Páginas

terça-feira, abril 29, 2008

Eu e a Dra. Manuela Eanes


Os meus amigos da CARAS, nomeadamente o Paulo Petronilho, fizeram-me a surpresa de me porem ao lado da Dra. Manuela Eanes, na inauguração da minha exposição. " Manuela Eanes apoia Luiz Carvalho"- dizia o título. Para quem conhece as minhas simpatias soaristas isto pode parecer algo estranho. Mas não é. Quer a Dra. Manuela Eanes, quer o General Eanes, sempre foram de uma simpatia inexcedível para comigo. É uma amizade mútua que remonta ao ano de 87, portanto há 20 anos, quando o então recém saído Presidente me deu uma entrevista em exclusivo em que eu fotografei e escrevi. " O Regresso ao futuro do General Eanes" era o título da reportagem e se não foi a primeira entrevista dada depois de deixar Belém foi decerto a segunda. Desde essa altura sempre que encontro a Dra. Manuela Eanes ela pergunta-me pelo meu filho mais velho e recentemente pelo meu mais pequeno. É uma pessoa que se interessa pelos outros.
Confesso que detestava o PRD, o eanismo, e tudo o que lhe estava associado politicamente. Disse-o uma vez ao general quando o fui fotografar para o Expresso estando ele de férias em Tróia. São na verdade das pessoas da política mais simpáticas, afáveis e simples que eu já conheci. Acrescentava a eles, sem querer fazer comparações, o casal Cavaco. Por ironia, os políticos com quem me identifico menos acabam por ser aqueles com quem mais simpatizo. Claro que Jorge Sampaio, Mário Soares são figuras simpáticas mas acabam por não mostrar a mesma empatia.
E é curioso que alguns políticos que eu apoiei realmente e que prometeram ir à exposição acabaram por não aparecer nem mandarem um abraço... talvez por serem "só" políticos.
Acho que a política não deve separar as pessoas e a amizade, a estima e a consideração devem sempre estar acima das divergências ideológicas. Como diria Guterres, o que conta são as pessoas.

7 comentários:

  1. Saber separar as simpatias ideológicas da amizade que se possa ter ou não por quem pensa diferente é um sinal de cultura democrática, coisa que nem todos os comentadores do seu blog, por vezes, sabem ter, embora esses andem ultimamente “fora de combate”.
    Sendo interessante o que escreve, porque, eu próprio, não me identifico com algumas coisas que o Luís aqui escreve, e nem por isso tal belisca a simpatia que tenho por si, sem sequer o conhecer pessoalmente, porque sinto empatia, sobretudo pela “sua atitude” e não necessariamente pelas “suas ideias”.

    Também acho que as pessoas que aqui refere são do existe de mais decente no meio político, talvez porque os Eanes nunca tenham sido políticos no contexto do que de pior hoje os políticos representam.
    E o desprendimento destes ilustres cidadãos é de tal forma nobre, que o General, e Doutor, Eanes é o único que foi presidente da república e que não acumula reformas, sem que se manifeste, pelo menos, publicamente, facto que eu acho de uma tremenda injustiça relativa, e que os políticos de hoje ainda não tiveram a coragem de resolver.

    Só não percebo, embora Manuela Eanes ainda recentemente o tenha explicado numa entrevista de uma forma que acho aceitável, é a sua proximidade pública a um presidente de um clube de futebol que me enoja.

    Parabéns pelo que escreveu.

    Tenho pena de não ter visto a sua exposição, mas, como sabe, estou a duzentos quilómetros de distância, e se para baixo se vai bem, na vinda já custa, porque é a subir ::))

    Abraço
    JJ (abreviado, porque você sabe quem sou, e o nome é comprido)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado JS pelas suas amáveis palavras e cumplicidade.

    Até 7 de Junho ainda pode ver a exposição

    LC

    ResponderEliminar
  3. Ó Luís, pliiizzze, tire lá o "JS".
    A sério ::((

    Porque existem duas siglas que me fazem mal à figadeira.
    Uma é a minha (JS) e que deixei de usar quando me passei a identificar pelo nome completo, porque detesto o anonimato e só não ponho aqui a fotografia porque fico mal de boné, usando ironia, porque o motivo bem sabe qual é, já que eu, na profissão que tenho e não querendo ser anónimo, tenho que saber usar o dever de reserva, coisa que me chateia bastante, porque isso gosto de jornalistas, apesar de alguns já me terem tratado bem mal publicamente.
    A outra é PSL, pelos motivos que você sabe, e que são ainda piores, porque não só me faz ao fígado como também me dá alergia, achando mesmo que ainda não consegui a terapia adequada para ignorar tal tipo, o que já me deixava satisfeito.

    Portanto, está "proibido" de me chamar de JS.
    Mas sim JJ (de João José).
    Estamos entendidos ::))

    JJ

    ResponderEliminar
  4. O bicho-homem é coisa estranha.

    Entre tantas capacidades, uma sempre nos faltou: a da distinção.
    O que somos capazes de mudar e o que temos de aceitar.

    Aquele que nós gosta e aquele que nós gostávamos de ser.
    Desprezamos um e idolatramos outro.

    ResponderEliminar
  5. Realmente... O que conta são as pessoas. Saber separar águas não está ao alcance de qualquer um... Infelizmente! Parabéns pela exposição!

    ResponderEliminar
  6. Adimiráveis os dois. Se me permite a ousadia, tomo a liberdade, neste seu espaço, de lhe pedir gentilmente endereço da Sra.Dra. Manuela Eannes, preciso ajudar uma jovem, expondo-lhe o caso atual. Inesquecivelmente Grata.Carmen Zita Antunes da Costa

    ResponderEliminar