Páginas

sábado, julho 26, 2008

Fernando Pinto em voo picado


A administração da TAP decidiu auto-flagelar-se e abdicar de prémios no final do ano, mesmo que haja lucros :::) e reduzir os seus parcos salários em 10 por cento.
Esta nova do brasileiro que comanda a TAP desde os tempos de Jorge Coelho são mesmo de brasuca sambista. Quer dizer: a empresa de que ele é gestor já perdeu só este ano 123 milhões, por razões conjunturais que têm a ver com o preço dos combustíveis, mas também por causa de investimentos feitos no Brasil que redundaram num total fiasco. Perante esta bronca Fernando Pinto regateia 1 por cento nos ordenados dos trabalhadores e se não fosse Mário Lino ( sempre, sempre ao lado do povo!) a TAP ia entrar em maiores prejuízos com greves em plena época alta.
Depois de admoestado pelo ministro da tutela, a administração decide então dar uma de democrática e abdica de prémios que nunca mereceria e baixa em 10 por cento uns ordenadões, para não falarmos de regalias e mordomias. Chama-se a isto coragem!
Fernando Pinto parece ter chegado ao fim do seu estado de graça. Quando a TAP parecia levantar voo veio afinal em queda livre, o que demonstra que nada daqueles resultados era sustentado.
Ainda vão ter que chamar o homem dos porcos para retomar o voo daquilo, mas não me parece que depois de falido tivesse ânimo para tal empresa.

PS ( hoje 26/7/08): Não deixo de concordar também com os comentários entretanto aqui postos. É verdade que a TAP de hoje não tem nada a ver com de alguns anos atrás onde o Estado metia ali mais dinheiro do que Salazar na Guerra Colonial. Mas não nos devemos comover demasiado com Fernando Pinto. Se baixou o seu ordenado e dos outros fez bem, é para isso que lhe pagam: para gerir bem. Quanto aos sindicatos são uma pressão por vezes intolerante mais ai de nós de quando eles deixaraem de poder fazer pressão. É a luta de classes no seu melhor.

5 comentários:

  1. Talvez esteja na hora de contratar uma das muitas mentes brilhantes que existem em Portugal e que dominam o mundo da aviação (como o gajo dos correios que lá passou ou o Cardoso e Cunha qui ça? esse gestor brilhante do mundo da aviação) assim pode ser que o tempo volte para trás e o jet fuel fique novamente a $200 a tonelada (agora está a $1400 a tonelada) e a TAP volte ao brilhante numero de 120 milhões, não de euros mas de contos, de prejuízo... isso sim bons velhos tempos da gestão portuguesa! Que se lixe a concorrência! o preço do petróleo e os chulos sindicais que o Pinto não teve tomates de despedir e que continuam a mamar à conta de todos nós! Tudo para a greve! Juntos conseguiremos perder todos o emprego! Ah... O Luís não trabalha lá não é? Pois é... então só eu é que perco o emprego... PS: Para quem gosta muito de usar os exemplos internacionais (muitas vezes com desconhecimento total ou mesmo desajuste em relação ao assunto) o senhor CEO da BA também reduziu o seu salário à pouco tempo por causa da crise, conhece mais algum em Portugal que o tenha feito nem que seja só para Inglês ver? Você faria-o?

    ResponderEliminar
  2. Politizar a TAP, para justificar o quê?
    Operacionalmente:

    1º- A TAP, é prejudicada em 1º lugar por aquele aeroporto de Lisboa que é um Caos em si mesmo. O Aeroporto até serviria para explicar a alguém uma das definições de caos !
    Eu num voo Faro - Porto - Faro , tive que aguentar mais tempo de atrasos e enredos que o tempo total de voo (3 horas de atrasos para 2 de voo ) !!! Insólito !E os aviões sempre meio-vazios!

    2º A politica de rotas , mete muita politica e a TAP safou-se com as rotas do Brasil, ao contrario do que diz o LC. A TAP , por incrivel que pareça não soube explorar o filão de Africa e ficou com poucas rotas e saiu derrotada com os voos para a Europa, onde o cliente não perdoa tanto atraso e perdas de bagagens.

    3º A entrada das Low-cost desviaram os passageiros para outros aeroportos para apanhar voos intercontinentais mais baratos.
    De Faro sai-a muita gente no voo Faro Madrid( Raynnair), para depois apanhar ligação Madrid Brasil e outros destinos da America Latina, por exemplo.

    4º Parece que a TAP, acabou de comprar umas dezenas de aviõzinhos que tem que os pagar!!!! businesses !


    Em termos politicos e de gestão é impossivel gerir uma companhia com trabalhadores cheios de vicios , chefias incompetentes e desleixo natural lusitano numa era onde as empresas de serviços tem que ser´eficientes e sérias !

    Se a EDP, tivesse concorrencia, se a PT tivesse concorrencia , se a CP tivesse concorrencia se as Águas de Portugal tivessem concorrencia , faliam totas!!!!

    Por exemplo, na Belgica existem 5 companhias de fornecimento de Energia, e podes mudar de uma para a outra com um click na Internet!
    Aqui não ! Aqui somos roubados, esperamos, não reclamamos e ainda somos submissos!


    Agora parece-me que o Brasileiro é de longe melhor Administrador que esses portugas da escola Lusitana ( enriquecendo à custa do empobrecimento da empresa) que por ai andam a passar de empresa para empresa e a fazer os favores aos politicos que os meteram lá!

    ResponderEliminar
  3. Apoiado,o anónimo,das 9:01!!!Já
    agora tambem em "jeito de como não quer a coisa",tambem posso informar os demais interessados na cousa publica,que para a C.P.foi
    nomeado vogal o SRE MEXIA!!!SABEM QUEM É? NÃO? SEUS MAROTOS ESQUECIDOS...É aqule rapaz que levou uma TAREIA,VERADOR DO P.S.!!
    EM GONDOMAR!!JÁ SE LEMBRAM?ATÃO NA É QUE ELE ENTENDE DE "COMBOIOS"...
    Nomeado por um tal CARDOSO REIS...
    GRANDE GESTOR DA C.P.!!UM QUE ADORA ENCERRAR CRECHES E INFANTÁRIOS DA EMPRESA...DEPOIS
    TOMA LÁ "TACHO" QUE É P.S.!!!!
    Tudo isto a mando de uma SRA ANA
    PAULA VITORINO ,secretária do pelouro,sim,dizem, que é a dita que manda,porque o "gordo" na manda nada...
    QUERIA O "ANÓNIMO" CONCORRÊNCIA...
    OLHE se houvesse uma PONTE de LISBOA A BOGOTÁ,ISTO ERA PIOR QUE O "CARTEL DE MEDELLIN"...

    ResponderEliminar
  4. O anonimo agradece a referência e apetecia-me comentar também o seu comentário mas acho que não vale a pena mexer muito nessa porcaria,tanto cheiro que infesta muito cheiro!

    ResponderEliminar
  5. POIS,É!!!!!o "odor"....nem CHANEL SALVA::::NÃO É "ANÓNIMO"?....AGORA QUE LHE ESCREVO ESTOU A VÊR UM TAL "NOJO"
    JOSÉ GUILHERME DE AGUIAR, QUE TENHO DE IR AO W.C.!!!!SÓ FALTA O CAMARADA"CARLOS "MAQUIAVEL" MAGNO",DEFENDER O INDEFENSÁVEL...
    MAS ELE "É UM HOMEM DO NORTE",COMO GOSTA DE LADRAR!!!!

    ResponderEliminar