Páginas

domingo, maio 03, 2009

O rio bravo de Vital Moreira

Todos que comentam a vaiada a Vital Moreira começam por declarar que são contra cenas de violência, depois deixam cair uns risinhos para o lado e acabam por justificar a justa ira dos populares que não se contiveram ao verem no seu dia de acção de graças ao Trabalho, um emproado socialista free-lancer, ex-comunista convicto e um dos grandes conselheiros de Sócrates em questões tão quentes como foi a extinção da Caixa dos Jornalistas.

Vital Moreira representa por si o que há de mais fariseu na política. Foi comunista na muralha de aço a Cunhal, foi contra a Europa, andou a cantar o Avante Camarada. Hoje vê Sócrates como o Sol na Terra, diz-se europeu e cita Amália e Alain Oulman. Gosta que o tratem por professor, mas está longe de ter ainda todos os graus académicos para tal. Aqui tem também algo a ver com Sócrates. Para cúmulo de tudo isto é um maçador total quando começa a falar e não mais desliga a picareta.

Com um erro monumental de casting, Sócrates já amarga a escolha. Parece que Sócrates nem conhecia bem Vital, foi uma sugestão envenenada. Ontem aquela viagem rio abaixo, fazendo lembrar em mau o filme Rio Bravo, foi das takes mais caricatas desta campanha, que já o é antes mesmo de começar.

6 comentários:

  1. Em política quem leva nos cornos ganha automaticamente votos. Já foi assim e resultou, continuará a resultar.
    Vital é entediante no discurso, na escrita, na postura, no olhar.
    Ficaria melhor de batina, ou como assistente social. Erro de casting, sem dúvida.
    Mas a falta de figuras espraia-se em todos os partidos. É a merda que temos, que veneramos e que até gostamos.
    A descida do rio deve ter sido para lavar as cuspidelas na cara do dia anterior.

    ResponderEliminar
  2. Será uma ironia que não compreendi? Vital é mesmo professor (foi meu) e, do que sei, tem todos os graus necessários para tal - tanto que um dos meus livros na sua cadeira foi precisamente a sua tese de doutoramento, "Administração autónoma e associações públicas".

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou meio aturdido...! Então este Monte de Bosta que aconselhou o Diabo Azul a fechar a caixa dos Jornalistas??? E o gajo é professor à pressão??? Feito o "inginhieiro"??? Ainda tive uma ténue esperança que se afogasse lá em Melgaço, mas já se sabe como é... "A m.... é como a cortiça, vem sempre à tona"

    ResponderEliminar
  4. Realmente quando vi o mostrengo, de capacete enfiado na mona, com os dizeres VITAL MOREIRA, todo coradinho, a tremer que nem um palerma, a ser levado ao colo para dentro da piroga, foi mesmo um espectáculo digno de ser visto. Espero que não demorem a pôr essas imagens no You-tube, para poderem ser apreciadas!
    Que tristeza!

    ResponderEliminar
  5. O Jorge Vaz Nande teve sorte.
    Conheço quem teve Vital como professor, mas pouco o viu nas aulas.

    ResponderEliminar
  6. Mas há alinhamentos maravilhosos. Bem coladinho à peça sobre a peixeirada, aparece um plano do Avô-Cantigas-Vital a afivelar o capacete! E até acho que o texto tinha essa (sub)leitura, a minha memória é que já não dá para tanto!

    ResponderEliminar