Páginas

domingo, junho 07, 2009

Teixeira dos Santos, um herói às arrecuas de Mercedes

É uma cena incrível: a SIC mostrou. Uma mulher avança para uma porta de uma garagem que se abre, certifica-se que um Mercedes S que está a sair transporta o ministro das Finanças e, a medo, avança para a frente do carro, enquanto um homem de alguma respeitável idade começa a levantar uma t-shirt com dizeres de protesto. São depositantes do BPP e estão desesperados. Um segurança tenta desviar outros manifestantes- que entretanto se juntaram ao protesto- e há logo uma preocupação de afastar os fotógrafos e as câmaras da televisão.

O carrão começa a recuar cautelosamente na rampa da garagem, um monstro que está assustado perante o desespero de alguém que confiou no sistema e que foi linchado. Esta imagem do carro a dar de fosques, levando consigo o corajoso senhor ministro, é um retrato exemplar da cobardia do poder, da arrogância e do medo de enfrentar a realidade. O ministro que fala grosso com os gorilas à volta, foi telefonar aos conselheiros, porventura ao chefe, e passados vinte minutos apareceu fresco à saída do Hotel onde estava acoitado para, agora já com as costas quentes, vir dizer aos espoliados que deviam era fazer o mesmo a quem lhes ficou com o carcanhol.

A lata é suprema: protegeu os clientes do BPN mas já não aplica a mesma regra aos do BPP. Só faltava ao ministro começar a insultar os manifestantes. Portanto: quem tem dinheiro refém no BPP e se manifesta (sim, porque a maioria está caladinha, e eles lá sabem porquê) é uma besta, quem devia supervisionar o banco do senhor Rendeiro, o doutor Vitinho é um herói.

Sem comentários:

Enviar um comentário