Páginas

domingo, maio 25, 2008

Farto de idiotas

Detesto apagar comentários aqui feitos no Fatal porque parece que é a melhor maneira de me ver livre de opiniões que não partilho. Este tipo de fóruns tem um pecado capital: o facto de haver anónimos que a coberto dessa possibilidade se acham no direito de pôr em causa a honra das pessoas ou de virem com discursos miserabilistas, próprios de frustrados da vida. Se é para isso que serve este blogue eu passo a cortar os comentários ou deixo o blogue aberto com restrições. Acho que o não devo fazer porque isso é contrário ao espírito da net, que é o da liberdade, que eu muito prezo.

Quando fui editor multimédia no Expresso tive dias em que me apetecia alinhar por aqueles que lá dentro defendiam os comentários controlados, não censurados, mas previamente vistos antes de pôr online. Acho isso anti-net e ainda por cima implicaria custos enormes só em manter essa vigilância 24 sobre 24 horas. Mas a grosseria atingia o inenarrável e mesmo um tipo como eu que me acho muito liberal ficava enojado com os provocadores do costume.
Até agora não tenho tido grandes razões de queixa por aqui. Mas hoje, talvez porque estou particularmente zangado com as injustiças de Deus, não me apetece aturar idiotas frustrados. Já chateia a lenga-lenga do pobrezinho que mora longe, ganha mal e que os culpados são sempre os ricos e o que andam de carro... o discurso da tanga e do faduncho nacional. Porque não vão dar banho ao cão ?

3 comentários:

  1. Caro Luís, sou o autor do post que removeu. Sinceramente, não estava à espera que o fizesse. É que “parece mesmo que é a melhor maneira de se ver livre de opiniões que não partilha”... O blogue é seu e tem todo o direito de o fazer, mas terá que concordar que é uma atitude ditatorial e redutora. Também não concordo com tudo o que escreve ou com tudo o que aqui tem sido dito, mas desde que tal seja feito com correcção, penso que todas as opiniões merecem ser respeitadas, por duras que possam ser.

    Não me considero um “frustrado da vida” nem um “idiota”, e o meu discurso miserabilista é o de milhões de pessoas, como deve ou devia saber. Mesmo que não ache “politicamente correcto” o que escrevi, é verdade que vivemos uma ditadura da banca com a conivência do governo.

    Não retiro uma palavra do que disse no meu post que removeu e reitero tudo o que escrevi. Sinceramente, acho que o facto do Luis estar “particularmente zangado com as injustiças de Deus” o está a condicionar neste caso bastante. Afinal o tal “espírito de liberdade da net” que refere tanto prezar, parece que é muito parcial. Enfim, se quiser apague também este post, é-me indiferente, pois não abala obviamente as minhas convicções, nem sinceramente me ofende. Apenas me desilude.

    De qualquer modo, esteja descansado, por uma questão de respeito para comigo próprio, esta é a minha última participação.

    As melhoras para o seu amigo e um abraço para si.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua resposta. E volte sempre. Só nos zangamos, no fundo, com quem damos importância. E você ( lá está o anonimato ) parece merecê-la. Cá o espero de novo.
    Um abraço para si e desculpe a minha frontal sinceridade.

    LC

    ResponderEliminar
  3. Pedir desculpa não nos faz cair os parentes no chão, como sói dizer-se. Já o fiz muitas vezes e continuo com os ditos no sítio, julgo eu.
    Só que o Luís está a pedir desculpa de quê? Por acaso, fez algo de errado? Acho que não fez.
    Removeu os comentários e fez muito bem. Também já removeu um ou outro meu e nunca fiquei melindrado por isso.

    A questão é que o Luís fala com o coração ao pé da boca. Mas bem intencionado. É espontâneo. E depois, tal como já me tem me acontecido a mim, dá a oportunidade de certos comentadores de serem inconvenientes.
    Porque, ainda que possamos estar de acordo com eles quanto à substância do que pensam, e no caso concreto até estou, não devemos é estar de acordo com a forma como o fazem.

    E PTP, seja ou não pessoa recomendável, assunto que não me interessa nada enquanto pessoa, independentemente de estar ou não doente, mas já me interessando se as histórias do BCP também lhe dizem ou não respeito, se tem um problema de saúde, tal é um assunto do seu foro íntimo, do mais íntimo que se possa ser.
    E, nesse aspecto, apenas, acho que o Luís não devia ter falado nisso no seu post.

    Questão diferente é que tal não dá o direito do despropósito dos comentários que apagou.
    E veja que um dos comentadores volta à carga com as «melhoras para o seu amigo», o que parece demonstrar que o senhor em questão, embora com razão quanto aos argumentos, foi “idiota” na forma como os expôs.

    Mas eu não tenho que ser uma espécie de moralista-mor, simplesmente me mete confusão que haja quem não saiba separar as coisas.

    JJ (que não é anónimo)

    ResponderEliminar