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sexta-feira, janeiro 11, 2008

O rúido ensurdecedor do novo aeroporto

Canha hoje ao fim do dia. Fotos Luiz Carvalho/Expresso


Sócrates já nos tinha dado estádios de futebol, agora dá aeroportos

Pior do que vai custar o novo aeroporto é ter que se ouvir falar dele.
Os portugueses eram doidos por telemóveis, passaram a ser doidos por aeroportos. " O da Ota era melhor porque tinha mp3 e 2 gigas, não o de Alcochete é melhor porque dá para aterrar de mãos livres, por favor Rio Frio é que era pois avisava os radares à distância. Não: Bom, bom era em Alverca porque dava senhas para gasóleo no Luta !"

Os tugas estão divididos: os da Ota queriam ser o centro da Nação, os do deserto radiantes porque acham, na sua patetice, que vão passar a ter uma vida porreira com campos e casas sobrevalorizadas, estranjas à porta, o diabo a quatro. Já cheira a dinheiro, negociata, sorte em vez do trabalho. O sonho dos portugueses:enriquecer à barba longa, sem fazer nestum. O El Dorado luso transforma-se em anti-Midas. Temos o condão de transformar em merda tudo em que tocamos.

Estive em Canha , a vila que vai viver ter aviões por nuvens. A malta estava contente e excitada: as televisões todas tinham lá estado a fazer directos dos cafés. Os vizinhos apareceram ao mundo. Canha ficou no mapa. Percebo como isso dá orgulho, mas essa fama vai ter um preço alto para as vidas daquela gente, não vai ser gratuita.
Com a ingenuidade dos crentes e beatos, aquele povinho está a pensar ficar na maior com aviões a roncarem-lhes aos ouvidos ( podem ser 60 por hora !), cercados de estradas por todos os lados, preços exorbitantes e stress constante.
Adeus vida rural. Aquilo vai virar um subúrbio. Mas o povo acha que vai ser bom. Vai ser tão bom como agora os vizinhos da Portela que vivem em Camarate. Estão ricos, anafados e com as propriedades a valerem milhões. Eheheeh!...
Eu que cresci a 500 metros do Aeroporto da Portela, na Rua Reinaldo Ferreira , à Avenida do Brasil, deveria estar rico com a proximidade do aeroporto ! Na verdade as pessoas adoram acreditar em miragens e fazem da imaginação uma esperança de vida. É por estas e outras que Fátima dá lucro, embora também tenha sido preterida com a opção Alcochete.

O aeroporto em Alcochete vai-nos custar uma verdadeira pipa de massa, vamos empenhar ainda mais o futuro. Não sou economista e não faço ideia se o investimento brutal vai ter o retorno em termos de desenvolvimento e riqueza. Duvido. Não sei se a economia de um país se desenvolve por ter um aeroporto mesmo que tenha uma estrutura económica nada competitiva. Nem sei se haverá um passageiro a mais em Portugal porque há um aeroporto novo que fica a 100 euros de táxi de Lisboa ( portanto por vezes muito mais caro que o próprio bilhete).
Repare-se que o novo aeroporto não irá ter para já ligações de comboio rápidas a Lisboa, Algarve e Porto. Como não sabemos o que vai ser o futuro estar a contar com os comboios à porta do Aeroporto José Sócrates é optimismo a mais.

Lisboa vai ficar mais fora de tudo, desactivada. O Alentejo vai poder beneficiar de fundos que não teria. Logo: os negócios no Alentejo, os ricos de lá já esfregam as mãos.
A zona centro ficará prejudicada e é lá que está a ser produzida a maior da nossa riqueza para exportação.

Um aeroporto não é hoje em dia uma gare para passageiros é mais que isso: é uma central de distribuição de mercadorias e centro de negócios. À volta dos aeroportos crescem cidades que servem de apoio a empresas e centros de encontros para quadros de empresas multinacionais. Por exemplo: um encontro de quadros em Lisboa de uma multinacional deixa de fazer sentido se em Alcochete houver um eficaz Hotel para essa finalidade.

Continuo a achar que acabar com a Portela é um luxo, um desperdício de um país que gosta de fazer figura de rico. Destruir uma infraestrutura daquelas que tem possibilidades de crescer para Figo Maduro e ser completada com um outro aeroporto que porventura pudesse reforçar as necessidades da zona centro, não sei se não seria mais acertado.
As obras faraónicas não são produtoras de riqueza, são elefantes brancos que nunca mais serão pagos.
Um país sem uma rede ferroviária eficaz, com estradas portagadas, com estradas secundárias da treta, um país sem uma plano de interfaces, vai ter um aeroporto faraónico e um TGV que tem de travar logo que acelera ?

Tenho dúvidas, muitas. E acho que esta resolução do governo foi rápida de mais, precipitada, mais uma vez fez-se política em vez de se fazer planeamento ponderado. Dá um ar de pouca honestidade.

Depois há um pequeno pormenor com Alcochete, mas ninguém fala: o maior lençol freático da Península Ibérica está mesmo ali e qualquer contaminação será fatal para o fornecimento de água potável a milhões de habitantes. Talvez a ASAE possa tomar conta desta ocorrência...

9 comentários:

  1. A única coisa boa de todo este processo, foi ver o Mário Lino em directo, com cara de cachorro que acabou de levar um enxerto de porrada!

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  2. Um pais pequeno com coisas grandes! Acho esquisito!
    O LC tem razao. Porque não aproveitar as estruturas existentes e se fizer falta fazer um pequeno aeroporto ao centro do pais.Porque não?

    Vamos fazer um paralelo com os campos do euro. 8 estadios novos + 2 remodelados

    Dos 8 novos temos 4 às moscas : algarve(serve para jogos do regional)+leiria+aveiro+coimbra)
    braga , foi morto pelo arquitecto souto moura que pensou que o vento que encana no estádio seria bom para gelar o juizo dos malucos da bola!
    Investimentos rentáveis :benfica porto e sporting.
    Os estadios renovados foram as melhores opções!

    Portugal é assim , o que é que se ha-de fazer!
    um pais atrasado e de atrasados!

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  3. «Sócrates já nos tinha dado estádios de futebol»

    Corrijo:
    Porque os estádios foi coisa do Guterres... e do Lelo.
    E alguns bem que davam para lá aterrar aviões, e sempre tinham alguma utilidade em vez de estarem ás moscas.
    Mas o Guterres tem desculpa porque tinha dificuldade em fazer contas.
    Por isso, agora anda a cuidar dos pobres...

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  4. Foi Guterres que deu os estádios mas era Sócrates Ministro do Desporto e esteve directamente envolvido.

    LC

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  5. Sobre os estádios também diziam que ia trazer grande desenvolvimento economico às regiões. Estásse a ver! carradas de desenvolvimento!

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  6. Já para não falar no sobre-endividamento em que ficaram algumas autarquias, graças aos empréstimos contraídos para construção de alguns dos estádios do EURO.

    Alguns senhores autarcas e vereadores, com a sua incompetência de gestão e com a sua falta de visão estratégica, nos concelhos que presidem, tb têm contribuído (muito !) para hipotecar o futuro do país, para além de vetarem certas regiões à degradação económica e social.

    Resta saber o que ganharam com isso ?

    provavelmente nunca saberemos ...

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  7. Creio que do ponto de vista da competitividade da economia Portugal precisa de Aeroporto capaz de dar resposta.

    A Portela esta claramente esgotada.

    Espero que o Novo Aeroporto seja ao principio pequeno e Low-Cost e que so mais tarde evolua para um substituto da Portela, mas sempre com uma grande componente Low-Cost.

    Hoje em dia norte europeus viajam mais la onde podem chegar depressa e barato.

    Aeroporto da Portela é caro, passageiros e avioes pagam caras taxas para aterrar.

    Falta uma infraestrutura Low-Cost que de resposta urgente as necessidades Actuais do mercado.Actuais porque com subida do petroleo, viajar de aviao pode rapidamente tornar-se caro outra vez e o trafego diminuir novamente.

    Neste momento explosao das viagens Low-Cost com a maior companhia Low-Cost da europa Ryanair a transportar 49 milhoes de pax ano passado e com previsao de 100 milhoes de pax dentro de 5 anos.
    Obviamente nenhum dos passageiros transportados foi para Lisboa porque Aeroporto nao tem capacidade de dar resposta a estas companhias que querem Aeroporto pequeno, com taxas pequenas, onde é facil aterrar e descolar o aviao (porque hà menos avioes, menos congestionamento) e é facil também para passageiro entrar, encontrar balcao check-in e poucos metros depois subir a pé para o aviao.

    Low-Cost em pequenos aeroportos é realmente o futuro da aviacao em Europa e Lisboa nao tem nenhuma infra-estrutura Low-Cost.

    Espero portanto que novo Aeroporto seja antes de tudo um Aeroporto Low-Cost que depois crescera também para as companhias High-Cost como a TAP, SATA e outras.

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  8. o maior estádio no Suiça 08 vai ter 30000 lugares...

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  9. SÓ um reparo, no que respeita ao seu comentário do "povinho" da VILA de Canha ficar contente com a decisão do local do novo aeroporto:
    É certo que o povinho, como diz, tenha as suas ilusões, é certo que a paz e tranquilidade da actual Vila se perderá, é certo que a minha VILA não será mais a minha Vila dentro de alguns anos mas compreendo que o povinho tenha ficado muito contente com esta decisão.
    Para quem não sabe, a tranquilidade e o sossego que agora se vive em CANHA infelizmente não paga contas ao final do mês, e assim restam os velhos, porque os outros tiveram que abandonar a sua vila.
    Não sei se esta foi a decisão mais acertada do governo mas compreendo a felicidade do "povinho" da Vila, as ilusões e tudo o mais.
    Há semelhança de outros vilas, aldeias, lugares rurais, CANHA vive desde 1989, data em que fechou a fabrica que dava emprego à população local, à desertificação da Vila.

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