Páginas

quinta-feira, agosto 30, 2007

Os gráficos vão adorar este programa

O encolhe-encolhe, estica-estica, o quadrado ao alto com panorâmica ao baixo, o tira ali-disfarça aqui, tudo vai ser possível com este programa que manipula tão bem que o photoshop ao pé dele parece o Pinóquio de madeira. Vejam, divirtam-se e ( fotógrafos !!) assustem-se.
Obrigado Paulo Sousa pela dica.

9 comentários:

  1. Este programa comparado com o Peixoto da "Capital" e com o Calinhos do "Record" no ampliador, nos anos 70/80 é anjolas.

    ResponderEliminar
  2. fiquei sem palavras.principalmente pela solução encontrada na pixelização. O observador, não sabendo da existência do original ou não lendo a palavra "manipulação" , será completamente enganado

    ResponderEliminar
  3. obrigada, Luiz.

    Hoje passa na TVI (às 00.00 h), um trabalho intitulado:

    - Paparazzi: Culpados ou inocentes ?

    A propósito disto:

    "Naquele momento, sete homens - seis fotógrafos e um motoqueiro da agência Gamma - estavam detidos em Paris, acusados de provocar o acidente que matou Diana, Dodi e o motorista. Na sequência da perseguição, a bordo de motos possantes, eles teriam se aproximado tanto da Mercedes-Benz que levava Diana que o carro acabou batendo contra o muro do túnel. Enquanto ela agonizava, os fotógrafos teriam se preocupado apenas em clicar suas máquinas, em vez de prestar socorro aos feridos. A revolta contra essa postura ecoou na África do Sul, onde mora Charles Spencer, irmão de Diana. "Sempre achei que a imprensa acabaria por matá-la, mas nunca imaginaria que teria uma participação tão direta como parece ter sido o caso", lamentou Spencer. "Todo editor que publicou fotografias sensacionalistas de Diana está hoje com sangue nas mãos."

    Um bom tema, não ?

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer uma coisa.
    Não sou propriamente uma consumidora do canal TVI.
    Calhou !
    Gosto especialmente da SIC Notícias e da RTP 2.

    ResponderEliminar
  5. Que programa?!?!?
    Ficaria melhor escrever que após esta demo o cientista que a produziu foi contractado pela Adobe, não? :)

    E há já programas que fazem coisas do género, mas não automaticamente. Pena que os gráficos do Expresso desconheçam... mas também, pela qualidade do trabalho deles, não admira que ainda estejam 15 anos atrsados em qualidade e criatividades.

    Espermos que quando a Adobe lançar software que aproveite estas capacidades produza vídeos e livros na série For Dummies para os gráficos e fotógrafos aprenderem, o que hoje já poderiam fazer se pesquisassem um bocado! ;)

    ResponderEliminar
  6. Pois, não se trata de um programa mas de um algoritmo resultante de um trabalho científico. E o objectivo parece ser usar esta técnica em conteúdos web. Usá-la nos suportes mais tradicionais (jornais, revistas, etc) parece-me um risco. Para além disso, os próprios investigadores assumem várias limitações do algoritmo.
    Mas pronto, depois as marcas pegam no conceito (que já não é novo), e é mais um plugin para o editor de imagem. Vejamos o que por aí vem.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  7. Calma aí: os gráficos do Expresso estão acima dessa critica parva que aqui se fez e só não a apago por achar que não me devo armar em Augusto Santos Selva.

    O Expresso é o jornal português com melhor grafismo e com imensos prémios internacionais na matéria. Saibam antes de escrever barbaridades.

    ResponderEliminar
  8. o grafismo do Expresso não é nada mau e o papel tb é bom...o jornalismo nem por isso ahahahahahaha não me conste que tenha ganho nenhum Pulitzer ou afim
    só para os grafistas uns da Society do Newspaper Design

    ResponderEliminar
  9. Programa ou algoritmo, o que pode assustar é a sua utilização massiva em nome da "informação".
    E decerto lá irão parar ao desemprego mais uns quantos fotografos (?) e editores, à medida que forem sendo "descobertas" as suas mentiras...

    ResponderEliminar