Páginas

quinta-feira, julho 19, 2007

Betacam o tractor da reportagem

Aula de cameraman para fotógrafos do Expresso

Os fotógrafos do Expresso estão a ter um curso de cameraman, dado pelo Carlos Santos da SIC e alguns câmeras da estação estão a receber um curso de fotojornalismo dado por mim.

Hoje tivemos contacto com a Betacam, a clássica câmera de televisão para reportagem. Eu sempre as achei uns tractores horríveis.

Tudo se confirmou. Não entendo como passados 20 anos da sua invenção aquelas câmeras são tão pesadas, desequilibradas ao ombro, com acessos escondidos das funcionalidades, sem estabilizador de imagem, sem alternativa de autofocus, sem balanço de brancos rápido e fiável. Aquilo é dos objectos mais estúpidos que já conheci para filmar.

O peso ultrapassa tudo o que é aceitável para um ser humano normal que tem de andar na rua a filmar. A cãmera não tem uma qualidade que se possa apontar. Só se for o peso e o preço exorbitante...

As novas cãmeras HD da Canon e da Sony metem a um canto a Betacam em resolução de imagem, em más condições de luz, em foco, em brancos, em agilidade.

Que um tipo tenha de carregar aquela cruz ao ombro para ganhar a vida eu ainda compreendo, agora que os meus colegas cameraman achem aquilo uma boa ferramenta para fazer reportagem sinceramente não consigo atingir.
Os fotógrafos acharam o mesmo. Se as nossas Canon profissionais de fotografia fossem assim... as nossas fotos seriam muito diferentes, para pior.

7 comentários:

  1. Até Scarlet Johansson já percebeu que o tamanho não é tudo, e decidiu por uma SIMPLES Leica m8 http://geeksugar.com/385165 ,e andam os nossos cameraman a evitar o óbvio!

    ResponderEliminar
  2. Não deixa de ser um paradoxo, esta tentativa de "modernizar" o jornalismo de imagem, com ferramentas da altura da avó. :-))

    ResponderEliminar
  3. Algum camera mais avisado poderia ter dado como resposta aquilo que é sabido no meio. O peso das betacam é fundamental para poder justamente diminuir a oscilação. Em situações agitadas, como nos teatros de guerra, por exemplo, o peso é determinante ao contrário do que acontece na fotografia. Uma coisa é sempre captar um instante e outra captar um momento continuo...

    ResponderEliminar
  4. Acontece, meus senhores, é que eles até gostam de andar de Betacam. Dá estatuto, entendem? Dá "pinta", andar com esses trambolhos às costas. Torna-os verdadeiros cameraman's. Vão agora lá comparar-se ao zé emigrante que trouxe uma HD novinha da Suíça para filmar a procissão na aldeia e a comunhão da afilhada...
    Somos um país de vaidosos e enquanto nos olharmos uns aos outros e continuarmos a achar que "a minha é maior do que a tua", estamos tramados.

    ResponderEliminar
  5. Mas e com os fotojornalistas não acontece o mesmo ? Trambolhos como as Nikons e as Canons topo de gama continuarão a merecer o estatuto de pro enquanto as outras mais compactas as pra "amadores" salvo a Leica ou Contax pela lenda e pelo preço. Quanto à questão do peso, para manter a camera "steady" é obviamente correcto e por outro lado o tamanho que pode parecer talvez exagerado tb é protector do profissional por várias razões até psicológicas isto quando o não há ordem para abater os homens das "TV's". Claro que o LC tem ( sempre teve) um fascinio pela filmagem, mas nunca conseguiu ou quis lá chegar, daí uma pequena "inveja" pelos calhamaços às costas que ele jamais aguentaria por muito tempo.

    ResponderEliminar
  6. Até aceitaria a desculpa da estabilidade não fosse a sky e a cnn ter começado a equipar os seus cameras com pequenas HD!

    ResponderEliminar
  7. Câmera??!! Será que essa palavra existe na Língua Portuguesa (de Portugal)??!!

    Dicionário Porto Editora:
    câmara

    substantivo feminino


    1. aposento destinado a uma pessoa;

    2. quarto de dormir;

    3. conjunto dos vereadores;

    4. assembleia de legisladores eleitos pelo povo;

    5. repartição de despachos reais ou episcopais;

    6. edifício onde se celebram as sessões de uma assembleia;

    7. CINEMA, TELEVISÃO máquina de filmar;

    8. FOTOGRAFIA máquina fotográfica;


    Priberan http://www.priberam.pt

    câmara




    do Lat. camera < Gr. kamára


    s. f.,
    compartimento de uma casa;

    quarto de dormir;

    conjunto de vereadores;

    conjunto de deputados eleitos pelo povo;

    conjunto de pelouros que constituem a administração municipal;

    edifício onde se reúne a vereação ou a assembleia legislativa;

    aparelho para fotografar ou para filmar;

    tribunal eclesiástico;

    a parte inferior das armas de fogo, onde se coloca a carga e a bala;

    (no pl. ) diarreia;

    Como diz o outro, cuidado com a língua!!
    Abraços
    JL

    ResponderEliminar