Páginas

domingo, fevereiro 28, 2010

Reconstrução da Madeira pode ser grande oportunidade

Jardim vai estar amanhã com Sócrates. A tragédia uniu-os. A natureza fez mais pela concertação institucional do que anos de guerrilha. Como dizia hoje o Professor Marcelo na sua derradeira intervenção na RTP: é como entre amigos desavindos. Um dia as coisas recuperam.

Mas o que eu querida dizer era só isto: se Sócrates anda tão entusiasmada em fazer obras públicas para fazer crescer o país, tem na Madeira uma excelente oportunidade para o fazer.

Investir na reconstrução ( e requalificação!) da Madeira é apostar no crescimento do turismo que vem de fora e na riqueza interna. Não é de certeza o mesmo que reconstruir escolas com projectos megalómanos ou fazer auto-estradas para nenhures.

Se andavam à procura de terra para meter dinheiro façam-no na Madeira. Mas com inteligência, sentido do progresso e cultura ambiental. Não gastem dinheiro em túneis inúteis, viadutos desenquadrados, em rotundas patéticas.

Pensem no que faz bem e faz crescer. Pensem nos pobres, naquela população abandonada, isolada, que ainda trabalha como há séculos e que foi a mais atingida pela tragédia. Aliás só morreram pobres.

Pensem nos pequenos comerciantes que ficaram sem o património de uma vida e sem forma de trabalhar e sobreviver. Ajudem-nos, já.

Ajude-se a Madeira com o olhar num futuro moderno, sustentado, equilibrado.

Se assim for está ali uma janela de oportunidade e uma referência para a utilidade das futuras obras públicas também no Continente. Obras para crescer e trazer conforto, segurança aos portugueses.

Que Deus os ajude e a inteligência os ilumine.

1 comentário:

  1. Um dia, já há alguns anos, em funções de inspecção, comentei que as obras em construção da nova sede dos serviços, não estando ainda acabadas, já evidenciavam sinais de infiltrações.

    O responsável distrital comentou comigo que «não te preocupes, quando o ministro vier inaugurar isto a gente tem esta porta fechada». Ao ler http://economico.sapo.pt/noticias/caiu-o-tecto-da-sala-de-espera-do-novo-hospital-de-cascais_83077.html lembrei-me daquele episódio.

    JJ

    ResponderEliminar