Páginas

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Irene Pimentel ganha Pessoa

Foto: jornal Público

A Irene Pimentel acaba de ganhar o Prémio Pessoa. Conheço-a desde os anos oitenta, da Galeria Opinião, do restaurante A Trave, daquele Bairro Alto onde nos cruzávamos com o Luís Pacheco, o Manuel Fonseca, o Vitorino e muitos, muitos outros pândegos. este prémio é mais que merecido pelo seu dedicado, sério e profundo trabalho e pela sua enorme honestidade intelectual. Um grande beijo Irene e muitos parabéns.

Quem é a Irene Pimentel:


Irene Flunser Pimentel, historiadora, investigadora do Estado Novo, é a vencedora do Prémio Pessoa 2007.Irene Flunser Pimentel licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984 e é actualmente investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora de uma vasta obra, entre a qual "História das Organizações Femininas do Estado Novo", da fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira, da fotobiografia de José Afonso e da obra "A PIDE/DGS, 1945-1974".O Prémio Pessoa, no valor de 50 mil euros, é atribuido pela Unissys e pelo jornal "Expresso". Em 2006 o laureado foi o investigador António Câmara, fundador da empresa de tecnologia Y Dreams./ Público

1 comentário:

  1. Antes da Galeria Opinião, nos anos 80, já a figura da Irene pontuava na Livraria Opinião de boa memória, nos anos 70. Dela recordo as cumplicidades na resistência ao anterior regime. Não a vejo desde essa altura. Ficam aqui os parabéns pelo prémio.

    ResponderEliminar