terça-feira, setembro 16, 2008
Hibrídas, pequenas, fiéis e trabalhadoras
No filme "Reporters" do fotojornalista Raymond Depardon, rodado há 28 anos com uma câmara ao ombro e som directo, o então Maire de Paris Jacques Chirac contava entusiasmado a Benoit de Gysenberg, então um jovem fotógrafo do Paris-Match, que o primeiro ministro japonês lhe tinha oferecido uma máquina fotográfica que fazia tudo sozinha. Bastava ter paciência a enquadrar o sujeito, esperar que ela focasse e depois...clique."Qualquer dia nem de filme precisam!"- brincava Chirac.
Ora, hoje passados todos estes anos, Chirac adivinhou: as novas câmaras digitais não precisam de filme, mais: oferecem tudo o que um fotógrafo precisa: baixos custos de aquisição, qualidade, fiabilidade e uma ergonomia traduzida num design inteligente e sensorial, amigo do utilizador.A fotografia digital que ao princípio era uma aberração, porque era cara, de imagem medíocre e de utilização complicada nos computadores com sistema windows de há 10 anos, tornou-se numa actividade democrática, popular, porventura a forma de expressão que mais adeptos ganhou em todo o Mundo.
As máquinas fotográficas de hoje estão a ser concebidas para serem usadas por todos, tal como os automóveis. E nem falo de máquinas amadoras, porque a barreira entre modelos pro e para todos quase se desvaneceu. Tal como na indústria automóvel, não há carros mesmo maus, já não há câmaras más, apesar de haver algumas francamente superiores à maioria, sem que isso se reflicta obrigatoriamente no preço.
Esta semana duas grandes novidades foram anunciadas. Uma pequena câmara da Panasonic, a Lumix Lx3, que pela primeira vez contempla um zoom 24-60 com uma abertura 2 e 2,8. Traduzindo: traz uma super- grande angular com uma abertura igual à das melhores objectivas profissionais que permite fotografar em más condições de luz e uma pequena teleobjectiva também muito luminosa. A pequena câmara de 400 euros tem um visor óptico como as Leicas e o construtor assegura baixo ruído em alta sensibilidade. É de pôr doido qualquer fotógrafo. Escusado será dizer que há já uma corrida à máquina. Pequena, fiel e trabalhadora.
Outra grande novidade foi o anúncio pela Nikon de uma máquina fotográfica reflex, a D90, que também pode fazer vídeo. É a hora das hibrídas depois dos hibrídos! Esta possibilidade mista já estava implantada nas máquinas de amador há algum tempo mas agora essa função é possível numa máquina profissional. Se pensarmos que o sensor de uma máquina reflex é muito maior do que o de uma máquina de filmar pro, imagine-se a qualidade de imagem que vai ser possível !
Entretanto a Canon vai anunciar, provavelmente esta semana, também uma fotográfica pro que filma.
(também em Flagrante deleite: www.expresso.pt)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Novo fotoblog:
ResponderEliminarhttp://www.photoreportagem.blogspot.com/
Luiz levante-se...
ResponderEliminarA 5D MkII já foi anunciada!
21MP :((((
Luiz, dê um saltinho ao www.dpreview.com e já lá tem a sua Canon 5D Mark II de 21Mp e filmes HD. Ah, e também a nova Canon G10, já para não falar na Leica M8.2, ui ui...
ResponderEliminarJá agora , dá um salto a este link e vê a qualidade das filmagens da nova 5D.
ResponderEliminarÉ de cortar a respiração.....
http://blog.vincentlaforet.com/
Saudações.
Caro Luís
ResponderEliminarSabe dizer-me qual é o viewfinder que aparece nesta imagem da Lumix? É o da marca?