Páginas

sábado, março 01, 2008

O vulcão da violência urbana


É coincidência mas é preocupante. Falo dos 6 crimes cometidos na grande Lisboa nos últimos dias. São crimes que revelam um submundo  perturbado socialmente. Filhos que matam pais e se suicidam a seguir, maridos que matam as mulheres, desconhecidos que disparam sobre gente indefesa que se encontrava no sítio errado à hora errada.
A polícia não pode estar em todo o lado, claro. Mas também nunca está onde é precisa. E está sempre onde se espera: nos cruzamentos, atrás das moitas, encoberta como os bandidos que disparam sobre as vítimas. A polícia anda demasiado entusiasmada com o saque aos cidadãos, à caça das coimas. Ontem n frente ao CCB uma carrinha escondida tinha polícias que mandavam parar quem fizesse sinais de luzes para avisar de um emboscado carro descaracterizado. Hoje às 9 da manhã no Ramalhão, quando pacatos cidadãos passeiam a família a GNR da Brigada fiscal mandava parar carros comerciais para cheirar a prevaricação, a colecta da multa.
Todos os dias na marginal a PSP, que agora passou também a ter a jurisprudência nas estradas nacionais, monta banca e toca a multar.
A polícia existe para perseguir os cidadãos não para os proteger. E por muito que venha dizer o sr. ministro das polícias a verdade é que quem anda milhares de quilómetros como eu nas mais diversas estradas só encontra cenas lamentáveis de uma autoridade lamentável.
Há semanas fiquei empanada à noite numa auto-estrada. Mesmo bem assinalado o meu carro, a BT passou por mim e nem parou para saber se eu já estava a ser socorrido. Ainda bem que não pararam pois teriam inventado logo ali uma transgressão qualquer.

A violência que se está a revelar não se combate só com polícia. mas revela a depressão de uma sociedade onde a falta de valores morais, a impunidade da malandragem com o novo código penal, a exclusão social são questões graves mas que nem ganham votos nem dão dinheiro para os cofres do Estado.

3 comentários:

  1. (não) fixe... conversa da treta.

    e quanto a «... que mandavam parar quem fizesse sinais de luzes para avisar...» acho muito bem, porque, afinal, você acha que a polícia se deve mostrar, certo...?
    mas, se se mostra, já acha bem que os condutores avisem com sinais de luzes a presença da polícia...!
    portanto, não percebo...!
    se calhar, sou eu que, além de ser bófia, também sou burro...!

    mais, quanto aos cidadãos que avisam com sinais de luzes da presença da polícia, estes deviam pensar que podem estar a avisar alguém que antes possa ter praticado um crime qualquer, pelo que acho esta prática de uma falta de civismo inqualificável, e que devia ser punida com uma multa daquelas que dessem para pagar as dívidas da câmara de lisboa.

    js

    ResponderEliminar
  2. Acho que este comportamento da policia era inevitável após um periodo em que toda a gente subornava a policia.

    Os policias andavam à procuram do seu complemento de ordenado !
    Agora, depois de terem ido uns quantos para a choldra, querem complementar o seu ordenado com as comissoes das multas!

    Os tempos mudaram em todo o lado!
    E o meu amigo LC ainda anda agarrado ao passado!

    Os favores e previlegios de antes acabaram-se!
    A sociedade está presa às dividas e aos excessos! Agora está doente !

    Com o nosso corpo acontece o mesmo; Se comermos muito açucar apanhamos diabetes; Se exagerarmos na gordura apanhamos um enfarte, etc
    Antes era um regabofe total, só pagavam impostos e multas os burros! Agora temos isto!
    Aguentem-se!

    ResponderEliminar
  3. Se existem coisas que me indignam é dizer que «... querem complementar o seu ordenado com as comissões das multas!...», partindo do princípio de que quem tem esta ideia se trata de simples ignorância.

    O facto é que as polícias não têm comissões nas multas de trânsito.
    Ao contrário de muitas outras autoridades que têm comissões ou emolumentos nas coimas e custas processuais, sobretudo na área dos ilícitos fiscais.

    Já seria tempo de as pessoas deixarem de ser ignorantes nestas coisas ou que, antes de se porem a dizer o que não conhecem, que se esclarecessem primeiro.
    Mas o preconceito e a reserva mental são mais fortes, e atrofiam o discernimento, pelo que acabam a resvalar para o disparate.

    Enfim, haja paciência, porque "comissões" só cabeça dos ignorantes.

    JS

    ResponderEliminar