Páginas

segunda-feira, maio 05, 2008

Show de Sócrates por 50 mil euros

Sócrates foi a semana passada ao Algarve anunciar em grande show-off o novo hospital do Algarve. Custo da apresentação: cerca de 50 mil euros ( 10 mil contos). Hoje vejo na televisão o Presidente da Câmara de Vila Real de St. António dizer que uma operação às cataratas feita em Cuba fica por mil e duzentos euros ( duzentos e quarenta contos).
Acontece que o bastonário dos médicos veio dizer também na semana passada, à saída de uma audiência com Cavaco Silva, que era uma vergonha os autarcas irem para Cuba com doentes, quando o podiam fazer mediante contratos com hospitais portugueses. E mais: que há médicos por cá suficientes para isso. Espantoso ! Se os há porque não trabalham ? E se o bastonário está tão ofendido porque não patrocina algo que possa ajudar os portugueses doentes ?

Mas o facto de Sócrates gastar dez mil contos em propaganda a anunciar uma cidade da saúde, quando há centenas de doentes a irem tratar-se a Cuba e também a Espanha, ficando ainda em lista de espera 100 mil utentes do SNS, é uma vergonha nacional. Claro que esta palavra vergonha se banalizou. Deixou de haver vergonha e deixou de haver, pelo visto, o minimo sentido ético da política.
Manuela Ferreira Leite tem uma solução para isto: não ataca, não critica ninguém. Segue o seu caminho, sem programa, sem meta, sem ambição. A não ser a da palavra EU.
É a estratégia de Cavaco. E tem resultado. Vê-se.

3 comentários:

  1. Este post é tranversal e profundo, e parecendo simples abrange tamanha magnitude!

    Temos : Ministério da Saude ( ou o ministério dos milhões)

    Autarquias ( psd´s )

    doentes ( a maior parte do povo )

    Médicos ( quando aprendem a profissão já são milionários e já rebentaram com a saude de muita gente)

    Cuba ( um dos ultimos lugares onde o rock`roll ainda não entrou)


    O LC fez a ligação dos temas e conclui-se que em Portugal , à vista desarmada, qualquer doente que por sua iniciativa ou ajudado por qualquer instituição ( pública ou privada ) queira por fim à sua doença recorrendo a médicos no extrangeiro é um traidor à Pátria e por isso deve ser excomungado da sociedade portuguesa por não dar de mamar ao sistema.

    cataratas , glaucoma, karectoconus, retinopatologias, miopias estrabismos etc não são para curar ! Então se assim fosse os asilos iriam ficar vazios.Nada disso!

    Os portugueses saudáveis tem que morrer. Esse é o lema dos senhores que gerem a Saúde em portugal!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ser submetido sem pagar um tostão através do SNS a uma intervenção cirúrgica de alto risco ( 7 horas no Bloco Operatório) num hospital público ( Santa Cruz) que segundo as contas de um médico gaulês, em França ( onde já só quase se opera no privado, excepto Urgências tipo acidentes e queimados) me custaria com internamento e recobro (45 dias) cerca de 20.000 euros. Entre a detecção da doença ( pela médica de família) e o internamento duraram 48 horas, e não houve qualquer poupança no diagnóstico. Tacs, Ecos, Ressonâncias, Raios X tudo o que foi necessário até à intervenção e depois no pós-operatório um tratamento de luxo, de enfermagem e serviços auxiliares.
    Neste hospital público é a 2ª vez que me salvam a vida ( a 1ª no domminio da Cardiologia) esta na área da Cirurgia Geral.

    ResponderEliminar
  3. ano:2007
    mes:setembro
    local:França (bretanha)
    diagnóstico: principio de Pneumonia
    medico:clinica privada
    consulta: mais de 45 minutos só
    faltou a analise ao" olho do cu"
    PREÇO: 20 EUROS!!!!IA DESMAIANDO!!!
    PAGAMENTO: EM NOTAS E AO MÉDICO,não
    á MENINA DA RECEPCÃO...
    Farmacia: um saco cheio:35 euros
    l.Reis

    ResponderEliminar