Páginas

quarta-feira, agosto 01, 2007

Fui à posse e engraxatório a António Costa

Não vou mostrar aqui fotos da posse de António Costa. Comprem o Expresso sábado.

Mas vou contar o que vi.

Em volta do quarteirão dos Paços do Concelho muita polícia, carros oficiais aos montes, agitação. Tarde de calor, o povo convidado, aperaltado, perfumado e engravatado subia a escadaria dos Paços como se entrasse numa festa. Era uma festa com lotação esgotada.

Entrei com as minhas máquinas, encontrão aqui e ali, chego ao cimo e uma menina simpática, gira mesmo, diz-me:" venha comigo tenho ali um lugar para si. Para si e para os outros fotógrafos e sorri". Saltei para o palanque já ocupado com tripés e umas estagiárias de jornalismo, nervosas e suadas. Uma delas coitadinha ainda levou com a minha 70-200 na cabeça. Foi sem querer. À minha volta só fotógrafos amadores. O Salão Nobre já estava uma sauna, quente. Abrem-se os janelões para aliviar e entram figuras conhecidas, ministros, Jorge Coelho, Ricardo Espírito Santo que ficou ao lado do Dr. Carvalho da Silva.

Os futuros vereadores lá estavam perfilados. Roseta escrevia num bloco e cochichava com essa anedota especialista em mobilidade, João Ramos, Ruben de Carvalho muito bem disposto e afável com todos, Carmona a aguentar-se bem ( começo de facto a simpatizar com o Quixote!), Negrão sem saber onde segurar a expressão. Costa entrou triunfante, aperto a Sampaio, abraço a Salgado, beijo a Paula Teixeira Pinto. Sorri muito. Obrigado!

Há muitos ministro, Pinho, Correia de Campos... e onde está Sócrates ? Alô !!! Não temos Primeiro ? Está de férias e ninguém neste país se importa com isso ? Notável.

Depois dos discursos longos e secantes ( Almeida Secas deixou escola!) os abraços finais.

Começou o engraxatório.

Agora adivinhem quem foi ao beija mão:

Isaltino de Morais aos abraçinhos a Costa e a Carmona. Tomás Taveira, grande mestre, muito íntimo com Salgado e a beijar a mão a Roseta, também muito amigo de Carmona. O Tomás mantém o encanto e saber. Também lhe dei um abraço e disse-lhe para ler o que a Ana Anes escreveu sobre ele no seu blogue. Um elogio desassombrado. " Vou já ler!".

A Taveira devo um dos grandes conselhos da minha vida: " Luiz: a que não deres hoje já não dás amanhã!".

Tudo no beija-beija. Até o velho Acácio Soares, um fotógrafo da velha guarda lá foi engravatado agradecer a Costa e o ex-namorado de Fernanda Câncio deixou a máquina fotográfica e lá estava como membro da comissão de honra.

Agora espantem-se fotógrafos:

Costa deu uma de intelectual e quis citar realizadores, pintores, escritores, fadistas e poetas que glorificaram Lisboa.
Esqueceu-se dos fotógrafos.
Se estiver com ele amanhã vou-lhe oferecer o meu livro Lisboa e Lisboetas, por acaso pago pela Câmara.
Começo a pensar que também lá devia ter ido ao beija mão !..

Leia mais aqui.

8 comentários:

  1. Anónimo11:59 p.m.

    Bem que desconfiei que era você que eu vi na reportagem quando a locutora começou a falar ainda antes de ter começado a posse.
    O corte curto fica-lhe bem, amanhã também vou dar uma pedoada no meu, que já está assim um pouco por cima das orelhas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:04 a.m.

    Já agora, usando um "heterónimo", também acho... caro Luís... que "bófias unidos jamais serão vencidos".

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:24 a.m.

    ...embora eu queira mesmo é que (alguns) bófias se fod**.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:25 a.m.

    pelos vistos o costinha deve pensar que é o rei da republica das chamusas. então ele agora é um mero presidente de camara e quer se queira quer não é um presidente de vergonha! sim porque ser eleito por 57.907 eleitores onde existe uma população de 524.248 achando-se o marajá de lisboa prepara uma cerimonia como se fosse a sua posse de ministro primeiro! e vergonha deviam ter todos os ministros presentes! será que eles vão a tomada de posse do presidente da camera de sines ou da camera de guimarães? o socrates não foi! tb para quê com tanto disciplo por lá em lugar de andarem a resolver as maleitas deste triste estado nação! afinal quem vive na e da mama? e depois andam a cobrar impostos a triplicar para lhes pagar os trabalhos que não fazem! arre país que triste sina a tua teres progenitores assim como queres tu que os teus filhos façam melhor!
    mami

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1:26 p.m.

    Não, não sou fotógrafo profissonal porque não é disso que ganho a vida. Em termos materiais, porque em termos afectivos é ela que me dá o "alento nosso de cada dia"!
    Lamento o tom de menoridade aqui empregue em relação aos "fotógrafos amadores", já que, para mim, amador é aquele que faz algo por amor, aquele que ama.
    E, sem querer personalizar, sabemos, você e eu, que as mais das vezes, não são os profissionais que produzem ou criam os melhores trabalhos. E, tal como não é o melhor pincel que cria a melhor tela, não é a melhor objectiva que cria a melhor fotografia. Apenas o permite! O resto depende de quem está atrás dela!
    Por mim, faço o que posso e a mais não sou obrigado. Mas também não dependo disso para comer, nem faço alarde dos meus sucessos ou fiascos.
    (Nota extra: eu não estava no local que, no meu ofício, não tenho que andar atrás das situações de beija-mão, são elas que vão ter onde trabalho!)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3:20 p.m.

    O Neofascismo está instalado na camara de Lisboa.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7:37 p.m.

    Neo-Fascismo na CML já ?

    Vá lá temos progredido alguma coisa.

    Em Itália já está no parlamento romano há décadas

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9:45 p.m.

    Luiz,
    Acredite que vai preferir o meu conselho:

    "As que não deres na terra, vais apanhá-las no céu"

    ResponderEliminar