Saiu-me em sorte ter de fotografar Soraia Chaves para a secção "Íntimo" da ÚNICA.O que tem de se fazer é para ser feito e esta tarefa não deixou de ter para mim alguns riscos pessoais e profissionais.Decidi arriscar fazer o trabalho, pese em boa verdade que não havia na equipa muitos mais fotógrafos disponíveis.Avancei para o escritório do produtor e agente da actriz junto ao El Corte Ingles, em Lisboa.À minha espera já estava o meu colega Valdemar Cruz. Veio de Rápido desde o Porto para ouvir a actriz contar-lhe um pouco da sua vida. A última vez que tinha estado com o Valdemar ele entrevistava figuras reformadas do 25 de Abril. Agora o conteúdo ( e a forma) eram outros.Soraia Chaves apareceu já maquilhada, vestida para matar, simpática, acessível e disposta a posar sem condições. Estava criado um bom ambiente de trabalho.Fico sempre espantado com a minha capacidade de improviso bem à portuguesa. Na América ter-se-ia constituído uma equipa de produção, num cenário cuidado, com tudo pensado ao pormenor. Eu teria não sei quantos assistentes e não faria nada por menos de um dia.A Vanity Fair chega a gastar 1 milhão de dólares com uma produção da Annie Leibowitz. Portanto ....A curta sessão fotográfica ( 15 minutos) começou atribulada. Deixei cair os óculos, o flash não falava com o sincronizador, o cartão da máquina estava por formatar. Acabei por acertar com a irritante técnica e nomeei o Valdemar meu assistente. Reparei que a luz do flash não parava de mudar mas afinal era a mão do meu colega que oscilava. O flash acabou também por ir parar ao chão. Desisti do flash.Um sofá rosa foi o primeiro cenário. Aqui já.Pedi apenas à Soraia para não fazer expressões artificiais, para ser ela mesma, sincera. Pedi-lhe para se concentrar e evitar falar e dar uma expressão mais interior do que artificial.Comecei a disparar de rajada. Reparei que quanto mais fotografava mais poses ia dando. Optei por não inventar ângulos estranhos. Tudo simples, natural, como se a câmara não existisse.Reparei que um recanto junto à janela podia funcionar como cenário urbano.
Liguei de novo o flash e comecei a fazer fotos em homenagem ao Helmut Newton. Gostei do resultado.Quando cheguei ao jornal fui assaltado com perguntas e anseios, tive de ouvir as mais diversas opiniões.Os homens queriam pormenores picantes, as mulheres procuravam uma frase demolidora para a Soraia.Para uma critica literária, "Soraia não serve para passerelle e ninguém lhe dá trabalho", para um fotógrafo "a foto devia estar mais escura atrás", para outros a pergunta sacrossanta: " ficaste com o número do telemóvel?", uma editora ficou preocupada comigo e perguntou se queria assinar com pseudónimo, outros pediram-me um CD com as fotos ( queriam !) enfim: um trabalho destes cria mais mitos do que ir à guerra e voltar.Claro, por muito que escreva ninguém acredita no meu espírito de missão no trabalho.Resta-me os meus amigos frades da Cartuxa. Talvez acreditem em mim como na felicidade terrena, que mais não é do que um longo jejum a caminho do Céu.
Gosto da última particularmente, onde o olhar intenso da Soraia mostra o seu explendor, "obscurecido" por vezes nas suas curvas voluptuosas.
ResponderEliminarA parte do Sofá... só se for pelas fantasias libidinosas... ;)
Abraço,
Essa de deixar cair os óculos tem que se lhe diga...
ResponderEliminarentão e não coloca aqui as fotos para a malta ver?
ResponderEliminareste é o melhor post de sempre do LC
ResponderEliminarParabéns
Vi a única antes deste post.
ResponderEliminarA foto publicada tem alma e para mim é das melhores deste trabalho.
Aguentar-se-ia alguém sem espírito missionário?
ResponderEliminarPara mim não imagino castigo maior!
Deve ter sido obra do Portas, depois do seu post do wehavekaosinthegarden.
Sim, as fotos à janela com o flash ficaram bem. Também gosto dos primeiros planos do rosto dela. Que câmara usou, a R-D1? E, já agora: é sempre bom rever a Soraia Chaves, mas - é espantoso, mas é verdade - é ainda melhor re-ouvir o Blue In Green.
ResponderEliminarés um senhor
ResponderEliminarcd
Sortudo!
ResponderEliminara produção pelintra ainda realça mais a jovialidade da menina. se a produção fosse daquelas dispendiosas e artificiais a soraya ficaria uma barbie igual a todas as outras. sou a favor da parcimónia na apresentação das personagens não se vá sobrepor o artefacto à alma.
ResponderEliminarNão conhecia a rapariga, mas gostei.
ResponderEliminarDela e das fotos.
Muito bom.
FB
"(...)"ficaste" com o número do telemóvel(...)". num blog ainda vá, agora aparecer no Expresso...
ResponderEliminarAQUILO NÃO ERAM FOTOS DA SORAIA, ERAM FOTOS , MAS DAS MAMAS DA SORAIA.
ResponderEliminarPOR SINAL , AINDA É O QUE LHE VALE!!
por acaso a noica da foto anterior tb tem um belo par de mamas !!!
ResponderEliminarMa sresta alguma dúvida que o LC gosta de mamas ? Ele sempre sonhou ter sido fotógrafo da Playboy mas o Hug Heffner não lhe aceitou a candidatura. o Hugh não gramava fotógrafos que usavam Leicas, porque é accionista da Nikon.
ai luizinho essa de deixar cair os oculos não lembra a ninguem...seu maroto. isso foi para poder estudar melhor outro angulo da janela. aposto!sim que vxelencia é profissional .beijos mami
ResponderEliminaras fotos não estão mal, para os 15 minutos não se pode esperar muito, até gostei da luz mas podiam estar melhores e espera mais na verdade.
ResponderEliminarmas aqueles inturruptores lá a trás é que por amor de deus....
olá soraia! keria dizer-te apenas que tens uma exelente apresentação nos papeis que te foram atribuidos!
ResponderEliminarcontinua a aparecer nos filmes, dás-lhes imensa vida.és um exemplo a seguir! se puderes contacta-me, gostaria imenso de puder contactar ctg!
olá soraia sou a Diana Luz e o meu maior grande sonho era conhecer te eu ja tentei encontrar o teu mail ou numero de telemovel e montes de gente ja me enganou.
ResponderEliminarsou a tua fã n1 e eu queria conhecer te es a melhor actriz que eu ja conheci em toda a minha vida, mas estou decesionada porque nunca te vou conhecer fica meu numero para se quiseres dar uma palavrinha porque eu adoro te: 918438293 era muito emportate que me respondesses.