretação aqui do blogueiro).

Um Mundo cómico. No ano passado o ministério da Justiça gastou uma enormidade em computadores e uma impressora por cada caixote windows adquirido, na tradição do computador- máquina de escrever, mas hoje a procuradora Maria José Morgado, que no passado distante citava Mao Tsé-Tung, no passado recente apontava os fumos de corrupção, mas hoje ( baixando o nível) falava na importância do nível do toner na prevenção da criminalidade e na defesa dos direitos dos cidadãos. Amanhã ainda reclamará por lenha para queimar os processos eternamente adiados e prescritos pela inércia da Justiça. Embora, faça-se desta vez justiça, são pessoas como Maria José Morgado que mantêm a chama viva da luta contra a corrupção.

Desencantados podemos estar todos, mas de barriga cheia de risota. Um tempo bera mas onde a verdade ainda vem ao de cima. Essa é a força da internet, o carril por excelência da democracia.

Agora, aquela de Cavaco ter entregue na PIDE uma espécie de atestado de bom comportamento é que eu não sabia. Essa não!!!

5 comentários:

  1. Caro LC, Acabei de ler textos no seu blog e uma coisa é certa, cada vez que você fala a sério o silencio dos comentadores é absoluto, quando toca no "morte ao fado e queimem-se as guitarras" cai-lhe o Carmo e A Trindade. Por outro lado e acerca de A. Cavaco Silva sugiro-lhe uma antiga abordagem de Vasco Pulido Valente (numa ida revista K) nos tempos da Figueira da Foz, quando um desatento Soares lhe perguntou quem era o homem:
    - Se você quer evitar problemas faça-se de parvo, não o olhe, e nem sequer lhe aperte a mão.
    Já acerca de Sá Carneiro agora tão na moda, isto numa discussão entre o estadista misteriosamente desaparecido em Camarate e o alegre Coronel Carlos Galvão de Melo, este acabado de sair do seu Lotus Elán 2+2 azul e castanho bronze, ao sentir-se incomodado com uma perversa pergunta do estadista, misteriosamente desaparecido em Camarate insisto, lhe respondeu: "Desculpe mas não estou a habituado a ter conversas de homem para homenzinho". Ora essa é a meu ver a atitude que você deve ter, nunca se preocupar com homenzinhos, salvo para os colocar em dioramas com comboios miniatura da famosa marca alemã Marklin.
    HT

    ResponderEliminar
  2. Este nosso (pequeno e o outro) Mundo está uma paranóica confusão ou uma perversa confusão?!

    ResponderEliminar
  3. Pisa and Venice
    The mayors of Pisa and Venice had agreed to scandalize visitors to their cities, who had for centuries been equally charmed by Venice and Pisa, by secretly and overnight having the tower of Pisa moved to Venice and the campanile of Venice moved to Pisa and set up there. They could not, however, keep their plan a secret, and on the very night on which they were going to have the tower of Pisa moved to Venice and the campanile of Venice moved to Pisa they were committed to the lunatic asylum, the mayor of Pisa in the nature of things to the lunatic asylum in Venice and the mayor of Venice to the lunatic asylum in Pisa. The Italian authorities were able handle the affair in complete confidentiality.
    Thomas Bernhard The voice imitator, Excerpt

    Caro Anónimo, nem perversa nem paranoica e muito menos confusa, o que se passa é que pela natureza das coisas a confidencialidade está a deixar de o ser, passando os cidadãos a estarem a par do que se passa. Pior cego é o que não quer ver.
    HT

    ResponderEliminar
  4. Os deputados do PS acusados são “sopeiras de Lisboa, ao serviço do colonialismo”, com “mentalidade de escravos, descendentes dos marroquinos e dos ingleses aliados”, “um problema cavalar” e “um tratado de psiquiatria”. Não é por isso de fácil aturar esta gente mal-educada e maluca. Como diz o sonso do Manel Taralhouco:
    “Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não”.
    AJJ

    ResponderEliminar
  5. E aquela triste cena numa conferência de imprensa na Repª Checa, em que o 1º ministro ou Presidente Checo (gozou) com a situação particular do nosso País e não obteve resposta!... "de Estado"!

    ResponderEliminar