Páginas

segunda-feira, agosto 27, 2007

BCP, SLB, PSD, PT, as siglas que nos chateiam

Há umas instituições em Portugal que acham que os portugueses não têm mais nada do que ouvir falar delas, aturá-las e ainda por cima pagar para elas. Falo do BCP, do SLB, do FCP, da PT, do PSD. Podia acrescentar mais umas siglas à lista.

Os portugueses da classe média vivem para pagar os lucros colossais da BRISA, os sucessos da RTP, a notoriedade do Sr. Carrapatoso, a sorte grande de Paulo Teixeira Pinto, os lucros do engenheiro Belmiro, a esperteza de Joe, os milhões das operadoras de telemóveis, o atraso de vida ideológico da TVI, a fortuna da GALP.

Não sou nada contra o capitalismo mas reconheço, depois de consultado o meu saldo detalhado, que grande parte do meu ordenado vai para estas empresas que vivem acima do nível do país, atrasam o país, e são um monopólio disfarçado. Posso mandar às urtigas a TV Cabo ? Não. Tenho alternativa à portagem da BRISA na CREL e na A25? Não. Posso ir pôr gasolina a Espanha ? Não. Posso contornar o Continente ? Posso abdicar da Vodafone ? Não. Os consumidores estão encurralados e têm de consumir estes serviços: caros, maus e monopolistas.

Uma das minhas alegrias de conservador foi abrir há 17 anos uma conta no BCP. finalmente podia ter o meu dinheiro num banco que me tratava com deferência, atenção, eficácia.
Há 20 anos para receber o meu ordenado de arquitecto do Ministério das obras Públicas tinha de ir para uma bicha da CGD. Parecia que ia receber a féria de um operário dos anos 20.
Hoje percebemos que estas empresas se marimbam na proximidade com o cliente. Esbanjam em marketing o que lhes falta em qualidade, mas não param de nos chatear com as suas tricas, intrigas, coisas de meninos ricos que não têm mais nada que fazer a não ser a gestão e o jogo do Poder. Só e apenas isto.

No lado da política é o mesmo. Alguém tem pachorra para o PSD ? Para o Mendes e a sua falta de intuição e talento ? Para o Menezes
( quem se lembra ainda das viagens fantasmas ? e daquela conferência de imprensa em directo para a TV com a família, que mais parecia o Egas Moniz ?) que agora copia na net ?

Alguém sério pode aceitar aquela bagunçada do pagamento da Somague ao atelier de design ? E agora Durão vem dizer que não foi nada com ele ? Não era o líder do PSD por acaso?

Já pagamos demasiado para esta gente, no mínimo não nos chateiem. No mínimo.

15 comentários:

  1. Não irei tão longe quanto o Luiz vai na sua análise.
    Apenas pedia que as clivagens não fossem tão acentuadas.
    Que houvesse uma distribuição mais equitativa da riqueza.
    Que muitos dos nossos velhotes não recebessem uma miserável pensão de 200 e tal euros por mês, que não dá para pagar os medicamentos de que carecem, qto mais para comer.

    Sabe o quê que eu não gosto mesmo nada, nesta nossa democracia, é esta coisa dos governos de maioria.
    No fundo acaba por ser uma ditadura encapotada.
    Aprovam o que querem, e a Oposição não tem força. Nem mesmo o PR, tem poder. É uma figura decorativa.

    Gostaria que o regime presidencial fosse mais activo e interventor politicamente, que tivesse mais poderes, para contrabalançar a força da maioria governamental.

    ResponderEliminar
  2. A novela do BCP faz-me lembrar dois merceeiros.
    Um que ainda usa o lápis atrás da orelha e o outro que usa um telemóvel da última geração.
    Apesar de eu achar que o que usa o lápis atrás da orelha teve grande mérito no seu tempo.
    Só que ficou com sebo agarrado ao cú das calças de tal forma que se pegou à cadeira, do poder, claro está.

    ResponderEliminar
  3. Como é que o Luís pode estar "de acordo", se ainda nas últimas eleições para Lisboa, apelou, AQUI, a que "fossem para o Alentejo", em vez de apelar a que se fosse votar...
    Então, votar não é o mais nobre exercício de cidadania numa democracia...?
    Será que, apesar da falta de opções, apesar de tudo, não se deve ir votar, quanto mais não seja para se evitarem maiorias absolutas...?
    E mesmo havendo maiorias absolutas, por acaso se perdeu o direito de votar nas eleições seguintes para se mudar de poder ou para evitar novas maiorias absolutas...?
    Não percebo, Luís, este seu comentário...!
    São estes "golpes de rins" que me chateiam em si.
    Mas, mais uma vez, não leve a mal a minha franqueza.
    Azar tenho eu de ter as costas todas fod**** e já me ver aflito para fazer o pino.
    E para outra ginática mais interessante já só quando me lembro.

    ResponderEliminar
  4. As eleições não são a única e mais eficaz forma de intervir democrática e a abstenção é também voto.

    PS: está com as costas tramadas de andar de BMW K 11ooLT a vigiar a cambada infractora ou é dos bancos duros do Impreza ?::)))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Que coisinha tão certinha escreveu o LC! Em cheio !

    Agora veja o que atravessa essas siglas como denominador comum?
    O vil arame!!! Segundo as mais sensuais mulheres, o seu melhor e preferido afrodiziaco!!!!

    eles vivem do nosso sacrificio e do nosso suor assim como o "Diabo" . Eles estão em todos os momentos da nossa vida à espera de beberem do nosso sangue.

    Vejam o que fez a PT.Rebentavam os nervos a qualquer um que quisesse usar uma empresa concorrente.Eu tentei e tive que desistir! Até foi condenada em tribunal , pela Autoridade da Concorrencia."peanuts"

    Embora isto seja uma realidade global, a unica defesa é boicotar e fazer como fazem muitos portugueses.Mandar os filhos estudar para Espanha, pelo menos lá há menos roubalheira.

    "Serviço ao cliente" ?

    O que é isso ?

    ResponderEliminar
  6. Aí é que você se engana, nem de BMW nem de Impreza.
    Um dias destes eu visito-o no Expresso e você vai ficar banzado com "mais uma alta figura da nação" que aqui o visita... com gosto, apesar da minha crítica atrás (e para o provar é só ir lá para baixo e puxar alguns dos seus posts, não se devendo esquecer que eu já lhe disse uma vez que conheço o seu blog tão bem, no mínimo, como o Luís (sem Z... eheheh), mas, atenção, também não sou do SIS nem ando a identificar os IP dos leitores, mas sou atento por natureza, tal como nunca assino de cruz, ou seja, quando leio, leio mesmo).

    ResponderEliminar
  7. JS: na volta é meu vizinho e eu não sei e quanto a BT...ainda não é desta que tenho lá um amigo para me safar as multas, como o faziam ao Patinho..então ? ::)))))

    ResponderEliminar
  8. Não sou seu vizinho, mas andei por aí perto muito tempo.
    Mas, quem se "vê" tanta vez aqui e usa de franqueza mútua, deve considerar-se "amigo".
    Apesar de quanto a multas para amigos não há nada para ninguém.
    Talvez, por isso, agora goste mais de andar... de barco, aqui pelo "meu" Alentejo (ainda vem por aí algum tipo comentar que eu também tenho a mania de que é tudo meu... é que anda por aí cada invejoso).

    ResponderEliminar
  9. Democracia... Mais uma palavra para enganar (e bem) o povo. Os comunistas do PCP também são democráticos.
    No fundo concordo com a primeira intervenção do pézinhos n'areia.

    O que o pessoal precisa é do regime monárquico, D Duarte Pio Power! Espetem já com uma coroa no toutiço do Alberto do João ou do Pinto da Costa, ou desse eminente politico-monárquico gonçalo da câmara pereira. Já imaginaram o país com um rei fadista rodeado de coelhinhas da playboy e a distribuir sardinhas e sangria ao povo?

    ResponderEliminar
  10. Rei que distribua boa sardinha bom tinto e umas coelhinhas pra me abanar tem a minha aclamação !!!!
    Fado só aquele da Amália "Estranha forma de Vida" que acho o melhor de todos ou o do Ramos " Não venhas tarde ...." MAS O QUE LAMENTO NESTE BLOGUE É QUE N SE FALE NEM HAJA MÚSICA...E ISSO DIZ MUITO SOBRE O ESTADO ALIENADO A QUE OS BLIGUISTA JÁ CHEGARAM...vou ouvir o Narciso Yeppes a tocar numa guitarra clássica de 10 cordas o Concerto de Aranjuez/ Bale ? e depois o concerto nº 3 do Rachmaninov pelo chinoca maluko Lang Lang ( saudades do Horowitz) e mais tarde aquela cançaõ de amor sublime do Modugno que chamava Dio como ti Amo na voz da Gigliola Cinquetti...lembram-se ?????? e das fotografias a cores do LUIGI GHIRRI...

    ResponderEliminar
  11. Oh,amigo ! meta os sites das musicas nos comentarios que a malta vai ver e ouvir e deixe o queixume!! O LC parece que não tem queda para a musica, mas não falta ai quem tenha.Há que avançar!

    ResponderEliminar
  12. http://resources.imeem.com/resources/flash/audio_player.swf?&autoStart=false&ak=1_5bA6hYi0&r=http%3a%2f%2fwww.ecodanoticia.net%2fphpbb%2fviewtopic.php%3ft%3d11127%26start%3d300&gatewayUrl=http%3a%2f%2fwww.imeem.com%2famf%2f&isEmbed=1

    navegar ~~~~~~~~~~~navegar ~~~~~~~
    ~~~~~~~~ navegar ~~~~~~~~~~

    esta é tuga .....


    mas há mais ~~~~~~ outras ondas ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  13. Precisamos sim de um regime monarquico, mas com um rei a sério.

    1º ler www.reifazdeconta.com e desmascarar o palhaço que se faz passar por aquilo que não é....

    ResponderEliminar
  14. Sera que para o Sr Luis Carvalho a unica sigla que não o incomoda e a do PS.
    Palavras para que?

    ResponderEliminar