Páginas

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Mui Nobre e altruísta candidato e o resto

Olhar para o país procurando ligar factos torna-se divertido mas assustador.

Repare-se no que aconteceu nas últimas 24 horas: um território frenético.

Um relatório diz que afinal o Aeroporto da Portela pode durar mais 10 anos. Com a crise o movimento decresceu. Mas minutos mais tarde o Ministro das Obras Públicas vem confirmar o avanço do novo aeroporto. Loucura!!!

Quando a coisa estava mais calma, o Mário Crespo põe-se a mostrar uma t-shirt asquerosa em plena AR e confessa que já dormiu com ela. E para cúmulo multimédia começa a distribuir fotocópias imaginando-se nos anos 70! Degolas!!! Horas depois é o ex-ministro do tempo de Guterres que mandava na RTP a contar cenas lamentáveis do pivot solucionado no JN. E o assessor de Belém a por no site da Presidencia a carta que Crespo denunciou em crónica no JN.

Mas já o país se preparava para mais broncas no Sol, quando Rui Soares se demitiu da PT depois da PJ lhe ter andado a vasculhar a gaveta, enquanto Figo com ar de ingénuo e a falar aos jornalistas, sem ter atiçado os gorilas contra os fotógrafos, dizia que não tinha nada a ver com negócios com o PS. Todos sabemos que Figo é altruísta, tem uma fundação e jamais apoiaria Sócrates, ou qualquer outro produto, por dinheiro. Por desporto sim.

Mas...mas pensávamos que afinal as presidenciais eram lá para a frente, quando Mário Soares avança com esse às de espadas contra Alegre: o médico AMI, outro altruísta português, um homem bom, transversal, que não tem ambição nenhuma pessoal e que apenas quer espalhar pelo Mundo a caridade.

Fernando Nobre vestido de colete com bolsos, à aventureiro ou repórter, a montar tendas no Palácio de Belém e a distribuir pacotes de leite em pó pela Pátria doente, era um sucesso de Presidente. Tal como Passos Coelho (outro grande altruísta) Fernando Nobre sentiu o país a chamá-lo (não sei como, já que ninguém o conhece a não serem os médicos que por vezes o seguem em viagem e outros subsidiados!) e sobretudo aqueles soaristas ressabiados que preferem ver Cavaco na presidência a terem que estender o tapete a Manuel Alegre.

Claro que o Lello ainda não foi solto, mas o seu clone político Vitor Ramalho (outro grande altruísta da Alegria no Trabalho e grande altruísta para com a Fundação Soares) já veio dizer baixinho que a candidatura de Nobre era de considerar e só não lhe deu a bênção porque isso era, para já, desfaçatez a mais.Descaramento mesmo.

Mário Soares conseguiu a sua Pintassilgo de colete e tenda depois de terem falhado os empurrões a Monjardino, Gama, Sampaio e a ele próprio (nunca se sabe!!). Provavelmente para dividir ainda mais o eleitorado não-cavaquista, ainda irá buscar mais alguns peões de brega. Talvez uma mulher, uma poetisa, elegante de esquerda e que faça a ponte entre a cultura e a esquerda trauliteira. Lamentável. Ainda vem o Chavez apoiar Nobre.

Uma semana em cheio. Embora o país real esteja atrás destes panos.

País real foi o que eu vi hoje pela manhã no Hospital Júlio de Matos, seguindo Maria Cavaco Silva, onde dezenas de crianças foram ali deixadas para serem protegidas da violência doméstica, do abandono, da maior tristeza de todas. O abandono das crianças.

Claro que havia apenas dois jornais atrás da Primeira Dama e as televisões ainda estavam a digerir as imagens da t-shirt do pivot Crespo. Esse país é a nossa vergonha, mas também o nosso orgulho: ainda há Estado que protege e gente empenhada em ajudar quem precisa.

Lamechice? Talvez. Mas estou farto de altruístas muito voluntários que se transportam em Mercedes pagos pelo dinheiro de todos.

PS: declaração de interesses: o meu Mercedes foi pago por mim::))

4 comentários:

  1. Nas últimas eleições a candidatura de Mário Soares - já com mais de oitenta anos -não tinha condições para ser uma candidatura ganhadora e serviu apenas para retirar votos a Manuel Alegre e dar a Vitória a Cavaco Silva, candidato cuja vitória interessava muito ao PS do que a de Manuel Alegre.
    A candidatura do Dr Fernando Nobre servirá agora para dividir a esquerda e os votantes do PS e o resultado será a vitória de novo de Cavaco Silva. Estratégia bem pensada (ou não) para evitar de novo a vitória de Manuel Alegre. Assim o PS irá sem dúvida apoiar este candidato

    Zé da Burra o Alentejano

    ResponderEliminar
  2. Degolas!!!

    O que quer dizer?

    Seria Dégueulasse...! ?

    ;-)

    ResponderEliminar
  3. Muito bem postado Luiz....na mouche!!Agora que é que aquilo vai ser um "ALBERGUE ESPANHOL "...!
    Hoje sexta-feira vou ouvir o guru do norte C.Magno,depois vou-me divertir com outro que vai "mamar"pra S.I.C,o valentão-mata-pardais-alentejanos,o douto Miguelito S. Tavares.L.R.

    ResponderEliminar
  4. Atrás da primeira dama fazendo-lhe salamaleques mostrando comiseração pelas pobres criancinhas abandonadas,e em simultâneo vertendo veneno sobre quem já fez mais na vida pelos outros.
    E terá um mercedes?
    De facto o país com gente desta,torna~se assustador!!!

    ResponderEliminar