segunda-feira, dezembro 17, 2007

Intimissimi-1, Portugal-0


fotografias de Luiz Carvalho
Gosto muito mais da campanha da Intimissimi do que daquela que nos custou só em fotos para o artista convidado 800 mil dele.
A Intimissimi mostra argumentos que nem a Vanessa Fernandes, nem o Mourinho conseguem convencer. Depois porque a escala dos outdoors, a cor, o impacto social, é muito mais forte do que as " photoshopadas" do Nick Name. São fotos impactantes as da Intimissimi. Contra factos não há argumentos da campanha Pinho. Mais nada! ...
Claro que como fotógrafo gosto de malhar nos génios da estranja, bem pagos e famosos. Quem não gostaria de ter feito aquelas fotochachadas pagas a peso de ouro ? Logo, os anticorpos saltam e não se fala de outra coisa no meio da fotografia portuguesa. Dantes tinham inveja do António Homem Cardoso, agora roem-se com o Nick! Digamos que em matéria de inveja os fotógrafis portugueses internacionalizaram-se ! Ehehehe!
Na verdade a campanha é de uma banalidade confrangedora e duvido muito da eficácia. Os contrastados retratos não deixam sequer adivinhar os protagonistas. Primeiro porque são uma miragem, segundo porque tirando os do costume, os outros ninguém conhece. Mas como os tempos mudam, agora o que parece ter impacto é mostrar desconhecidos...mais uma invenção dos homens do marketing e das agências de comunicação.
Se aqueles cartazes deslavados incentivam a visitar Portugal... eu prefiro a Espanha.

9 comentários:

  1. Anónimo, que isto não está para graças,7:21 da tarde

    Já disse noutro lado e repito: a campanha é uma valente merda.
    Estes gajos baralharam-se todos outra vez... não estamos a promover a Islândia, ou a Finlândia, phone-ix! Brancos? Azuis clarinhos? Cinzentos pálidos? Cores frias! Estas luminárias não encontraram melhor jogo cromático para promover um país quente que uma gama de fazer inveja a qualquer país nórdico. Ou deixámos assim, de repente, de ter o melhor inverno da Europa? Por decreto do engenheiro e sus muchachos?

    As fotos do inglês, essas, são completamente estraçalhadas pelo desastroso trabalho gráfico do cartaz... Passem pelo cartaz da Mariza, por exemplo, de carro, e vejam se conseguem descobrir a magnifica paisagem do Douro - e a foto até que não era má. A do Mourinho: a muito custo lá se consegue vislumbrar o raio da praia. Se era para mostrarem ao povo que sabem fazer habilidades no Photoshop bastava por a coisa online no site do deviantART ou outro parecido,sai muito mais barato, garanto.

    Os espanholitos é que vão aproveitar desta "brilhante" campanha, já esfregam as mão de contentes e tudo. Imaginem, numa qualquer feira lá fora, o stand português ao lado do stand espanhol. É mau demais. E esta brincadeira custou para cima de um balúrdio. Alguém se atreve a publicar a conta final ? ( e não, não é o cachet do inglês a pior parte).

    O engraçado é que a ideia do Bidarra até era boa, na génese - Portugal West Coast of Europe. Agora, trabalhada desta maneira... Flojo, muy flojo.
    Ao pé disto, o Allgarve foi uma brincadeira de crianças. Agora é a sério, é o País e um país que tem no Turismo uma das principais fontes de receitas do PIB. Se calhar é para deixar de ter, deve ser essa a ideia, só pode. De outro modo não estou a ver porque é que um Ministro da Economia aprova uma bosta destas. É que de PIB percebe ele...

    ResponderEliminar
  2. INTIMISSIMI!!! :)


    Bom Natal e um Exelente Novo Ano para todos!


    João V.

    ResponderEliminar
  3. Quanto é que o Pinho recebeu por fora para adjudicar o trabalho?

    ResponderEliminar
  4. O meu ganha pão depende directamente do "camone" e ninguém como eu gostaria que a campanha desse certo, mas eu tenho andado atento aos rios de dinheiro que se tem estoirado por trás da capa de promover portugal!
    Desde Icep´s , Regiões de Turismo´s, Agências de investimento, Câmeras!
    Têm sido um regabofe!!! E este caso é irmão dos outros .Eles são filhos do mesmo pai!
    A Genese disto, por um lado tem a haver com a necessidade de escoar verbas destinadas ao fim "promover portugal" o mais rápido possivel em operações onde se perde rapidamente o rasto do dinheiro e não se conhecem os intervenientes , nem se conseguem medir os resultados. Depois, estas campanhas servem para pagar favores ocultos a entidades que gravitam nas esferas governamentais e são desconhecidas do publico em geral.
    E por ultimo, servem aos responsáveis do governo para mostrarem que estao a fazer alguma coisa e para inchar o ego dos tugas, que estão cada vez mais de rastos!

    Tem-se falado aqui muito dos espanhois e bem, que devem gostar muito de nos ter como vizinhos, pois somos muito tenrinhos e otários!

    Só para vocês terem uma ideia em espanha residem cerca de 1 milhão de jubilados do norte da europa a pagar imposto . Em Portugal não chega a 50 000 mil.
    Só a Andaluzia mete portugal no bolso!
    Vejam por exemplo:
    www.hometurkey.co.uk
    Nós levamos na boca de toda a gente!Até no gosto!


    Pagar 800 mil euros a um fotografo Inglês, por 4 ou 5 chapas! Já só faltava esta!
    Eu não sou fotografo ,mas fico fu..do!

    Eu já sei que conquistamos a espanha roubando trabalho aos marroquinos , aos senegaleses , aos da guiné , enfim , estamos em grande nas obras em espanha e estes cartazes são bons para eles!
    Parabens ao "redondinho" do Pinho que disse aos chineses que a nossa mão de obra era um espectaculo! Trabalham melhor, ganham como africanos mas são brancos.
    Os espanhois tb gostam muito da nossa mão de obra!

    Acho que os fotografos de Portugal deviam enviar no minimo uma carta aberta a manifestarem desagrado por esta iniciativa do "redondinho" do Pinho.
    Senão o proximo trabalho vai custar 3 milhões por 3 dias de fotos, ponham-se a pau!

    ResponderEliminar
  5. A todos os que quiserem ver como se promove o turismo a sério.
    vejam no you tube.

    SPAIN 24 HOURS OPEN

    ResponderEliminar
  6. Este post é mesmo pra rir :):)
    O que tem a ver uma campanha de lingerie com outra pra promover um país?Só se fosse usando a celebre frase do Durão,nos promover de tanga :):)
    Uma campanha nada tem a ver com a outra.Isto nem parece seu ó Luis Carvalho,que é um b0om fotojornalista ca do nosso sitio.Não me diga que se achava capaz de fazer a campanha?Olhe que o fotojornalismo é diferente.Cda macaco no seu galho.O LC devia saber disso.

    ResponderEliminar
  7. Acho que Portugal está bem servido de fotógrafos. O que era mesmo necessário era importar um ministro das finanças espanhol para ver se esta merda saía do ultimo lugar da zona euro

    ResponderEliminar
  8. Paulo Roberto4:44 da tarde

    Pois eu sou fotógrafo!!!!!!!! E qual é o problema???????? É claro que penso como o Luiz Carvalho: é UMA VERGONHA! ESTE GOVERNO E EM ESPECIAL ESTE MINISTRO já nos habituaram oa seu "nacional saloísmo"...promove-se Portugal (mal diga-se de passagem, pois acampanha deixa muito a desejar tanto no conceito, como nas fotos em si..), mas como nã realidade não se acredita na massa crítica e artística nacional, toca de ir buscar um "grande" nome internacional para fotografar! Chega, Basta! Por mim estou farto desta "espécie" de país em que o governo Sócrates nos transformou! É muita fachada para poucos resultados. Que o diga eu e muitos milhões de portugueses que nos vemos e desjamos para pagar as contas da casa, do carro, da educação dos filhos, da alimentação, dos combustíveis, etc.. e dos IMPOSTOS!!!! Gasta-se, o que não é deles, pagamos nós! Estou (perdoem-me a indiscrição e revelação da minha vida pessoal...) a preparar as malas para arrancar, bazar, dar o fora quanto antes, que isto não interessa nem ao "menino Jesus", quanto mais aos potenciais investidores!!??. Já agora: o que interssa a um grupo empresarial se o Portugal West Coast tem um grande futebolista, uma grande fadista ou um treinador de futebol que também ficou cinhecido como "special one"?
    Acha sinceramente sr. Minitro Manuel Pinho, que os empresarios internacionais investirão em Portugal por causa deste 3 personagens? (não menciono os outros fotografados, pois esses de certeza "lá fora" ninguém sabe quem são).. Concordo com o que dizem algums bloguistas: os espanhois sabem mais de publicidade e promoção do seu país, de olhos fechados, que o governo todo junto, acordado...

    ResponderEliminar