Páginas

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Merdock

Passou pela calada da noite, na SIC N, um documentário sobre Murdock. Não era uma excelência de reportagem, mas mesmo assim dava para se perceber de forma clara, como o império do australiano, que de guardar gado a controlar grande parte dos media mundiais, se tornou no pastor multimédia da estupidificação global.
Uma informação feita para o gosto do público, uma informação que sublinha o acessório ao essencial, uma informação inócua, cínica, sem ambições culturais, nem políticas. Um império que cresceu numa relação directa do endividamento, suportada por cento e vinte bancos a nível mundial ( verdade!), um mundo de media onde o Sol nunca se põe, mas onde os valores da futilidade, da informação espectáculo e da cínica participação do jornalismo do cidadão, mais não é do que a publicação de umas bonecadas domésticas, estúpidas, fúteis e tristes. É a vida da pequena burguesia urbana, refém do consumismo, reflexo condicionado dessa mesma televisão.

Se a tentação da murdockização, eu diria da merdoquização, passou ou está a passar por alguma imprensa portuguesa, tirem daí o cavalo: não parece que o público vá comprar jornais por iludirem a realidade com história tolas, ou não julguem que o leitor de jornais é o mesmo glutão da televisão. Essa tendência que começou nos anos oitenta em Inglaterra, precisamente com a compra do Sunday Times por Murdock, e nos Estados Unidos com a reformulação do USA Today, feita à imagem do público primata da TV, está fora de moda e revela-se um sucesso sem sustentabilidade.

O que pode salvar os jornais é o nicho da verdade, da distinção, da qualidade. Para lixo já bastam algumas televisões que fizeram dos pivots (que deveriam ser a marca da credibilidade) manequins da Rua dos Fanqueiros e das reportagens peças no pior estilo das novelas mexicanas.

1 comentário:

  1. a despropósito,mas tendo a ver com os jornais, nichos de verdade e etcs, Luiz, concordando em absoluto consigo, e como está mais "à mão", pedia-lhe o favor de transmitir aí pelas editorias ou revisão do Expresso que, só na edição da semana passada, e apenas no caderno principal, descortinei 3 erros ortográficos, sem ter lido a secção de desporto.
    também fica mal a um jornal que se quer (eu pelo menos gostaria de continuar a considerá-lo) de referência.

    ResponderEliminar