Páginas

segunda-feira, junho 22, 2009

O pior Visa Pour L`Image de sempre


O director do Visa Pour L`Image está irritado. E diz com a sua frontalidade e mau feitio que este ano o seu festival vai ser o pior de sempre. Em 20 anos nunca viu portfolios tão maus e fotógrafos tão banalizados. Aponta o dedo ao novo regime comercial das agências, que vendem por tuta e meia fotos para serem eternamente publicadas sem direitos acrescentados de autor, culpa a web por canibalizar o trabalho dos jornalistas usando amadores, culpa os fotojornalistas por terem perdido a noção de fotografia social e comprometida.

Jean Francois-Leroy tem mais que razão. A imprensa tradicional está a precisar de se deitar no divã do psicanalista para resolver os seus problemas de identidade e também a necessitar de abandonar o espírito do merceeiro achando que não há investimento na reportagem e de que o leitor compra jornais para ver bonecadas, fotografias do MacDonalds e textos escritos por analfabetos que aprenderam escrever na escola por sms.

O desinvestimento dos grupos de media nos jornais, na qualidade e no rigor, estão a transformar os jornais em papel demasiado caro (e pequeno!) para servirem de estrado no caixote dos gatos e estão a abrir as portas na net para os preguiçosos se limitarem a parar dois minutos em cada site, saltitando entre breves e brejeirices de artistas despidas. O que aliás se está a estender às televisões, agora alimentadas por idiotas úteis a debitarem postas de pescada no prime-time, quase a custos zero, em vez de investirem em histórias e em produções jornalísticas que superem a pinderiquísse das novelas e dos concursos para pategos.

Leroy tem razão, mas o problema é tê-la antes do tempo, embora talvez já seja demasiado tarde para voltarmos ao jornalismo puro e duro.

1 comentário:

  1. Pois é "jornaleiros" ,é o que não falta a começar no seu jornal...ainda ontem,véspera de S.
    João, vi n S.I.C.-Noticias um tal Raposo,figura com "penugem",em vez de barba ,meio miope, a dar pró intelectual,o que só lhe fica bem, e que de repente se apresenta como POLITÓLOGO...DASS!!!
    Deve ser a estes tipos de fotógrafos e tambem jornaleiros, que o SR Leroy,se refer...mas a culpa é dos MAIS VELHOS QUE EM VEZ DE ENSINAR E DAR UNS PUXÔES DE ORELHAS A FEDELHOS ARROGANTES
    AINDA LHES "ACHAM PIÁDA"...E VAI DE CONVIDA~LOS FOTOGRAFAR MERDA ,E A IREM Á SIC DIZEREM MERDA PELA BOCA FORA, COM O GOZO DO PADRINHO ,"O SR MONTEIRO"!!!! L.R.

    ResponderEliminar